Como me tornei uma mãe empreendedora

MÃE EMPREENDEDORA

MÃE EMPREENDEDORA

Assistindo um programa de TV que fala sobre pequenas empresas, fiquei impressionada com a grande porcentagem de mulheres que se tornaram empreendedoras após a maternidade. Nestes casos, a maternidade serviu de alavanca para que as mulheres deixem de ser empregadas para se tornarem donas do seu próprio negócio.

Faço parte dessa estatística, na verdade, sempre fui empreendedora, mesmo trabalhando com carteira assinada sempre estive envolvida em trabalhos secundários.

Amo falar sobre empreendedorismo, já tive alguns empreendimentos, uns bem sucedidos, outros nem tanto, mas, coragem para largar o trabalho com carteira assinada só veio com o nascimento da Larah.

Quando estava grávida, refleti muito sobre este tema e optei pelo meu afastamento profissional. Esta decisão foi tomada após muitas conversas com meu esposo e em concordância com ele, optei em me dedicar em ser uma Mãe em tempo integral pelo menos nos primeiros anos de vida da Larah ou até quando for possível financeiramente falando e, com 7 meses de gestação me afastei dos dois trabalhos que mantinha na época.

E, como uma boa empreendedora, não aguentei mais que um mês sem fazer “nada”.  Com 8 meses de gestação, criei este blog – Mamães Facilidades e Dicas – que a princípio seria apenas para registrar algumas informações sobre a minha gestação e para compartilhar artigos interessantes que eu encontrava na net. Foi aí que descobri o quanto eu amo escrever.

Com o passar do tempo, passei a escrever como “louca”, criei a fanpage no Facebook para divulgar o blog, fui conseguindo seguidores e quando me dei conta, fiz do blog o meu trabalho. Trabalho prazeroso e apaixonante e o melhor de tudo, continuei em casa acompanhando o desenvolvimento da minha pequena.

Financeiramente falando, não indico este tipo de negócio para quem visa somente ganhar dinheiro ou quer retorno rápido. Para começar a ter retorno financeiro com blogs, primeiro é necessário gostar de escrever e escrever artigos interessantes para o público alvo, segundo é conquistar leitores fiéis e conseguir com que o blog tenha muitos acessos. Digo que o trabalho com blog é trabalho de formiguinhas, tem que ser construído aos poucos.

Como saber se abandonar o trabalho com carteira assinada valerá a pena?

Não temos como ter certeza disso, apenas quando vivenciarmos poderemos dentro de nós encontrar a resposta e, a resposta poderá ser diferente para cada pessoa pois, cada uma de nós, apesar do desejo ser igual – desejamos ter tempo para criação dos nossos filhos – nossas realidades são diferentes. Se valerá a pena, só você saberá.

Um fator importante é conseguir o apoio da família. Recebendo apoio iremos nos sentir mais encorajadas e com autoconfiança para realizar qualquer mudança.

Não existe uma regra, não existe o certo absoluto, mas se tivermos força de vontade iremos longe.

Você também quer ser uma mãe empreendedora? Reflita, pense no que de fato você deseja, o que faz seu coração palpitar e tente realizar.

E aí na sua casa? Tem ou teve apoio para ser uma mãe empreendedora?

Então, quero convidar vocês a conversar sobre este tema e outros assuntos relacionados à maternidade na terça (31/03) das 14h às 16h no grupo do Facebook Minha Vida Anda. Nossa participação é uma iniciativa da Calçados Bibi.

Quem ainda não faz parte do grupo, acesse aqui o link e solicite participar https://www.facebook.com/groups/minhavidaanda .

Espero todas vocês lá!

Beijos

Adri