Ultimamente tenho tido dificuldade com a alimentação da Larah, ela não quer comer nada, só o leite do peito que ela não rejeita, procuro fazer papinhas e comidinhas de diferentes sabores e mesmo assim ela come 2 ou 3 colheradas e já não quer mais.
Conversando com o pediatra dela, ele acredita que devo ter que melhorar a rotina da alimentação. Sugeriu dar leite do peito as 7h00, fruta as 10h00, almoço as 12h00, fruta e leite do peito as 15h00, jantar as 18h00 e leite do peito as 21h00. Sendo que não é para dar nada nos intervalos, ela precisa chegar a cada refeição sentindo fome.
Bom, atualmente sigo mais ou menos esta regra exceto que dou o peito todas as vezes que ela pede, e isso acontece mais vezes do que o médico orientou.
Vou ajustar os horários e ver como será daqui para frente, mas quanto a dar mama para ela apenas dentro destes horários, não garanto que farei, sempre acreditei que quando o bebê mama no peito, além de suprir as necessidades físicas (fome), também ele está suprindo as necessidades emocionais. Acho que a Larah ainda é novinha demais para dizer não quando ela quer o peito, sei que este tema sobre amamentação é polemico, cada pessoa tem sua opinião e a minha é que pretendo amamentar até quando a Larah decidir não querer mais.
Assim como eu, sei que todos os pais querem que seus filhos se alimentem bem. Querem que os pequenos tenham uma alimentação saudável, que comam frutas e verduras, e torcem que os alimentos mais difíceis de serem aceitos, caíam no gosto da criançada.
Pois bem, o hábito de comer bem vem de casa e os pais devem dar o exemplo. Em conversa com meu marido, decidimos mudar alguns hábitos a partir de hoje, faremos o possível para nos alimentar melhor, selecionaremos melhor os alimentos, trocaremos sucos artificiais e refrigerantes por sucos naturais, etc. Tudo isso fará melhor para nós além de que nossa pequena terá bons exemplos a seguir.
E, para você também que quer dar início a uma alimentação saudável e gostosa, selecionei duas receitas que encontrei na internet, as quais testei e aprovei, para que você faça aí na sua casa, com certeza agradara a família toda.
Refeições Saudáveis
Risoto de abóbora
Um prato nutritivo, tradicional italiano, de cores brilhantes e um sabor delicado e doce que agrada até as crianças menores. Esta receita é adaptada para crianças, ou seja, bem light.
Descasque e corte uma abóbora japonesa, também chamada abóbora okaido, em cubos e, em uma panela funda e com tampa, junte:
1 cebola (pequena ou média, dependendo do tamanho da abóbora) cortada em pedaços grandes;
1 cenoura;
1 abobrinha;
1 pitada de sal;
Leve ao fogo baixo com um dedo de água e deixe cozinhar com a tampa fechada.
Separadamente, cozinhe o arroz lavado em abundante água fervendo e levemente salgada. Use sal grosso para salgar a água, mas vá devagar para não salgar demais. Vá experimento o arroz e quando estiver cozido no ponto al dente, escorra sua água (como se escorre macarrão). Cozida a abóbora com os outros ingredientes, retire-os do fogo e bata tudo no liquidificador ou mixer, até ficarem como uma papinha de neném. Junte a papinha ao arroz cozido e acrescente um abundante fio de azeite de oliva extra virgem e uma colher de sopa de queijo parmesão ralado.
Parece sem graça porque é feito sem fritura, pouco sal, mas o sabor da abóbora agrada às crianças. Basta provar para crer!
Almôndegas de berinjela
Outro bolinho que com certeza vai fazer sucesso com a criançada.
Lave, retire as extremidades de 2 berinjelas e corte-a em cubinhos, levando-as ao fogo, em uma panela antiaderente com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. Quando se verificar que a berinjela está cozida, murcha e que perdeu a coloração esverdeada, retire-as do fogo.
Deixe um pãozinho amanhecido de molho na água ou leite para amolecer. Escorra o excesso d’água e junte à berinjela cozida com um dente pequeno de alho cortado bem pequeno e folhas de hortelã igualmente cortadas finas. O hortelã dá um toque muito especial com o alho! Junte uma colher de parmesão ralado, uma pitada de sal, um ovo e mexa até que a mistura esteja em ponto de enrolar. Se estiver muito mole, junte mais pão amanhecido amolecido em água.
Passe as bolinhas na farinha de rosca e leve-as ao forno ou frite em óleo bom (canola, milho).
Caso decidam fazer, conta pra nós ficou.
Receitas retiradas do site GremMe
Aí amiga, passei por todas estas fases tbe e não é fácil é difícil acertar o que eles gostam.
Aqui no início fazia papinha e nada nenhuma gostou, aí dei a minha comida amassada bem de leve e pronto bingo!
Com 5 meses batia um prato de arroz e feijão rsrs, macarrão então sempre foi sua comida predileta rsrs
Adorei as receitas já anotei no meu caderninho.
bj
Aprendemos um pouquinho em cada fase de nossos pequenos não é?
