Se eu fosse dar um conselho para uma mãe nova, seria: Aproveite os primeiros anos do seu filho (a) para poder decidir sobre basicamente tudo em relação a criança, desde a decoração do quartinho do bebê ou da primeira festinha de aniversário.
Lá pelo terceiro ou quarto ano, eles já saberão bater o pé no chão e vão facilmente te convencer que querem um quarto com tema super-heróis ou lady bug.

E como fazer isso, de modo que o espaço não fique carregado de cores e informações, prejudicando o principal objetivo do ambiente que é o descanso da criança?
Vamos as dicas:
- Símbolos e Cores
Todo tema está conectado a imagens, símbolos e cores características que são gravados em nosso subconsciente. Por exemplo: coroas nos lembram princesas, preto , vermelho e branco juntos nos remetem ao Mickey Mouse, e quem não se identificaria com o famoso “S” do Superman?
Observe as principais características em relação ao tema escolhido e anote-os em um papel. Nem todos precisam e devem ser usados simultaneamente no mesmo ambiente.
Escolha aqueles que são mais marcantes para fazerem parte da decoração.


- Base neutra
Geralmente, os desenhos infantis são carregados de cores fortes, vibrantes. Por isso utilizá-las como referência para pintar as paredes do quarto pode ser perigoso. Particularmente, procuro escolher bases neutras e inseri-las de maneira mais sutil no ambiente.
A ideia é que a criança se identifique com o tema sem que o quarto pareça um cenário.


- Aposte nos detalhes
Sabe aquelas informações que você anotou no item 1. Agora é hora de usá-las. Mas muita calma nessa hora!
Use o bom senso e escolha peças menores como almofadas, objetos decorativos e móveis pequenos que tenham uma referência mais forte sobre o tema.



Trouxemos hoje dois projetos autorais com quartos temáticos para exemplificar o que falamos até aqui.
O primeiro é esse quarto de um fã mirim de Harry Potter. Quem assistiu o filme, conhece alguns dos símbolos que foram inseridos no projeto. Os mais fortes são: a textura de tijolos e o quadro 9 ¾ que se referem a plataforma do trem para Hogwarts e o detalhe triangular na parede que indicam as relíquias da morte.

Além deles, temos as malas antigas que servem como mesa de cabeceira e sobre elas a gaiola da coruja Edwiges.
Uma parede cinza grafite traz para o quarto a atmosfera do filme, mas o restante das paredes permanece clara para não carregar o ambiente. Por fim, a madeira para trazer o aconchego que todo dormitório deve ter.


Nesse segundo exemplo temos um menino fanático por futebol. Em específico pelo atlético mineiro.
Com essa informação trabalhos as paredes na cor branca e detalhes em preto (cores do time) como na cabeceira e no painel de tv.
A cabeceira se estende até o armário de portas espelhadas e nela fixamos uma estrutura metálica com rede para guardar as bolas, lembrando uma trave de futebol.
Mais uma vez o uso da madeira dá a sensação de aconchego.


Lembre-se que, se precisar de ajudar personalizada para decorar o quartinho do seu super-herói ou da sua princesa, pode contar com a gente clicando aqui. Fonte imagens: Pinterest