intelectualEstou muito feliz, pois cada Post divulgado temos uma participação de muitos interessados pelo assunto, agradeço pelas visualizações e comentários sobre o Post da semana passada. Hoje o assunto é sobre Deficiência Intelectual. Qual o significado? Como era visto antigamente? E hoje? Qual o seu Histórico de Inclusão Social?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

“Deficiência significa uma restrição física, mental ou sensorial, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividade essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente”.

Deficiência Intelectual, caracteriza-se pelo funcionamento intelectual significativamente inferior a média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas em pelo menos duas ou mais áreas da conduta adaptativa

(AAIDD ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DO DESENVOLVIMENTO)

Lendo com atenção esta definição, podemos concluir que Deficiência Intelectual:

É uma condição diferente da doença mental.

Doença mental caracteriza-se por distúrbios de ordem emocional, psicoses e outros.

No campo científico é conhecida como psicopatologia ou distúrbio mental.

O DEFICIENTE NA IDADE ANTIGA

. Sociedade movida pela busca da perfeição.

. Os gregos criaram o termo “estigma” para se referirem aos sinais corporais que identificavam e discriminavam as pessoas, impossibilitando o convívio social.

O DEFICIENTE NA IDADE MÉDIA

. Valorizava-se o discurso, a argumentação e o conhecimento religioso,

. O deficiente escapava do abandono e da exposição e eram acolhidos em conventos e igrejas.

O DEFICIENTE NA IDADE MODERNA

. O homem passa a ser entendido como ser racional e surge a visão científica e a concepção de deficiência em uma classificação, decorrente do modelo clínico, embora ele continue a ser visto como improdutivo.

. A partir do século XIX surgiu a abordagem educacional, que leva em conta as possibilidades e potencialidades da pessoa com deficiência intelectual.

 

NA ATUALIDADE, O DEFICIENTE é enfatizado na centralização do ser humano como um ser social.

O modelo clínico lentamente vai dando espaço ao modelo pedagógico da Educação, fortalecendo os ideais da ética contemporânea: a integração e direitos.

Curiosamente, esta abordagem foi uma iniciativa de médicos.

Este é só uma parte do post, semana  que vem, vou relatar sobre a Causa da Deficiência Intelectual, o Diagnóstico, Mitos e Verdades.

Até mais!

silvia1