5 dicas para tirar seu filho do tédio

Tédio – Crianças são naturalmente muito agitadas e criativas. Além de sempre inventarem algo novo para fazer, parece que nunca houve tantas atividades à disposição delas. Ainda assim, chegará um momento em que nenhum dos vários brinquedos e jogos vai satisfazê-las.

“Estou entediado, não tem nada para fazer”. Se você ainda não ouviu isso, pode ter certeza que ainda vai ouvir. Para ajudar pais e mães a encontrarem uma solução para o tédio, separei cinco dicas que costumam funcionar muito bem!

1) Crie brincadeiras

Se todos os brinquedos espalhados pelo quarto já enjoaram, é hora de criar novos desafios para se divertir. Ninguém melhor do que as próprias crianças para isso, mas se faltar inspiração, você pode ajudar.

Atividades manuais são uma ótima maneira de fugir da rotina e estimular a criatividade. Que tal construir uma maquete? Ou fazer um mapa da vizinhança? Tenha sempre em casa itens como caixas, tinta, folha sulfite, lápis de cor e massinha para os momentos de tédio.

2) Participe da diversão

Qualquer brincadeira fica muito mais divertida quando os pais participam, nem que seja por alguns minutos. O joguinho que não era mais interessante volta a ficar legal se o pai ou a mãe estiver junto.

Sei que nem sempre temos tempo de parar os afazeres para se dedicar a isso. Porém, vale a pena fazer um esforço, já que além de ajudar a “matar o tédio” você estreita as relações com seu filho.

3) Ensine algo novo

Engana-se quem pensa que nesse momento de tédio as crianças nem querem saber de aprender. Muito pelo contrário, talvez seja a hora ideal para adquirir novos conhecimentos. Mas claro, precisa ser algo que seu filho se interesse.

Por exemplo, se ele gosta de comida, você pode ensiná-lo a fazer alguma receita. Se ele for curioso, mostre como montar e desmontar objetos. Se gostar de artes, pode ensiná-lo a fazer dobraduras ou algo do tipo. Enfim, use também os seus dons e habilidades para levar algo novo a seu filho.

4) Incentive a leitura

Crianças apaixonadas por livros nunca terão motivos para ficar entediadas. Afinal, sempre haverá uma nova leitura ou algum novo tema interessante para explorar.

Se seu filho ainda não se interessa tanto por ler, procure novos formatos ou tente entender que tipo de livro pode agradar. Vale a pena ter sempre esse trunfo na mão não só para espantar o tédio, mas pelas centenas de outros benefícios que a leitura oferece.

5) Deixe ele encontrar a solução

Por incrível que pareça, o tédio não é necessariamente algo ruim e pode trazer grandes benefícios. Em um mundo onde até as crianças estão com a agenda cheia, ter um período sem “nada para fazer” é fundamental.

É nesse momento que elas poderão desenvolver sua a criatividade e aprender a tolerar o próprio tédio. Sabe aquele sentimento de culpa que nós, adultos, sentimos quando estamos no ócio? É justamente isso que devemos evitar para as crianças.

Ou seja, de vez em quando é possível não adotar nenhuma das outras 4 dicas e deixar seu filho encontrar alguma saída. Os resultados só tendem a ser positivos!

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

 

menos tédio

menos tédio

Leia também

Brincadeira de criança, como é bom