Urologista ou ginecologista? A pergunta que quero fazer hoje: quem já levou o filho ou a filha adolescente nestas especialidades?

Médico na adolescência é um tema não muito convencional, mas necessário para desfazer alguns mitos. Não há quem negue que levou o(a) filho(a) no pediatra, mas e nessas especialidades?

Para as meninas acredito que esta resposta seja mais positiva porque as mocinhas tem a questão da menstruação, porém aos meninos duvido que seu filho, seu sobrinho ao completar 13 ou 14 anos realizou a sua primeira consulta no urologista.

Aqui em casa o tema quase foi um “tabu”. A pergunta era sempre a mesma:  –  Pra quê ir ao urologista? Eu não tenho nada…. A resposta foi:  Pra verificar se não tem nada mesmo. Rs

 

 Motivos para levar seu filho

  • Caso seu filho não tenha tido a indicação por causa da fimose, um dos principais motivos é assegurar a capacidade reprodutiva do garoto.
  • É necessária uma avaliação médica para saber se os testículos e pênis se desenvolveram corretamente ou se passou algo desapercebido pelo pediatra;
  • O garoto pode não estar realizando adequadamente a higiene;
  • Explique que ele poderá tirar eventuais dúvidas que tenha sobre sexo e sobre seu desenvolvimento;
  • Caso não seja identificado nenhuma irregularidade a consulta deve ser anual;

O ideal seja que o responsável marque a consulta e acompanhe o garoto até o consultório, mas permita que ele fique sozinho na consulta, pois por uma resistência natural, ele pode não tirar as suas dúvidas com o médico.

doubt-623847_1280

 

Cuide para criar seu filho, fora do mundo machista!

Crie seu filho para que ele tenha consciência de que engravidar uma moça também é responsabilidade dele.

Que ele saiba que sexo sem proteção não traz apenas a gravidez indesejada, o risco maior e mais sério são as doenças sexualmente transmissíveis.

Há ainda o câncer de pênis, que pelas informações que colhi são provenientes da má higiene e da falta de cuidado dos homens com o corpo. Tantas outras ainda existem: tumor na próstata, os problemas da fimose, o pênis curvo, a varicocele, todas essas doenças tem tratamento.

Apesar de as doenças serem  mais comum aos 40 anos, cuidar da saúde não tem idade e a partir do momento em que estamos aumentando a liberdade dos nossos filhos, precisamos ensiná-los e orientá-los.

Mil bjs,

regina