Sabemos que assim que descobrimos a gravidez, é uma tentação os passeios aos shopping e lojas de artigos de bebês, temos vontade de comprar tudo e precisamos de muita força de vontade para conter a tentação. Antes de sair comprando tudo, eu recomendo que você pesquise e converse com outras mamães. Abaixo segue informações dos itens base para um enxoval de recém nascido:

Enxoval – O que comprar

Bodys
– Os bodys são peças chaves, use e abuse deles. Com certeza tanto os de manga longa e curta você irá usar, no entanto fique atenta a época do ano que seu bebê vai nascer, caso seja no inverno compre mais peças com manga longa. Aliás, quando falamos de enxoval, tudo depende disso. Nas primeiras semanas, mesmo os bebês que nascem no verão, acabam usando bodys de manga longa, porque dão uma maior proteção para aquela pele sensível do recém nascido. Procure bodys que sejam de uma malha bem macia e confortável, além de ser 100% algodão, claro.

Culotes
– Também conhecidos como mijão ou calças, é uma peça imprescindível no guarda roupa do bebê. Os culotes pode ser com pé, sem pé ou com pé reversível (aqueles que virando ficam como meias). Da mesma forma que o body, procure calças que sejam de uma malha bem macia e confortável, além de ser 100% algodão. Pode ser malha suedine, com elastano, a canelada, todas são ótimas.
Macacões
– Macacões ou tip tops também são essenciais na rotina do recém nascido. Em dias mais frio eu uso na Larah o kit body + culote + meia + macacão. Em dias mais quentes uso apenas o macacão ou body + culote + meia.
Existem muitas variedades de tecidos (malha, plush, lã e soft) e no momento da compra novamente é necessário ficar atenta a época do ano em que seu bebê vai nascer

Meias
– As meias também faz parte dos itens necessários no enxoval eu indicaria comprar poucos pares do tamanho RN mesmo e mais do 14 ao 18, que duram mais tempo.

Complementos
– Luvas, toucas e sapatinhos: Outro item que eu considero muito importante no enxoval do bebê, são as luvinhas. Quase todos os recém nascidos nascem com unhas enormes e não podemos cortá-las (pelo menos por uns 15 dias). As luvinhas evitam que o bebê acidentalmente se arranhe (isso acontece muito!) e no inverno, mantém as mãozinhas aquecidas. O mesmo vale para as toucas (no caso de bebês que nascem no outono/inverno). Dê preferência à luvas e toucas de malha ou soft. Evite as de lã.
– Casaquinhos de fio, tricô ou lã: Em qualquer que seja a estação, é legal ter pelo menos dois casaquinhos. São lindos, fofos e aquecem os pequenos. Os mais grossos para aqueles dias de frio intenso e os mais fininhos para os dias de brisa.
– Saída Maternidade: Você não precisa necessariamente comprar algo que seja vendido como Saída Maternidade. Mas, se você realmente se apaixonar por aqueles conjuntos de macacão + manta, vale comprar também.
Importante: USE as roupinhas sem dó nem piedade. Não vá naquela onda de “esse é pra sair”. De repente, quando você resolver vestir seu bebê com aquele macacão lindo e especial, ele não servirá mais… Então, use, use, use muito. Principalmente suas peças preferidas.

Nas imagens segue sugestão de enxoval.

ENXOVAL - Sugestão Inverno

ENXOVAL – Sugestão Inverno

ENXOVAL - Sugestão Verão

ENXOVAL – Sugestão Verão

ENXOVAL - Sugestão Cama e Banho

ENXOVAL – Sugestão Cama e Banho