Na semana em que se comemora o dia das crianças, há muitos pais que ouviram a pergunta, mesmo em tom de brincadeira: Mãe, e o meu presente?
O fato é que para nós decidirmos se devemos ou não presenteá-los é uma enorme indecisão. É necessário que possamos tomar cuidado em ser éticos e conciliar as atividades e permissões com a mesma regra.
Não podemos quando nos convém dizer que não podem porque ainda são crianças e quando querem e podem agir como criança recriminar porque são adolescentes.
A fase de 11 a 13 anos é muito complicada, pois além das mudanças hormonais que influenciam diretamente no corpo, existem os conflitos sentimentais. O nosso Estatuto da Criança e do Adolescente, deixa-se de ser criança aos 11. A adolescência vai de 12 aos 18.
Há ainda os que não gostam de serem chamados de criança, o que torna a nossa vida muito mais fácil, pois basta dizer que é atitude de criança, objeto de criança que eles por si só já determinam que não querem.
O ideal é tentar achar o equilíbrio entre a liberdade e o limite.
Aqui em casa eu determinei que a partir dos 12 anos não se ganhava mais presente do dia das crianças. Porém fui obrigada a dar mais liberdade: ir ao shopping sozinho com o os amigos, voltar da escola sozinho, ir a festa de aniversário à noite… e por ai vai, mas com alguns limites de horário por exemplo.
Dia das crianças – Dicas:
– estabeleça com seu filho essa idade limite;
– a partir dos 10 anos, caso vá presentear, procure algo mais adequado com a idade: jogos de tabuleiro, aula ou curso, um musical, uma peça de teatro;
– Crie seus próprios “vales” : vale ficar acordado até XXhs / Vale 1 hora a mais no computador / vale um passeio;
– Avalie o tipo de presente pedido: se for uma mini saia ou óculos escuros, você pode até comprar mas diga que não é pelo dia das crianças;
Mas antes de terminar quero ressaltar que se vai ou não dar presente, o importante é conversar e sempre, sempre opte pelo amor!
Mil bjs ,
Quando a criança chega a uma certa idade elas mesma já diz que não é mais criança, já é um pré adolescente, mas quando chega essa época do dia das crianças acho que é bom agradar um pouco, não comprar muitos presentes mas uma lembrancinha, mas concordo com você que comprar ou não comprar um presente primeiro é conversar antes caso ele seja já um pré adolescente, Adriana bjs.
Você falando em adolescentes lembrei da minha sobrinha que está na fase dos 12 aos 18, ela está bem no meio = 15 anos e vai completar 16 agora em dezembro, mas vou ter falar!!! É uma idade muito complicada para se administrar.
Amei o seu post.
Um Grande Beijo e Fica com Deus
Dicas maravilhosas
realmente o que é mais importante é o carinho , atenção e o amor
isso sim é mais que um presente
adorei o post
bjs
Gostei das dicas, faz bem ter essa sintonia e mostrar as crianças que tem outras coisas mais importantes além de presentes, estabelecer um diálogo de acordo com a faixa etária é ter um aprofundamento mais de como anda as cabecinhas dessas pessoinhas
Beijos
Rafael
Pois é bom post, criança é criança adolescente é adolescente, cada um na sua fase ne bjo
Oier flor … Pois é eu estou na fase da adolescência! Tenho duas uma com 16 e outra com 14 …. A fase dos presentes já se foi, mas a fase das trocas essa permanece! Graças a Deus elas são super tranquilas. Beijos Sandra Paim @casanovaorganizada
poxa que legal seu post querida um beijo amei
Muito legal e interessante seu texto e muito bem explicado, Eu adorei! Parabéns pelo o seu blog e suas dicas. beijos
Oi tudo bem com você
Desejo uma boa noite
Parabéns pelo seu post
Ótima resenha descrita sobre o assunto
Bem interessante o post ótima noite pra você até mas