Percebi que impor limites na adolescência é a mais difícil missão para os pais do que criar os filhos na primeira infância.
Procuramos muitas informações, opiniões, ajuda de profissionais quando pequenos e conforme crescem, vamos diminuindo essa atenção.
Num mundo em que somos pressionados a dar liberdade de pensamento e de expressão, precisamos priorizar o que é o limite. Conversando com vários familiares e amigos, percebi o quão duro é a realidade de dar limites aos filhos. Parece que perdemos o controle da situação, sem identificar em qual momento. Quando vemos a nossa vida está complicada o suficiente, interferindo em todo núcleo familiar e até na vida profissional.
Como estipular esses limites?
À princípio parece uma coisa ruim, agressiva, autoritária. Porém se pensamos em segurança, orientação (financeira, nutricional e emocional), cuidado e principalmente AMOR. Faça as pazes com o lado chato!
Dar limites não é prazeroso! Dizer NÃO, REFAÇA, FAÇA MELHOR DA PRÓXIMA VEZ, CONSERTE, PEÇA DESCULPAS, NÃO VOU COMPRAR. Quando são pequenos idealizamos muitas coisas, porém vamos descuidando no meio do caminho.
Quando ouço do meu filho: -Mãe você é muito chata! OU -Mãe, só você quer ligar pra mãe do meu amigo.. OU -Mãe, só eu que tenho que fazer assim.
Por algumas vezes fico com medo, mas na minha pesquisa descobri os 3 Ds: Desagradável, Difícil e Demorado.
Tudo na vida que queremos conquistar passamos por momentos 3Ds. Quando você resolve fazer um belíssimo jantar, como fica a sua casa? Como é a preparação desse jantar? Esculpir uma joia? No final pode dar tudo certo. Os hábitos que você tem influenciam na vida do seu filho. O que eles veem e vivem dentro da sua casa?
É necessário que desde cedo o seu filho saiba quais são os seus valores, sua ética e sua crença. Tenha como meta : saúde, educação e respeito não se negocia.
Os adolescentes hoje precisam aprender a respeitar as hierarquias, cumprir com os prazos, honrar com a palavra, dialogar com irmão e amigos, dormir no horário determinado, alimentar-se adequadamente. Algumas situações que você ter na sua casa:
- O adolescente não quer dormir cedo, por si só ele não vai cumprir o horário. Então determine que em cinco minutos, VOCÊ desligará o computador, tirará o celular e SEM CULPA, FAÇA.
- O filho quer comer mais, sozinho ele não pára, pare você de servir e determine que pare de comer doces/batatas. Diga: esta porção foi o suficiente. AO INVÉS DE: não acha que já comeu demais? Isso faz mal…
- Outro ponto é o respeito, se estão jantando e o filho gritou com você, faça-o perder o direito de jantar a mesa.
- Se ele olhou para a comida e disse que não gosta, seja firme; fique sem almoçar ou coma o que tem. Seu filho não irá ficar doente por ficar um dia sem almoçar, e é claro não o deixe comer outras besteiras ou substituir a refeição.
- Nesta idade um dos maiores erros é ficar dando castigos, não funciona muito. O correto é mandar o adolescente isolar-se e refletir. Faça-o assumir que errou. Ver se ele realmente entendeu, porque levou bronca. A bronca pela bronca geralmente você ouve: Ah, tá bom, tá bom, já entendi, que mais?
- O ideal é você procurar conversar com seu filho, procurar somente pra cobrar e dar bronca, você não conseguirá estabelecer confiança e respeito.
- Não adianta gritar mais alto, nem estou dizendo para ser agressiva. Não adianta chantagem emocional. Seja firme e direta ao estipular o que aceita e tolera.
- Pelo menos duas vezes por semana, tire um tempo para vocês, ache assuntos em comum.
Filhos não têm limites e nunca terão. Sempre irão desafiar e testar os espaços e as regras. Cabe a você colocá-los. Na construção deste caminho, deixe claro que ele tem valor, que ele é importante.
Pense, reflita: quando seus filhos eram pequenos quantas horas você dedicava a eles? E hoje? Quantas horas do seu dia, da sua semana você dedica a eles?
Mil beijos e até a próxima semana!
Olá, essa fase é complicada viu, tenho um sobrinho na fase de adolescencia que fica difícil cada dia. Temos que ter muita paciência para lidar com eles, adorei seu post, muito bem explicativo. Bjs
Oii,
Acredito que essa fase deva ser muito complicada, pois é a fase das descobertas e também de experiências. Dar limites é bom, para que os mesmos entendam o que pode ser certo ou errado para eles.
beijos
oi!
Na verdade devemos começar a impor limites na infância e continuar na adolescência.
Hoje em dia muitos pais deixam os filhos fazerem tudo que querem.
bjo
Não é fácil impor limites em adolescentes, mas se você já o fazia quando criança, fica mais fácil … Acho que a maior prova de amor para um filho é também dizer NÃO!
Gostei das tuas dicas!
Bjos
Minda ❤ ?
Oi tudo bem com você
Primeiramente quero lhe desejar uma boa noite
E parabénizar pelo post Ótima resenha descrita sobre o assunto é verdade muito não sabemos lidar com a situação é uma coisa que percebo que muitos adolescentes não tem o diálogo com os pais notado que muitos pais têm está dificuldades em disciplina os seus filhos adolescentes belo post até mas
Minha filha está com 10, é uma benção, suas dicas são importantes para nós mamães. Obrigada.
Tão complicado lidar com filhos nessa idade, gostei das dicas bjo
Adolescente…Uma faze super complicada,mas dei sorte com as minhas filhas,elas ñ tiveram esse momento rebeldia,mas tenho uma sobrinha que nossa senhora!
Tinha que ir busca-la onde seus pais me pedião,pois com eles ela ñ viria,ela ñ obedecia…Agente só faltava morrer,mas no fim ela sempre obedecia.
Adorei o post!
Bjsss
Eu tenho muito medo dessa hora pois os meus tem 2 e 7 anos, realmente acho que é a fase mais dificil.