Pediatra lista 10 coisas que não devemos dizer para as crianças. Vale a pena ler, já que isso pode influenciar (e muito!) na personalidade delas.
1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.
2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.
3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.
6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.
Fonte: Comunidade do facebook Psicologia e Desenvolvimento
Aqui o mais dificil é dizer não. Meu Deus, fico com o coração partido, mas sei que é necessário pois nem sempre vou poder dar ou fazer tudo pra minha pequena.
Realmente depois que viramos pais e mães temos que nos policiar de certos comportamentos e atitudes. Pois nossos filhos são os nossos reflexos. Ótimas dicas. Abraços! http://www.rubiasolbakken.com/
Que dicas realmente o não e sim
faz parte de ma amizade com os filhos
também nunca gostei de rótulos e nem comparações
bjs
Temos que tomar cuidado com o que falamos pra eles sim…muitas vezes interpretam de outra forma, as crs são muito concretas no seu pensamento!
Aqui em casa fazemos muitas coisas como a lista diz, qua do temos que sair explico o pq temos, se precisa tomar vacina/remédio explicamos que pode sim doer mais logo passa, que o gosto pode não ser bom mais tenos que tomar por tal motivo, nunca dizemos simplesmente o não sempre vem acompanhado de uma explicação
Bjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com/
Muito bom seu artigo! As vezes cometemos erros sem nem saber o quanto uma palavra pode influênciar a vida deles!
Aqui fazemos quase tudo desse jeitinho, vou mostrar ao marido. Beijos http://www.maeparasempre.com
Realmente essas dicas são indispensáveis na educação das crianças, se um dia eu tiver um filho já sei como agir, obrigada por compartilhar!
Beijos!
islary34.blogspot.com
Visita ao pediatra e tomar vacinas tem que ser uma coisa bem tranquila, para não estressar a criança. boas dicas bjo
Amiga que dicas valiosas!!
às vezes sem querer queremos omitir ou dizer q não vai doer, mas esse não é o caminho…
bjs
Muito importante essa lista!!! Apesar de ver muitos pais fazendo coisas que não devem e muitas vezes até nós, neh!!!!
BJKS
Oi Adri, AMEI seu post, parabéns.
São dicas úteis e muito importantes, que devemos e podemos praticar diariamente…
Vc descreveu e citou em um único post, situações corriqueiras que acontecem sempre e devemos ter mais atenção com cada uma delas…
Adorei, amei, perfeito…
Bjs
Ju
Adorei as dicas, coisas simples mas muito importantes, somos exemplo para nossos filhos, temos que cuidar o que falamos e como agimos. Bjs
Oii..
Na consulta com pediatra sempre faço uma lista de perguntas antes hehe
Adorei as dicas.
Beijos
http://www.umaboamae.com.br
Dizer não, e logo em seguida dizer o motivo dele é importante,
E mentirar nunca , afinal eles aprendem conforme observa. Bjs
Vivi e Isaac