Os bebês não vêm com manual de instrução, mas, pensando bem, eles realmente deveriam vir. Quando estava próxima a chegada da Larah, confesso que fui tomada por um pânico só de imaginar como seria cuidar de uma menininha pequenina e frágil.  Por este motivo, depois de ter passado por essa experiência, colocarei aqui um pequeno guia de sobrevivência com as principais dúvidas da primeira semana do bebê.

Primeira Semana do Bebê

Primeira Semana do Bebê

Primeira Semana do Bebê – Como sobreviver

Amamentação Noturna – Os bebês recém-nascidos, mamam de 3 em 3 horas, se o bebê pegou mamadeira, o ideal é dividir com o parceiro ou com a pessoa que está te ajudando as mamadas noturnas. Se o bebê se alimenta somente com o leite materno, é possível bombear leite e deixar preparado para pelo menos duas mamadas noturnas ser oferecido por outra pessoa.

Hora do Banho – Os recém-nascidos sujam muito pouco, mas é importante que a área coberta pela fralda, as mãozinhas e o rostinho estejam sempre bem limpinhos. Qual o horário ideal para o banho? Em geral, é melhor dar o banho ao recém-nascido antes de alimentá-lo, caso ele não esteja com muita fome. Se o banho for dado logo depois da alimentação, o bebê poderá regurgitar. Antes de cair o coto umbilical do bebê é melhor usar uma esponja macia de banho para evitar que o coto seja molhado, colocando o bebê sobre uma superfície macia e plana (em cima de uma toalha limpa, por exemplo), mantendo o bebê coberto e aquecido, limpe um membro de cada vez, delicadamente com uma espoja macia molhada em água morna. Seque essa parte do corpo, pressionando levemente a toalha sobre a pele para absorver a umidade, depois limpe outra região. Se molhar o coto umbilical sem querer, basta secá-lo, colocando sobre ele uma toalha para absorver a umidade. Após cair o coto umbilical o banho poderá ser na banheirinha ou bacia com água aquecida. Forre o fundo com uma toalha para ficar mais macio. Além disso, uma pessoa por perto sempre ajuda. Tenha todas as coisas necessárias à mão (toalha, shampoo, sabonete, etc) antes de despir o bebê e encher a banheira.

Cuidando do Umbigo – O coto umbilical não dói, e fazendo a limpeza correta não haverá problemas. O coto deve ser limpo após o banho e a cada troca de fralda se ele estiver com urina ou fezes. Para limpeza, utilizar gaze ou hastes flexíveis com o álcool 70%. Limpar inicialmente a base e depois todo o coto, fazendo movimentos circulares. Pequenos sangramentos são normais. A queda dele leva de 5 a 15 dias.

Evitando Rachaduras no Seio – No início da amamentação, os mamilos podem ficar avermelhados, sensíveis e com pequenas rachaduras. Essas lesões causam dor e dificuldades na hora de alimentar o bebê. Quase sempre elas são desencadeadas pela pega errada da criança ou pela sucção ineficiente. Alguns cuidados podem ajudar a evitá-las. Saiba como:

  • Posicione o bebê corretamente durante a amamentação;
  • Não lave o mamilo com frequência. A água pode retirar a proteção natural da pele;
  • Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo. A mãe pode até usar algum creme, geralmente, à base de semente de uva, para evitar estrias na mama. Porém nunca no mamilo

A fissura já apareceu? A recomendação é continuar amamentando e, após cada mamada, passar o próprio colostro no mamilo e na aréola, deixando-os secar ao ar livre. Se o tempo estiver frio ou úmido, você pode usar outra fonte de luz, como uma lâmpada de 40W, a 30 cm de distância. “O colostro tem uma ação bactericida e hidratante e manter os mamilos secos é fundamental para a boa cicatrização”,

Alimente-se Bem e Beba Água – Precisamos estar preparadas para as noites mal dormidas e para alimentar nossos bebês com o leite materno e, para isso, precisamos nos alimentar com comidas saudáveis e beber muita água.

Durma sempre que possível – Se possível, aproveite as horas que o bebê estiver dormindo para dormir também, descansar é preciso.

Bom, é claro que os cuidados durante a primeira semana com o bebê não se resume a apenas essa lista, no entanto, com ela já é possível sobreviver, lembrando que essa são apenas sugestões da mamãe aqui.