Ontem recebemos os livros da Fundação Itaú – pra quem ainda não pediu peça aqui, é totalmente gratuito – e me fez refletir a respeito da importância do incentivo a leitura desde a primeira infância.

Com estes dois livros que recebemos do Itaú, a coleção da Larah agora está com 5 livros e, mesmo que ela ainda não entenda muitas coisas, quando leio para ela, por incrível que pareça, ela presta muita atenção, principalmente quando mudo a entonação da voz.

Incentivo a Leitura

As pesquisas sempre apontaram a importância dos pais ter o hábito de ler para as crianças desde o nascimento. Hoje a gama de livros para todas as idades é infinita. Este hábito pode e deve ser incentivado através de presentear os pequenos com livros.

Eu bem sei que gostar de ler é questão de hábito, tanto é que na minha fase de adolescência, eu não gostava, não tinha incentivo de outras pessoas, para ler os livros obrigatórios da escola era o maior sacrifício, até que com uns 16 anos, descobri meu amor pela leitura, nesta época, li todos os livros que tinha em casa – livros infantis, livros de romance, a coleção da Agatha Christie do meu irmão – e quando acabaram os livros comecei a ler livros emprestados de amigos até começar a comprar minha coleção, que hoje são aproximadamente 200 livros. Até que veio esta tal de rede social, e meu tempo disponível diminuiu, agora tem a Larah, enfim, leio bem menos que antes, mas meu amor continua o mesmo.

Todo este amor pela leitura, quero fazer o possível para passar para a Larah, não quero que ela, como ocorreu comigo, descubra este amor tardio.

Crianças do tamanho da Larah, ainda não sabem pedir livros de presente mas, a partir dos três anos, se houver incentivo desde bebês, já solicitam que os pais leiam para elas. O nosso dever como pais é aproveitar estes momentos, e atender a criança com todo entusiasmo, usando a entonação da voz, fazendo deste um momento de diversão.

Quando as crianças já estiverem maiorzinhas uma forma de incentivo ao hábito da leitura é leva-las para passear em livrarias. Aqui em São Paulo, existem livrarias maravilhosas que disponibilizam de espaços lúdicos adaptados, que qualquer criança se encanta e esta é uma oportunidade de estimular a criança a escolher elas mesmas seus livros.

Existem outras formas de incentivo a leitura:

  • Empréstimos de livros em bibliotecas;
  • Compra em sebos;
  • Trocas entre amigos;
  • Assinatura de gibis e revista para crianças;
  • Ver o pai e a mãe lendo (afinal somos modelos a serem seguidos);
  • Ter um espaço lúdico como cantinho da leitura;

A leitura estimula a imaginação, criatividade, ajuda a melhorar a escrita e a fala, não existe prejuízos a leitura traz só benefícios.

Pensando neste estimulo, trouxe uma seleção de imagens retiradas do Pinterest de cantinhos da leitura para que vocês se inspirem e quem sabe crie aí na sua casa.

Até Mais.

INCENTIVO A LEITURA

INCENTIVO A LEITURA

3

4

5

6

 

8

9

10