Urologista ou ginecologista? A pergunta que quero fazer hoje: quem já levou o filho ou a filha adolescente nestas especialidades?
Médico na adolescência é um tema não muito convencional, mas necessário para desfazer alguns mitos. Não há quem negue que levou o(a) filho(a) no pediatra, mas e nessas especialidades?
Para as meninas acredito que esta resposta seja mais positiva porque as mocinhas tem a questão da menstruação, porém aos meninos duvido que seu filho, seu sobrinho ao completar 13 ou 14 anos realizou a sua primeira consulta no urologista.
Aqui em casa o tema quase foi um “tabu”. A pergunta era sempre a mesma: – Pra quê ir ao urologista? Eu não tenho nada…. A resposta foi: Pra verificar se não tem nada mesmo. Rs
Motivos para levar seu filho
- Caso seu filho não tenha tido a indicação por causa da fimose, um dos principais motivos é assegurar a capacidade reprodutiva do garoto.
- É necessária uma avaliação médica para saber se os testículos e pênis se desenvolveram corretamente ou se passou algo desapercebido pelo pediatra;
- O garoto pode não estar realizando adequadamente a higiene;
- Explique que ele poderá tirar eventuais dúvidas que tenha sobre sexo e sobre seu desenvolvimento;
- Caso não seja identificado nenhuma irregularidade a consulta deve ser anual;
O ideal seja que o responsável marque a consulta e acompanhe o garoto até o consultório, mas permita que ele fique sozinho na consulta, pois por uma resistência natural, ele pode não tirar as suas dúvidas com o médico.
Cuide para criar seu filho, fora do mundo machista!
Crie seu filho para que ele tenha consciência de que engravidar uma moça também é responsabilidade dele.
Que ele saiba que sexo sem proteção não traz apenas a gravidez indesejada, o risco maior e mais sério são as doenças sexualmente transmissíveis.
Há ainda o câncer de pênis, que pelas informações que colhi são provenientes da má higiene e da falta de cuidado dos homens com o corpo. Tantas outras ainda existem: tumor na próstata, os problemas da fimose, o pênis curvo, a varicocele, todas essas doenças tem tratamento.
Apesar de as doenças serem mais comum aos 40 anos, cuidar da saúde não tem idade e a partir do momento em que estamos aumentando a liberdade dos nossos filhos, precisamos ensiná-los e orientá-los.
Mil bjs,
É importante para os pais levar os filhos para a consulta já pra pra eles saber da importância, para muitos pais o tabu desse assunto sempre prevalece. Mas esse tabu como você falou precisa ser tirado a saúde do filho é mais importante, ótimas as dicas foram bastantes esclarecedoras para os pais, bjs.
Realmente essa é uma grande verdade, levamos as filhas no médico mesmo que para exames de rotina, mas esquecemos dos meninos …
Gostei muito desse assunto abordado!
Bjos
Minda ❤ ?
Você faz muito bem, prevenir é o melhor caminho sempre, e assim eles já aprendem desde cedo a se cuidar. Bjs
muito bom o seu Blog amiga,continue abordando texto pra ajudar as mães de primeira viagens. Beijinhos!!
Interessante essa postagem.
O ideal é já acostumarmos as crianças irem no lugar e profissional certo para ir quebrando os tabus.
Beijos
Acho sempre muito bom quando se fala abertamente sobre sexo e prevenção aos filhos, pois até mesmo no caso das meninas é difícil a mãe levar para uma ginecologista. Ainda existe muito tabu quando falamos de levar os adolescentes a urologista ou ginecologista. É preciso cuidado nesta fase e serve como aprendizado para meninos e meninas, pois aproveitam para tirar duvida sobre sexo e o melhor que aprendem da forma correta. bjs
oi linda gostei muito do seu post pois é um assunto um pouco polêmico… os meninos não gostam muito de ir em médicos e as meninas vão facilmente gostei de todas as dicas flor bjus