bronquioliteNesta época de inverno, as preocupações dos pais dobram de tamanho. Junto com o frio também aparecem as doenças virais, respiratória e bacterianas nas crianças.

 A Larah até agora teve apenas (graças a Deus) uma gripe, mas, durou praticamente 30 dias. Ela não precisou tomar remédios, foi receitada inalação com soro quatro vezes ao dia e rinossoro várias vezes ao dia.

As doenças e viroses mais comuns nesta época são as gripes, bronquiolite, asma, rotavirus, catapora, caxumba e sarampo.
Para minimizar os riscos de contrair estas doenças, o ideal é evitar lugares fechados e com muitas pessoas, além de manter as vacinas das crianças em dia.

Conheça um pouco mais destas doenças e algumas dicas de como evitá-las.

Bronquiolite

É causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e é uma das maiores causas de internação entre crianças de até um ano de idade. Entre os sintomas estão a febre, dificuldades em respirar e chiado no peito. A bronquiolite tem alguns graus: dos mais leves, com sintomas parecidos com os da gripe, até os mais graves, que precisam de internação. O contágio é feito pelo ar e também pelas mãos dos dedos na boca. A dica é lavar bem e com frequência as mãos das crianças.

Rotavirus

É o chamado vírus da diarreia, que podem causar desidratação nos bebês e indisposição nas crianças. A vacina é uma das maneiras de evitar o contágio pelo vírus. Aos primeiros sintomas, é importante levar a criança a um médico para fazer medicação e evitar o agravamento.

Catapora, caxumba e sarampo

São doenças infecto-contagiosas típicas do inverno. O contágio é feito pelas vias respiratórias. Quem tem bebê com menos de um ano, é bom evitar para lugares com aglomeração de pessoas.

A catapora pode ser evitada com vacina e entre seus sintomas estão febre, dor de cabeça e cansaço. O tratamento apenas alivia os sintomas e o importante é não coçar as feridas para evitar a proliferação. A caxumba causa inchaço e dor nas glândulas parótida e salivares infectadas. Dor ao engolir e febre estão entre os sintomas. Já o sarampo causa manchas vermelhas na pele e causa cansaço, mal-estar, tosse e febre. Como parte do tratamento estão o repouso e a ingestão de líquidos e alimentos leves.