Boa tarde! Mais uma vez, quero agradecer a todos que me acompanham e deixam os seus comentários, tivemos um bom aproveitamento sobre o Autismo e temos tirado muitas dúvidas sobre o assunto.
O tema a ser abordado hoje, é mais direcionado as mamães e adultos em geral. Tenho participado de grupos no facebook no qual vejo a dificuldade de muitas pessoas interagirem e aceitarem as opiniões umas das outras, em diversos grupos existem brigas e discussões entre mamães quando o tema é tipos de parto. Por este motivo, falaremos importância das Relações Interpessoais.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Quando temos reunidos pessoas diferentes, em um mesmo ambiente, é mais do que natural que tenhamos hábitos e costumes diferentes. Por muitas vezes será necessária à convivência com tais diferenças e neste momento teremos a necessidade de aprendermos a ceder e a também demonstrar nossos hábitos de maneira que ninguém se sinta ofendido ou até mesmo menosprezado.
Ao atuar em equipe, procure aceitar e conviver com as diferenças individuais de maneira positiva e alegre. Sempre há algo a aprender com as diferenças, afinal quando estamos em grupos de pessoas iguais a nós, apenas confirmamos nossas crenças e reforçamos nossos paradigmas.
É possível conviver com o diferente e estabelecer uma relação harmoniosa entre todos os elementos. A vida se torna muito melhor quando se aprende a conviver e a se relacionar com algo diferente. Permita-se conhecer outras coisas, pessoas e pensamentos diferentes dos que já possui.
Abaixo algumas dicas para estabelecer normas de convivência com excelência.
Fale com as pessoas: Não há nada de tão animado ou agradável quando uma palavra de saudação.
Sorria para as pessoas: Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e apenas 14 para sorrir.
Chame as pessoas pelo nome: A palavra mais familiar é o próprio nome.
Seja amigo e prestativo: Se você quiser ter amigos, seja amigo.
Seja Cordial: Fale e aja com toda sinceridade, tudo o que fizer, faça-o com boa vontade.
Interesse-se sinceramente pelos outros: Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem.
Seja generoso em elogiar, cauteloso em criticar: Existem três lados numa controvérsia, o seu, o do outro e o de quem está certo.
Preocupe-se com a Opinião dos outros: Três comportamentos de um verdadeiro líder, ouvir, aprender e saber elogiar.
Procure Apresentar um Excelente Trabalho: O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para as pessoas.
Importante: Aprenda com o que é diferente de você!
No momento de feedback, as pessoas preferem se defender e analisar os erros dos outros mais do que se concentrarem em seus próprios erros. Bem, no fundo, esse caso é bastante comum é um caso de grupo que não soube virar uma equipe.
Equipe são as pessoas que se unem em prol de um único e verdadeiro objetivo, e que, se empenham na realização dessa tarefa, deixando de lado ou abrindo mão, de todas as coisas que possam atrapalhar a conquista de suas metas.
São necessárias várias práticas em nosso dia-a-dia para que nos tornemos e formemos uma equipe realmente sintonizada em ritmos e formas de trabalho, experiências e saberes.
Existem algumas palavras fundamentais exigidas para fazer parte de uma equipe.
Palavras que precisam ser adotadas como valores, por todas essas pessoas, como:
COMPROMISSO
COOPERAÇÃO
RESPONSABILIDADE
DESEJO
ATITUDE/INICIATIVA
PRIORIDADE
PARTICIPAÇÃO
DIÁLOGO
ENTENDIMENTO
EMPATIA
VISÃO
COMUNICAÇÃO
Por que as pessoas se reúnem em equipe:
Necessidade de Segurança: Juntando-se em equipes os indivíduos, se sentem mais fortes, mais confiantes e sem medo, da tomada de decisões.
Necessidade de Estima: As pessoas apreciam a interação umas com as outras e as interações no trabalho propiciam o preenchimento da necessidade de estima e de autoestima.
Necessidade de Poder: Aquilo que não pode ser alcançado individualmente pode se tornar possível através da ação de uma equipe.
Continue conosco, pois, na próxima semana falaremos sobre “DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”.
Olá!
Adorei, realmente com a explosão da internet com as redes sociais, vemos muitas pessoas despreparadas para lidar com a opinião alheia. E isso vem se tornando um problema em ascendência, principalmente em grupos no facebook. Acho que um toque de educação e pensar muito bem antes de falar ou no caso escrever é primordial para um convívio bom, e no caso de críticas negativas, a meu ver, o que vale é tentar extrair o melhor que puder delas e descartar aquilo que for apenas ataque pessoal!
Adorei!!!
Beijos
Nossa tenho acompanhado muito disso mesmo não só em relação ao tipo de parto, mas em alimentação, o jeito que é criado … sim opiniões sempre vamos achar e nem todas vão ser iguais, mias uma coisa que muitas esquecem é que independente disso temos que ter respeito pelo outro, o que eu acho certo para mim pode não ser certo para você ou vice-versa.
Beijos Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
é amiga é assim mesmo as pessoas
estão intolerante, as diferenças entre as pessoas
mas já acredito mas em falta de amor
ótimo texto
linda tarde
Relação interpessoal de qualidade não só facilita a vida no trabalho, mas em casa, na família com os amigos e até numa recolocação profissional.
Bjs
Post maravilhoso! Relação Interpessoal é fundamental para a nossa convivência. Devemos respeitar todas as pessoas. Adorei as dicas e muitos pessoas deveriam ler! Bjos
Tatty Nunes – Mãe de Primeira Viagem
As vezes é dificil mesmo
Tem pessoas que não ajuda as outras
Bjus
segredosdaluma.blogspot.com.br
Relação super difícil, mas conviver é aprender a aceitar, infelizmente nem todos aceitam.
ótimo post.
beijos
Com certeza conviver e aceitar a opinião do próximo é cada vez mais difícil. Muitos buscam somente a sua verdade e acreditam nela, e não querem observar ao redor e ver que infelizmente precisamos conviver bem uns com outros,e saber ouvir. Bjs
Vivi e Isaac
Post maravilhoso, as relações interpessoais são necessárias para que as pessoas possam desenvolver muito! A internet tem prejudicado, mas ainda dá para ter relação com as pessoas.
Acho que temos sempre que estar abertas para outras opiniões e formas de pensar .. isso é crescer .. quem não quer está fadado a solidão pois normalmente se torna uma pessoa chata e dona de uma razão que só ela acredita … temos que aprender sempre!
Roberta Aquino
Diário de uma Princesa
Se relacionar não é nada fácil.
Porque sempre “achamos” que os outros farão ou serão como somos e cada pessoa é única, mas ao mesmo tempo aprendemos tanto com as diferença e acrescenta tanto a nós
Adorei, bjss
Oi amiga Adriana, adorei seu post…
Qualquer comentário a mais, seria desnecessário, pq. o post é perfeito.
Precisamos aceitar a opinião alheia, sem discriminação, desmerecimento…
Essa guerra é difícil acabar, e quase impossível de colocar essas ideias daqui do posts, na cabeça das mulheres… Por isso, nem participo mais desses grupos, sobre opiniões de parto, amamentação, forma de criar, etc… Pq. as pessoas são intolerantes umas as outras e desprezam as pessoas que não pensam igual, então não acho saudável conviver em ambientes assim, mesmo que seja virtual…
Mas adorei esse post, e o do autismo também…
Bjs
Ju
otimo post interessante bjo