Passamos nove meses gerando nosso bebê, depois que nasce, ficamos 24 horas cuidando do nosso novo motivo de vida, não conseguimos imaginar nossas vidas sem eles, mas a vida continua e se optamos em dar continuidade a carreira profissional, uma hora teremos que delegar os cuidados com nossa joia e voltar ao trabalho. Mas saiba que nem tudo é ruim, voltar a ativa pode fazer bem para nossa alta estima e, pode ter certeza que o processo de separação, que faz sofrer muito mais a mãe do que o bebê. Veja as dicas.
Dicas Para voltar ao trabalho
Muitas mães sofrem por antecipação imaginando o fim da licença maternidade, é um sofrimento bem compreensível e comum entre as mamães. Pensando nisso, fiz pesquisas na internet e decidi postar 7 dicas para voltar ao trabalho sem estresse, ou estressando o mínimo possível.
1. Comece antes a adaptação, tanto no berçário como em casa. Por exemplo, se o bebê for ficar na escola, coloque ele antes de você começar a trabalhar, para desta forma poder acompanhar o processo de adaptação mais de perto. Se ele for ficar com uma babá ou com um familiar, acostume ele a ela antes mesmo de você ter de o fazer obrigatoriamente.
2. Saia e demore algumas horas a voltar. Faça isso por vários dias seguidos antes do seu regresso ao trabalho. Com certeza você tem coisas para resolver nesses últimos dias de licença né? Então aproveite. Deixe o pequeno com quem ele irá ficar quando você voltar a trabalhar e aos poucos você vai se acostumando a ficar longe dele também. Porque vai ser mais difícil para você do que para o bebê. Acredite.
3. Você não é a única que sabe cuidar do seu bebê e terceirizar alguns cuidados não significa que você está abandonando ele. Envolva outras pessoas na rotina do pequeno, tal como o pai. O seu filho precisa se acostumar com outras pessoas, e quanto mais cedo, melhor. Sei que é difícil e que muitas mães tem uma certa dificuldade de deixar que outros sequer cheguem perto do filho, mas isso precisa ser trabalhado tá? Com o tempo você se acostuma e tudo fica natural. Uma coisa eu lhe garanto; o posto de mãe você não perde. Nem precisa ter medo.
4. Lembre-se que você é uma só e não tem como estar em dois lugares ao mesmo tempo, por isso quando estiver no trabalho, foque apenas no trabalho, e quando estiver em casa, esqueça o trabalho. É importante para você aprender a saber “ligar e desligar” o botões. Parece difícil mas dá para aprender a fazer isso sem culpa.
5. Você querer ligar para casa para saber se está tudo bem é algo normal e não tem problema. O problema é quando você liga a cada cinco minutos. Controle essa ansiedade.
6. Não se culpe por você gostar de trabalhar e por estar feliz em regressar ao seu trabalho. Saia de casa sempre com o astral lá em cima. Esse seu bom relacionamento com o trabalho é importante, muito importante para o seu bem estar.
7. Respeite os seus sentimentos de culpa, insegurança, e de saudade. Eles são extremamente normais nessa fase e você pode achar que não mas com o tempo eles vão diminuir.
Ótimas dicas, trabalho em creche e muitas mães precisam ouvir isso, vou compartilhar na minha página!!
Bjs
Nossa, adorei a sua postagem!!!
Estou com 8 meses de gestação ainda e sofrendo por antecipação só por pensar em voltar a trabalhar e deixar meu baby em berçário ou com meus irmãos… mas Deus irá me dar forças para isso!
Beijinhos
http://www.segredosdageovanna.com/
Eu não voltei a trabalhar depois do nascimento do Gui, mais imagino como deve ser difícil essa nova adaptação
Bjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Achei as dicas super pertinentes, principalmente às mamães de primeira viagem!
Nossa quando as mães volta ao trabalho sofre tanto as mães e filhos muito top seu post amei
Ótimo post!
Esse momento é tão difícil, e dicas assim ajudam tanto…
Principalmente saber que não acontece só com você, mas com a maioria das mamães que voltam a trabalhar!
Beijos,
Camila
http://www.baudemenino.com.br
No começo eu me corria de culpa. Até cartinha minha filha já fez para eu voltar a ficar em casa com ela. Mas por um lado foi muito bom para o seu amadurecimento (voltei a trabalhar quando ela tinha 8 anos e bem no ano que ela trocou de escola). A partir desse momento ela aprendeu a fazer várias coisas sozinhas. Então, não me arrependo
Ate tentei voltar, mas o que me pagavam nao valia ficar longe da minha filha. Bjos Marta http://www.mariababona.com.br
Momento difícil, eu sofri muito, mas aos poucos tudo entra nos eixos!! Parabéns pela postagem, muito útil!!!
Esse momento é bem complicado, eu optei por ficar em casa em tempo integral
Bjcas
http://www.estou-crescendo.com/
Amiga adorei as dicas!
A gente fica insegura ao voltar a trabalhar, sente falta dos pequenos, sente culpa… mas muitas vezes é necessário e com essas dicas tem tudo pra dar certo.
Aqui foi mais difícil pra mim q para o Joseph kk
bjss
Excelentes dicas.. Aqui quando deixei meu pequeno com 04 meses pra voltar a trabalhar ia todos os dias chorando.kkkkkk Eu me sentia culpada de uma forma, me sentia uma péssima mãe, mais com o passar dos tempos as coisas vão mudando!!
Beijos,bom final de semana!!
Adri, ameiiiiiiiii quanta inspiração amiga querida…
Vc falou tudo, e essas dicas vão ajudar muito… Como antecipar algumas situações, para não ser pega de surpresa na hora H…
Quando estiver no trabalho, o melhor a fazer é se concentrar lá, se não a pessoa perde o foco e até o emprego… É necessário confiar. Ligar faz parte, mas é importante se controlar e deixar o fluxo das coisas seguir seu rumo…
E esse sentimento de culpa, acho que sempre vai existir, e a gente precisa é aceitar e colocar na cabeça que são escolhas e não ficar se martirizando, porque a pessoa vai sofrer se não souber aceitar as situações…
Amei o post.
Bjs
Ju