6No sábado, participei do primeiro encontro de mães blogueiras que aconteceu em um sítio lindo localizado em Serra Negra/SP, veja mais detalhes deste encontro aqui. E fiquei muito feliz com o presente que recebi no sorteio: um WRAP SLING.

A Larah já passou dos 9kgs, e, sair com ela para passear não é tão fácil se não estiver usando o carrinho. Logo quando ela nasceu eu comprei um canguru, no entanto, quando utilizo, me deixa com dores nas costas. No encontro, tivemos a presença da Gabriela Silva – enfermeira obstetra, doula pós parto e assistente em aleitamento materno – e foi nos ensinado o correto uso dos WRAP SLING, na qual eu simplesmente amei e gostaria de compartilhar com vocês.

O texto é da própria Gabriela, espero que vocês gostem e se apaixonem como eu.

A Gabriela fabrica e comercializa estes Wrap Sling, e caso queiram conhecer melhor o trabalho dela, é só curtir a página no face aqui: Descobridores do Mundo .

WRAP SLING

Os carregadores de pano estão sendo muito utilizados atualmente. Na minha opinião, poderiam ser mais utilizados ainda pelos imensos benefícios que trazem para o bebê, mãe e para a relação de ambos. Acontece que nem sempre as mães são bem orientadas, fazem a amarração errada e então desistem ou carregam seu bebê de maneira prejudicial para ambos. Sem falar dos cangurus que são comercializados de forma indiscriminada e orientam, muitas vezes, maneiras incorretas de utilização.

Existem vários tipos de carregadores de bebês: o sling de argolas, mei tai, cangurus ergonômicos, pouch sling, wrap sling.

Eu particularmente amo o wrap sling. Minha experiência com ele foi e ainda é super positiva e então optei por trabalhar especificamente com esse modelo de carregador.Dessa forma, irei abordar aqui sobre o wrap sling.

É um carregador que tem de 3,5 a 5 metros de comprimento por 70 cm de largura. Trabalho com 100% algodão, sendo que a costura deve ser adequada e reforçada para então, ser um carregador seguro.

Ele pode ser usado desde o primeiro dia de vida do bebê ate o momento em que for confortável para mãe e criança. Geralmente 15 a 18 kg.

Algumas mães se assustam quando falo que pode colocar desde o nascimento e convido vocês para uma reflexão:

Já escutou falar do método canguru? Pois bem. É um método utilizado para bebês que nascem prematuros e/ou baixo peso, que na maioria das vezes precisam permanecer em uma unidade de terapia intensiva e depois vão para o alojamento conjunto e, após alta médica, vão para a casa juntamente com a mãe.

No método canguru preserva-se que o recém-nascido fique a maior parte do tempo em contato com a mãe/pai pele a pele. O adulto deve estar sem a roupa e então o bebê é colocado, também desnudo, junto com o cuidador. Tudo isso sob orientação de profissionais capacitados para manter a segurança do bebê. Esse contato pela e pele traz inúmeros benefícios como: grande estímulo para amamentação, regulação temperatura corporal, aumento do vínculo, melhora do ganho de peso, bebê e mãe mais tranquilos e seguros, facilita a digestão, acalma,proporciona maiores horas de sono e com melhor qualidade, entre outros.

E para quem esta carregando também existe muitos benefícios como distribuição do peso do bebê, praticidade para estar realizando algumas atividades, aumento do vínculo, entre outros. Dessa forma, com tantos benefícios, porque não manter um recém-nascido a termo, com peso adequado também no colo e no calor da mãe?!

Já falei sobre extero-gestação e do quanto um recém-nascido precisa permanecer no colo, em contato pele a pele, com a temperatura da mãe, seus batimentos cardíacos, seu caminhar. Tudo isso remete ao útero e o bebê se acalma e melhor que isso, cresce e desenvolve-se fisica e emocionalmente.

Criar com apego, dar colo, carregar sem medos também alimenta. Na realidade, alimenta muito mais do que podemos imaginar. Sendo assim, o babywearing é a forma de se deixar permitir criar com apega, com muito colo, com muito calor humano e que, além de tudo, facilita nossas vidas no dia a dia.

A anatomia humana deve ser respeitada quando colocamos um bebê em um carregador: ele deve estar em posição ergonômica, fisiológica e então só vai ter benefícios. E qual a maneira correta de carregar? Podemos levar um bebê no wrap sling de frente para nós (barriga com barriga), de lado (envolto na nossa cintura), nas costas e até amamentar. O bebê deve estar ´´acocorado´´ (sapinho), em sua posição fisiológica e, dessa maneira, ele vai adquirir uma posição ergonômica. O fato dele não estar ergonomicamente correto pode acarretar problemas como compressão de vasos sanguíneos da região da virilha e encaixe inadequado da articulação e cabeça do fêmur (osso presente em nossa perna), o que pode acarretar displasia, que é um desenvolvimento inadequado da articulação coxo-femural. Você vai conseguir observar isso na imagem 1 mais adiante.

Podemos entender claramente a importância de o bebê estar corretamente posicionado e que de maneira adequada o uso só traz benefícios em seu desenvolvimento físico, emocional e motor.

– Posso carregar meu bebê de frente? Não. O bebê/criança não pode ser carregado de frente para a rua primeiramente porque não esta em posição ergonômica e segundo pela grande exposição que existe, sem que ele possa se voltar para o colo da mãe quando se sentir inseguro.

E amamentar no wrap sling, pode? Claaaaaaro. Nenhuma contra indicação.

1  4 IMG_1017