Beijos
Súper me identifiquei, minha bebê está com seis meses e tem uma semana que eu comecei a introduzir a papinha de frutas e o suco, mas tá difícil. Ela não quer comer nada, só quer saber de peito, o suco até bebe (se for na colher pois ela odeia mamadeira) mas a fruta ela desperdiça ou cospe 90%. O que me consola é saber que isso um dia vai ter que melhorar, afinal, ela não vai mamar pra sempre, rs.
Beijos e boa sorte!
http://www.baudabijou.com.br
Estamos juntas né.
Nossa esse Risoto de abobora parece ser muito bom….
Abraços!
http://www.pipocasemaquarela.com
Realmente não é fácil cuidar da alimentação dos pequenos, ainda mais quando ainda mama no peito, eu tb ficava com dó e acabava cedendo quando ele pedia, e realmente temos que dar o exemplo, adorei as receitas, tudo anotado e irei tentar fazer aqui em casa!
Beijos
Gleysa
http://www.mamaesemrede.com
É muito legal essas receitas saudáveis, amo abobora e gostei da receita de risoto.
Não sou chegada em berinjela mas a aparência dessas almôndegas está ótima.
Bjinhos.
http://www.prosaamiga.com.br
Ando sem ideias para refeições saudaveis..
Obrigado pelas dicas.
Beijos
http://www.umaboamae.com.br
Adorei as receitinhas saudáveis, deve ser uma delícia, já vou copiar aqui para fazer depois hehe.
Beijos!
islary34.blogspot.com
Eu estava nessa rotina e estava muito contente
mais de uns dias pra cá tudo desandou e
vamos começar tudo de novo
amei as receitas
Linda Noite
beijokas da Nanda
Eu não tenho uma alimentação das mais saudáveis não rs, mas tento fazer com que meu filho coma coisas saudáveis.. As vezes ele não quer, por não me ver comer, ai como, e insisto até ele comer.. É muito importante termos uma relação saudável, primeiramente pela nossa saúde e bem estar, e depois, porque somos exemplos para os nossos filhos! Bjs
Olha eu tentava seguir alguns horários para amamentar sim,evitava dar toda hora!!
E a receitinha deve ficar um delícia hein!
Bjs
Aqui sempre tivemos horários para cada refeição, agora que está maior que come com mais frequência.
Adorei as receitinhas!!
Beijocas!
Te entendo, sempre achei difícil dizer não quando a questão era a amamentação, ainda mais porque tinha bastante leite, eu tendo bastante não tinha coragem de negar. Mas tudo vai se ajeitando, logo ela vai diminuindo o leite e gostando mais das comidinhas,
Beijos
Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/
Uma alimentação saudavel é fundamental em qualquer fase do bebe
Amiga super concordo contigo!
Queremos sim que nossos filhos se alimentem bem e cresçam comendo verduras, legumes e frutas e o mamar… em livre demanda!
Claro que temos que ter os momentos das refeições principais… mais se o bebê não come? vamos deixa-los com fome… ai sou coração mole para essas coisas…
Mais aos poucos pegam gosto!
Joseph tem dias q bate um pratão de comida… tem dias… q nada
Adorei as receitas, bjs
Lembro quando meu irmãozinho não queria comer nada, só purê de batatas e ovos. Não aceitava nada além disso. Minha mãe teve que levar no médico. É complicado, mas acho que fazer pratos atraentes para as crianças ajuda bastante. Beijos♥
Nossa essas almondegas de berinjela deve ser tudo de bom, vou salvar pra fazer pro pequeno, já que não gosta muito de berinjela
Bjinhos
mamaenathan.blogspot.com
Hum, essas almondegas de berinjela devem ser maravilhosas.
Alimentação saudavel faz bem até para alma.
beijos
Acho que todos passam por essa fase de rejeita alimentos saudáveis né?! Aqui passamos por isso também
bjcas
http://www.estou-crescendo.com
O Isaac sempre foi bom de boca, quando bebe comia tudo que fazia. Agora é super seletivo, e tento incluir alimentos que ele rejeita para ele se acostumar novamente.
É bom mesmo ter horários para as refeições, assim ela começa a se adaptar e criar uma rotina, e se não gosta daquela verdura, legumes tenta fazer de outro jeito. Assim que estou fazendo.
Adorei este bolinho de beringela, e vou fazer e ver se ele come desta forma, já que gosta de bolinho.
Bjs
Vivi e Isaac
Já vou repostar e adorei seu texto! Exemplo realmente vem de casa. Não consigo fazer meus filhos comerem legumes e verduras cozidas e refogadas (exceto pela de 1 ano que ainda não escolhe…rs), mas eles comem muita salada verde, tomate, pepino. A pediatra fala que manter isso já é muito bom, porque, em geral, a criançada não come nada, nem legumes, nem saladas…rs. Quero testar os 2. Agora, a abobrinha que está na receita, é melhor aquela tipo moranga para ficar na cor da foto? Com qual você fez? Beijos.