Filhos São do Mundo
Gosto muito dos livros e textos escritos por José Saramago, e o texto “Filhos são do mundo”, li várias vezes mas, ontem foi a primeira vez que li depois que me tornei mãe e, confesso que a sensação foi bem diferente, me senti “tocada” e emotiva com o texto. A maternidade tem mudado muito meu emocional e me feito muito mais chorona. Achei digno de compartilhar com vocês este texto maravilhoso.
“Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!
Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.
Santo anjo do Senhor…
É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas ‘crias’, que mesmo sendo ‘emprestadas’ são a maior parte de nós!!!”
José Saramago (Há um comentário que nega a autoria deste texto, fica assim aqui o registro.)
Concordo que em uma determinada idade
apenas vai ter que ter conselhos sim
a Isa já tem Dez anos conversamos bastante
e vou ensinando, como aprender a andar e se comportar
sozinha, muitas coisas ainda não deixo fazer
por medo mesmo.
Mas sei que tenho que prepara-la e me preparar também
bjs
Adoro os textos dele também Dri. Acredito que cabe a nós dar a base para que possam fazer as escolhas certas no futuro!!!
BJKS
Tb concordo, tento criar minha filha para ser uma boa cidadã para a sociedade com valores e etica!
Amiga… e como são do mundo, da vida!
Criamos… e um dia alçam vôo!
bjs
Quando a gente coloca os filhos no mundo, acaba criando essa sensação de que eles dependem de nós. Mas crescem!!! E é muito verdade isso: os filhos são para o mundo, mas que é dificil isso é!
Concordo, devemos criar nossos filhos com os melhores valores para se tornarem bons cidadães e prepará-los para estarem prontos quando chegar a hora deles alçarem voo … adorei o post!
Bjs
http://pequenasofiaemanuelle.blogspot.com.br/