Boa tarde!  Mais uma vez, quero agradecer a todos que me acompanham e deixam os seus comentários, tivemos um bom aproveitamento sobre o Autismo e temos tirado muitas dúvidas sobre o assunto.

O tema a ser abordado hoje, é mais direcionado as mamães e adultos em geral. Tenho participado de grupos no facebook no qual vejo a dificuldade de muitas pessoas intinterpessoaiseragirem e aceitarem as opiniões umas das outras, em diversos grupos existem brigas e discussões entre mamães quando o tema é tipos de parto. Por este motivo, falaremos importância das Relações Interpessoais.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Quando temos reunidos pessoas diferentes, em um mesmo ambiente, é mais do que natural que tenhamos hábitos e costumes diferentes. Por muitas vezes será necessária à convivência com tais diferenças e neste momento teremos a necessidade de aprendermos a ceder e a também demonstrar nossos hábitos de maneira que ninguém se sinta ofendido ou até mesmo menosprezado.

Ao atuar em equipe, procure aceitar e conviver com as diferenças individuais de maneira positiva e alegre. Sempre há algo a aprender com as diferenças, afinal quando estamos em grupos de pessoas iguais a nós, apenas confirmamos nossas crenças e reforçamos nossos paradigmas.

É possível conviver com o diferente e estabelecer uma relação harmoniosa entre todos os elementos. A vida se torna muito melhor quando se aprende a conviver e a se relacionar com algo diferente. Permita-se conhecer outras coisas, pessoas e pensamentos diferentes dos que já possui.

Abaixo algumas dicas para estabelecer normas de convivência com excelência.

Fale com as pessoas: Não há nada de tão animado ou agradável quando uma palavra de saudação.

Sorria para as pessoas: Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir.

Chame as pessoas pelo nome: A palavra mais familiar é o próprio nome.

Seja amigo e prestativo: Se você quiser ter amigos, seja amigo.

Seja Cordial: Fale e aja com toda sinceridade, tudo o que fizer, faça-o com boa vontade.

Interesse-se sinceramente pelos outros: Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem.

Seja generoso em elogiar, cauteloso em criticar: Existem três lados numa controvérsia, o seu, o do outro e o de quem está certo.

Preocupe-se com a Opinião dos outros: Três comportamentos de um verdadeiro líder, ouvir, aprender e saber elogiar.

Procure Apresentar um Excelente Trabalho: O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para as pessoas.

Importante: Aprenda com o que é diferente de você!

No momento de feedback, as pessoas preferem se defender e analisar os erros dos outros mais do que se concentrarem em seus próprios erros. Bem, no fundo, esse caso é bastante comum é um caso de grupo que não soube virar uma equipe.

Equipe são as pessoas que se unem em prol de um único e verdadeiro objetivo, e que, se empenham na realização dessa tarefa, deixando de lado ou abrindo mão, de todas as coisas que possam atrapalhar a conquista de suas metas.

São necessárias várias práticas em nosso dia-a-dia para que nos tornemos e formemos uma equipe realmente sintonizada em ritmos e formas de trabalho, experiências e saberes.

Existem algumas palavras fundamentais exigidas para fazer parte de uma equipe.

Palavras que precisam ser adotadas como valores, por todas essas pessoas, como:

COMPROMISSO

COOPERAÇÃO

RESPONSABILIDADE

DESEJO

ATITUDE/INICIATIVA

PRIORIDADE

PARTICIPAÇÃO

DIÁLOGO

ENTENDIMENTO

EMPATIA

VISÃO

COMUNICAÇÃO

Por que as pessoas se reúnem em equipe:

Necessidade de Segurança: Juntando-se em equipes os indivíduos, se sentem mais fortes, mais confiantes e sem medo, da tomada de decisões.

Necessidade de Estima: As pessoas apreciam a interação umas com as outras e as interações no trabalho propiciam o preenchimento da necessidade de estima e de autoestima.

Necessidade de Poder: Aquilo que não pode ser alcançado individualmente pode se tornar possível através da ação de uma equipe.

Continue conosco, pois, na próxima semana falaremos sobre “DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”.

silvia3