Gente, como é difícil saber qual é a medida certa a ser tomada na educação dos filhos, o que pode ou não pode ceder, o que pode ou não fazer. Hoje por exemplo, fiquei chocada quando li uma frase de autoria da escritora e psicóloga Louis Corman.
Segundo Louis Corman em “A Educação pela Confiança”, “O desejo de expansão da criança é tão forte, deseja tão ardentemente apoderar-se de tudo o que a rodeia que entendemos ser nosso dever moderar-lhe os impulsos, e muitas vezes, em vez de lhos moderarmos, imobilizamos-lhos. Dizemos-lhe não”.
O poder do Não
Como disse em um post a alguns dias atrás (veja aqui), eu optei em aderir ao andador para a Larah e, ela descobriu os gavetas, portas e objetos, quer pegar tudo, fica feliz quando alcança um DVD na estante. Com isso, a palavra não, passou a ser constante.
Sempre achei que dizendo não, olhando nos olhos e com uma expressão séria no rosto seria a forma mais correta de corrigir e educar, mas especialistas afirmam que essa atitude pode bloqueá-la, dotá-la de insegurança, promover alguma falta de auto-estima ou até fazer com que, com o tempo, ela ignore o tal comando. Aff, todos os dias eu aprendo algo novo. Ainda bem que nós mulheres temos o poder de mudar e nos adaptar com certa facilidade.
Os especialistas recomendam que substitua as frases: “Você não consegue subir aí”, “você não consegue pegar” ou simplesmente a palavra “NÃO”, por frases construtivas e de apoio, do tipo: “cuidado que você vai cair!”. Tirando o “Não” e usando e abusando do “Poder da Sugestão”, a criança terá mais confiança nela mesma.
As frases mais utilizadas, de forma imperativa – “Não”, “Não quero”, Não pode”, Não faça” – São as que mais confundem as crianças, elas não conseguem compreender porque não podem, porque está sendo negado.
Com tantos “NÃOS”, é bem possível que a criança crie um bloqueio a palavra e simplesmente não reagirá mais a ela. Substitua o “não coloque isso na boca”, por “caca!”.
Quando a palavra “não” for inevitável, procure dar explicações do motivo do não seguido de frases de incentivo.
Educadores e psicólogos garantem que estas técnicas permitirão que haja um desenvolvimento mais saudável da criança e seu convívio com a sociedade será melhor pelo fato dela estar acostumada com uma linguagem sem violência e com tendência a cooperação.
E vocês mães, como é em sua casa?
Aqui em casa procurar aplicar essa técnica também de substituir o Não por outras frases. Acho que deu certo, não temos problema com o não por aqui.
Bjs,
SouMãe.org
Nossa isso é muito importante e como na pratica é dificil nao dizer tanto nao…
Muito legal o post!
Um grande abraço!
http://www.pipocasemaquarela.com
É verdade. Temos a mania automática de dizer não para tudo. Bjs,
Me vigio para não dizer tanto não, mas as vezes ele se faz muito necessário. Adorei a matéria. Beijos http://www.maeparasempre.com
As vezes uso outras frases mais o não é usado com certa frequência
Acho que nos mais velhos não causou nenhum trauma
Mais vou me policiar
Ah tem um selo pra vc no meu blog
Bjs
Inspiração Materna
Muito bom hein? adorei tem hora que temos que nos medir mesmo bjo
Nossa, muito bom o poster, realmente muitos não podem causar um bloqueio, como sempre trazendo ótimos poster para o blog, estou adorando. bjos
linda.
amiga tive muita dificuldade
com isso, pois de tanto agente falar não
eles aprendem o não
e tudo vem falando não
amei as dicas que deu para substitui
Linda Noite
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Quando chega na fase ue mexe em tudoooooo fia complicado não falar só não
bjcas
http://www.estou-crescendo.com/
Ai bom saber. To fazendo tudo errado ai meu Deus quando vou aprender a ser mãe 🙁
Beijos
Geri Ferreira
http://www.encantodemeninablog.com
Muito bom .. eu já pensava assim.. agora com uma explicação mais técnica sobre o assunto vou me policiar ainda mais .. obrigada!
✿*´¨)*
¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
(¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
<a href="http://www.talmaetalfilha.blog.br//" Tal Mãe, Tal Filha Blog
Tentamos de tudo neh Adri. Mas eles so’ entendem o que lhes interessa. Ahhahaha. O NAO no sentido de incapacidade realmente e’ muito negativo.
Bjos,
Mari
Clube da Fraldinha
http://www.clubedafraldinha.com
Rsrs, aqui as vezes é inevitável, adorei o post,, vou tentar botar em pratica!!!
Sempre oriento as mamães lá da escola dessa maneira, para não frisar ou acentuar o Não!
Amiga, adorei a abordagem!
Como não dizer Não?!
Aqui tivemos um época bem assim, mas depois vamos percebendo que não resulta em nada o melhor mesmo é fazer como vc sugeriu, bjs
Ótimas dicas Adri,
Aqui sempre evito também, por mais que seja meio difícil.
Um beijo
http://www.amaedadri.com/