Que o sol em excesso pode trazer muitos problemas à saúde, todos nós já sabemos, agora imagina para a pele dos bebês e crianças que costumam ser bem mais delicadas do que a pele dos adultos. Realmente não podemos “vacilar” com os cuidados na proteção contra os raios do sol e devemos escolher o mais adequado protetor solar.
Sobre o UVB e UVA
A radiação UVB tem maior intensidade entre 10h00 e 15h00 horas. Produz queimadura solar, sendo a principal responsável pelo câncer de pele.
A radiação UVA atinge a Terra durante todo o dia. Sua ação na pele leva a manchas, envelhecimento e desenvolvimento de câncer de pele.
Exposição Solar e as Crianças
Além do incomodo a exposição excessiva e sem proteção, pode gerar queimaduras, sardas, manchas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta.
Com os bebês, o ideal é que os passeios e banho de piscina e mar sejam feitos somente pela manhã, até 10h00, ou no fim da tarde, após 16h00. Sempre com chapéu ou boné, com roupas leves e frescas.
A pele das crianças, apesar de ser mais resistente do que a dos bebês, ainda assim, é muito sensível ao sol e os cuidados devem ser intensos, até mesmo porque, a maioria das brincadeiras nessa fase acontecem ao ar livre.
Protetor Solar
Até os 6 meses de vida, o uso de protetor solar deve ser feito somente por orientação e autorização do pediatra. Para as crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos, faça a opção de um protetor solar composto por filtros físicos (esta informação constará na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.
Crianças acima de 2 anos (este é o caso da minha filha), deve ser utilizado protetor solar indicado ao público infantil.
Muito importante é escolher o fator de proteção solar (FPS) sempre acima de 30 e resistente a água. Lembramos que a reaplicação do filtro solar deve ser feita a cada 2 horas de exposição solar ou sempre após a saída da água.
Importante: Evite o sol quando este estiver a pino;
Outra forma de proteção solar é usar roupas e chapéus/bonés com proteção solar UV. Hoje já existe uma grande variedade de marcas de roupas especiais que oferecem a máxima proteção contra a radiação UV.
Minha Experiência
Nessas férias, viajei para Fortaleza e lá o sol não é brincadeira não e, fiquei bem feliz com a proteção solar que escolhi para a Larah, deu super certo.
Apesar de desfrutarmos praticamente o dia todo de sol, mar e piscina, minha branquinha voltou branquinha para casa, sem nenhuma consequência ruim para a pele dela.
O protetor solar que usei foi o Coppertone Babies FPS 50. Ele espalha bem e não sai na água e o principal: PROTEGEU. E olha que a temperatura chegou a de 35°.
Nos últimos 3 dias de praia, encontrei em uma loja em Canoa Quebrada/CE, uma promoção de camisetas com FPU 50 e não hesitei em comprar. Na verdade, queria ter comprado aqui em São Paulo para levar, mas tive certa dificuldade em achar um modelo com bom custo/beneficio.
Comprei a camiseta marca Litoraneus que oferece proteção solar UV capaz de bloquear 98% da radiação solar.
O que eu achei excelente no uso da camiseta é que fiquei bem mais tranquila em relação à proteção, sem me preocupar em ter que repassar o protetor a cada 2 horas, me deu certa liberdade.
Usei também, em alguns momentos, – pois a Larah retirava toda hora – um chapéu comum para proteger a cabeça e na próxima ida à praia já decidi, comprarei um chapéu com proteção UV para compor o look de praia da Larah.
Bom, essa foi nossa experiência com a proteção solar da Larah, voltei bem satisfeita e feliz por ter dado tudo certo.
Beijinhos
Adriana escolher um bom protetor solar para as crianças é muito importante, pois a pele da criança ainda é delicada e precisa de cuidados, gostei de conhecer o protetor solar que você usou, que bom que deu tudo certo, você como sempre trazendo dicas boas para as crianças, Adriana bjs.
Oie Adriana, proteger nossos pequenos dos males dos raios solares é extremamente importante! Adorei a dica desse Coppertone Baby ja vou indicar para minha irmã! Ahaa essa camiseta com proteção é ótima! Beijos Sandra Paim
Ótima dica para as nossas crianças, assim podemos protege-los. Tem criança que tem a pele sensível, então temos que saber qual protetor para eles. Valeu bjs
que legal esse produto
não conhecia e ja adorei
muito importante proteger as crianças
o legal que tem produtos próprios pra elas
amei
bjs
É sempre bom cuidarmos das nossas crianças, principalmente de sua pele que é muito sensível ..
Ótimo post Adriana!
Bjos
Minda ❤ ?
Eu tenho alergia a protetor solar desde criança, nessa época era pior pq eu tinha alergia a vários tipos de cremes, então imagina…eu com pele clarinha não podia de jeito nenhum ficar no sol. Então minha experiência com protetor nunca foi muito boa rsrs