Uma das fases que confesso que tinha certo medo de passar era a fase do desfralde. Li muito a respeito do tema, vi mamães com muitas dificuldades no desfralde, outras que tiveram mais sorte e outras que precisaram adiar o inicio dessa fase e hoje, com o desfralde da Larah finalizado, quero compartilhar com vocês como foi nossa experiência.
Desfralde da Larah
Pouco antes de a Larah completar 2 anos, fiz uma pequena experiência para saber se era o momento do desfralde.
Comprei peniquinho, comprei redutor de assento sanitário, expliquei para ela o que era aqueles objetos, orientei que quando ela quisesse fazer xixi ou cocô era para avisar a mamãe e, por alguns dias, a deixava sem fraldas.
E “bingo”, descobri que ainda não era o momento de iniciar o desfralde. Ela só falava que queria fazer xixi depois que já tinha feito na roupa. Quando, preventivamente eu a colocava para fazer xixi no peniquinho, ela não fazia nada. Depois de uns 3 dias de tentativa, resolvi adiar o início por alguns meses.
Eu sempre fui ansiosa, mas é incrível que com a Larah tenho conseguido manter as coisas no tempo certo, sem comparar o desenvolvimento dela com o desenvolvimento de outras crianças, e tem sido assim para todas as coisas e tem dado super certo.
Depois dessa primeira tentativa, deixei o tempo rolar e, quando Larah estava com 2 anos e 5 meses, percebi que ela estava definitivamente pronta pra começarmos o desfralde novamente, e posso dizer? Foi um sucesso.
Porque percebi que era hora de iniciar o desfralde da Larah novamente?
- Ela demonstrava incomodo com o uso das fraldas;
- Avisava quando queria fazer xixi ou cocô;
- Adorava observar a mamãe fazer xixi;
- Passava mais tempo entre um xixi e o outro;
- Acordava de manhã com a fralda sequinha;
Iniciamos com uma conversa franca e olho no olho. Nessa conversa, apresentei novamente o peniquinho, o redutor de assento e usei uma estratégia que deu super certo, premiava com 1 adesivo (para ser colado no peniquinho) quando ela fazia xixi e 2 adesivos quando ela fazia cocô.
Além disso, como ela fica um período – quando preciso trabalhar externamente – na casa de umas das duas tias – Silvia e Eliane – também providenciamos redutor de assento para a casa das tias.
Com o xixi foi um sucesso, ela queria completar todo o peniquinho de adesivos, a partir do dia que demos início, ela nunca mais fez xixi nas fraldas ou nas roupas. Durante alguns dias eu ainda coloquei fraldas para dormir, mas ela não fazia nada, amanhecia sequinha e depois de 10 dias, abandonei as fraldas noturnas também.
Com o cocô, foi um pouco diferente, ela avisava que queria fazer cocô, eu colocava no peniquinho e ela pedia para colocar a fralda. Tentava por alguns minutos e como ela não fazia, eu colocava a fralda para que ela pudesse fazer.
Esse processo do cocô seguiu por aproximadamente mais 1 mês e, até que um dia, ela conseguiu fazer cocô no peniquinho. Fizemos tanta “festa”, comemoramos tanto, que ela ficou tão feliz que, pronto, o desfralde foi finalizado.
Com dois anos e seis meses a Larah desfraldou totalmente e o mais importante, de forma natural, no tempo dela e sem traumas.
Abaixo vou compartilhar algumas dicas para o desfralde ser sucesso:
- A principal dica é perceber os sinais que a criança emitirá tais como, falar que vai fazer xixi ou cocô, se mostrar incomodada com a fralda, não querer colocar a fralda na hora da troca.
- Apresente para a criança o banheiro, fale sobre a descarga, explique para onde vai o xixi e o cocô dos pais ou dos irmãos.
- Se possível leve a criança para escolher o peniquinho ou o redutor de assento e escolha um que deixe a criança confortável.
- Se preferir, use alguma estratégia como a que usei dos adesivos;
- Não é legal começar o desfralde colocar algumas vezes a fralda. Se optar por iniciar, para nçao confundir a cabecinha da criança, vá em frente, se precisar sair, leve trocas de roupa extra e forre cadeirinhas ou carrinho para caso ocorra deslizes.
- Antes de dormir ou de sair, leve a criança para fazer xixi ou cocô, mesmo que elas digam que não querem tente colocar no peniquinho por alguns minutos.
- Comemore bastante e parabenize quando elas acertarem o xixi e o cocô.
- Não castigue, brigue ou algo do gênero quando tiver escapadas no meio do processo.
- Ensine todo o processo: fazer as necessidades, se limpar (claro que durante tempos somos nós quem faremos isso, mas é importante eles saberem a ordem do processo), dar descarga, lavar as mãos.
- Oriente, ensine sempre com paciência, amor e se precisar abortar o processo e “dar um tempo”, faça isso de forma tranquila sem culpas e certa que no momento certo o processo será retomado.
E por aí? Como foi? Tem algumas dicas pra acrescentar no post?
Beijos,
Aqui em casa o meu sobrinho o desfralde foi começando aos poucos, a minha irmã comprou também um piniquinho pra ele, ela começou a tirar a fraldas aos poucos, ela conversava com ele sobre esse assunto, ensinava ele a fazer xixi e cocô, no piniquinho ou no banheiro, no final deu certo. Excelente o post falando desse assunto, muitas mamães com certeza vai ficar informadas sobre esse assunto bjs.
Essa fase é muito importante…..tenho um sobrinho que estamos iniciando o processo, mas não tem sido fácil ainda rs
Nossa lindona que estrategia você fez achei bem legal imagino a festa que você fez com a Larah.
beijos
Que bacana sua experiência, paciência é tudo! Já já é a minha vez!! Beijoss
Quando minha cunhada começou o desfralde foi bem assim, as vezes ele avisava e não dava tempo de chegar, outras vezes avisava depois, coco geralmente era no meio da sala rsrs e com o tempo e aos poucos ele foi aprendendo a segurar até chegar no banheiro e avisar no tempo certo rs
lembrei de quando passei por isso com meu filho
foi bom , pois não tive desafios rsr
foi bem tranquilo e rapidinho ele largou a fralda
foi um alívio
bjs
Uma fase importante em que devemos ter paciência e saber esse momento e agora sabendo ainda mais com suas dicas talvez fique ainda mais fácil
Beijos
Rafael
São muito boas as dicas, já faz um tempão que eu passei por isso …
Minda
Bjs ❤