Insuficiência Istmo Cervical – IIC é uma das complicações que podem ocorrer na gestação. Porém, seguindo as orientações médicas é possível você levar sua gestação até final com sucesso. Soube desta complicação, após conhecer a história da Fernanda Jardim, 35, mãe de Heitor , 4 meses, que publicamos aqui na 4°f. Realizei uma pesquisa e reuni neste post mais informações sobre o IIC e o procedimento cerclagem.

pregnant-1245703_1280

 

O que é Incompetência (ou Insuficiência) Istmo Cervical?

A incapacidade do colo uterino de manter uma gravidez, um defeito do canal cervical que perde ou não tem a capacidade de suportar o peso, sem se dilatar. Quanto mais curto estiver o colo do útero, maior é a possibilidade de haver parto prematuro.

Quando a mulher não está grávida, o canal cervical tem um buraquinho, pelo qual passam o fluxo menstrual e o esperma.

Quais são as causas? Como saber se eu posso ser assim?

1)Congênito: má-formação do canal, por exemplo, maior concentração de fibras elásticas que musculares;

2)Adquirido: deformidade do canal  por causa de partos com utilização de fórceps, procedimento para retirada de lesões pré-cancerosas no colo do útero: conização ou biópsia em cone,  forceps tumoração istmo-cervical (miomas e etc)

Quais exames podem identificar?

O ultrassom transvaginal é o exame mais indicado para identificar o IIC.

Como é o tratamento?

Os médicos indicam repouso moderado à absoluto (ajuda a manter a gestação até pelo menos a 34ª semana);  cerclagem antes da 13ª semana de gestação e à s vezes medicamentos inibidores de contração uterina;

Cerclagem – O que é? 

Cerclagem é como uma costura em volta do colo uterino antes da 13ª semana de gestação com um, dois ou mais pontos, dependendo do grau da IIC, que ajuda a manter o colo do útero fechado.

Qual o melhor período para fazer a cerclagem ?

Sempre depois de 12 semanas e de preferência antes da 20ª semana.

Como é realizado o procedimento?

É feita com anestesia e na maioria das vezes, não há necessidade de internação. A linha utilizada é em sua maioria a usada em cardiologia.

Quais os cuidados após o procedimento?

Após a cirurgia, o médico deve receitar repouso nos dias seguintes. É possível que sinta cólica, sensação de peso na região pélvica. Como medida cautelar, deve-se realizar o ultrassom mensalmente para medir o colo uterino. Colo uterino menor que 3cm exige cautela e repouso absoluto, pois corre-se risco de rompimento dos pontos da cerclagem.

Como será meu parto?

A partir da 37 semanas de gestação os pontos poderão ser retirados para que você possa esperar o trabalho de parto e via a ter o parto normal.  Não é obrigatório  parto cesárea, nesses casos. Tudo será avaliado com seu obstetra.

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima semana. Mil bjs

regina