Em se tratando de finanças, quando estamos grávidas, é muito fácil ficar com as contas no “vermelho” se comprarmos todas as coisas que pensamos ser necessário para o bem estar do bebê. A solução é fazer um enxoval econômico, preparando uma lista do que realmente é necessário e tentar adaptar ao nosso orçamento, mas, sei bem que para mães de primeira viagem, é difícil saber o que realmente será útil.
7 Itens Desnecessários Para Um Enxoval Econômico
Pensando nisso, hoje no blog vou listar 7 produtos, considerados essenciais, que comprei antes da Larah nascer e para nós aqui em casa, não havia necessidade e poderíamos ter economizado no enxoval.
Quando comecei a fazer o “enxoval econômico” da Larah, percebi que dois fatores fazem com que gastemos com itens desnecessários: Listas de compras fornecidas por lojas especializadas que geralmente existe um exagero nas quantidades e o segundo fator somos nós, futuras mamães, que querendo comprar tudo que vemos de lindo. Sim, eu “cai nas garras” desses dois fatores e comprei coisas desnecessárias. Mas hoje, vou listar apenas 7 itens:
-
Berço (que não vira cama)
O berço da Larah é lindo, todo branco com uns detalhes em cristais, me apaixonei logo que vi, aí “ferrou”, nenhum outro berço me agradava, queria aquele dos cristais. Pois é, ele é lindo, mas não vira caminha. Resultado: A Larah nunca dormiu a noite toda nele.
Tornei-me adepta a cama compartilhada e agora que a Larah fará 2 anos, vou vender o berço e comprar uma caminha ou farei uma cama estilo montessoriano. Eu poderia ter ficado sem comprar o berço tranquilamente que não teria feito falta.
Minha sugestão é comprar um berço que vira cama ou, se você planeja deixar o bebê em seu quarto por alguns meses, compre o berço ou cama posteriormente.
-
Kit Berço
Os kits berço disponíveis no mercado são lindos, inclusive alguns modelos custam mais caros do que o próprio berço. Eu comprei um lindo de viver, gastei uma pequena fortuna, depois ganhei outro tão lindo quanto o que eu comprei. Resultado: Ficou enfeitando o berço, depois de uns 3 meses estavam cheios de pó e após a lavagem já não ficaram mais tão lindos e, o mais importante, para evitar sufocamentos dos bebês o recomendável é menos roupas de cama possível. Então quer economizar, risque o kit berço da lista do enxoval econômico.
-
Roupas com muitos adereços
É desperdício de dinheiro comprar várias roupas repletas de adereços e enfeites para bebês recém-nascidos. Vai por mim, na hora que começar o troca troca de fraldas você vai preferir roupas práticas de fácil manuseio. Quer comprar roupas com adereços? Compre o mínimo possível.
-
Sapatos
Até que seu bebê esteja andando, você pode ignorar os sapatos, ou se comprar limite-se a 1 ou 2 pares. Acredite os sapatos não farão falta alguma e perdem-se muito rápido.
-
Toneladas de brinquedos
Para recém-nascidos, basta brinquedos simples que estimulam os sentidos e talvez um bicho de pelúcia ou bonequinha de pano. Brinquedos extravagantes podem esperar mais um pouco.
-
Diversas mamadeiras e chupetas
Comprei algumas mamadeiras e chupetas e ganhei outras no chá de bebê só que a Larah não pegou nem uma coisa nem outra. Confesso que até tentei dar chupeta, ofereci vários modelos diferentes e ela não quis (melhor assim né). Água e suco ela toma somente no copo. Então, quer comprar? Limite-se a um item de cada e espere para ver se o seu bebê vai pegar ou não.
Pode ter certeza que se você conseguir (depois dessas fotos lindas) eliminar ou reduzir as quantidades, na hora da compra do enxoval econômico, dos itens relacionados acima, você fará uma economia expressiva.
Amiga, sapato é uma coisa que eu perdi a mão mesmo, comprei dezenas, não resistia…e depois Bia nem usou!
No resto acho que fui bem equilibrada!
Bjs
Realmente tem algumas coisas que não precisa comprar logo e muito, principalmente os sapatinhos, quando meu sobrinho nasceu minha irmã comprou muitos sapatinhos, no final o pé dele cresceu e ela teve que dar os sapatinhos, nos dias de hoje não se pode gastar muito, temos que fazer uma economia,Adriana beijos.
concordo com tudo! mas aqui não tem essa de cama compartilhada não. Eu morro de medo de me virar e sem querer ficar em cima da bebê. As minhas duas dormiram no berço desde que sairam da maternidade. Acho bacana terem um lugar delas.
Roupas com tantos detalhes não sou muito fã, gosto do estilo criança. Sapato são um charme mas é só enfeite. Agora os brinquedos são os vilões. Na primeira gestação eu me animei tanto que comprei toneladas, pensando em mim hahaha
Criança traz um gasto gigante mesmo. Vejo muitas gravidas comprando roupas e sapatos loucamente e a criança as vezes nem chega a usar tudo porque cresce rápido demais.
Bem legais as suas dicas.
Achei o blog uma graçinha!
O meu blog nasceu a pouco e te convido a conhecer meu cantinho
http://www.renatachampion.com.br/
Adorei o post, também me arrependi de não ter comprado um berço que vira cama..rs