Saiba quais cuidados bucais são necessários mesmo antes do nascimento do primeiro dente de leite

As escolhas que os pais fazem pelos seus filhos nos primeiros anos influenciam em toda a sua vida. O cuidado com a saúde da boca, por exemplo, deve ser um hábito criado desde muito cedo. Para que as crianças cresçam com boa saúde bucal é necessário o acompanhamento com o dentista desde os primeiros meses.  Além disso, é importante que os pais criem rotinas diárias saudáveis de escovação e alimentação.

A seguir, a especialista em Odontopediatria da área de Gestão de Qualidade da OdontoPrev, Dra. Ana Silvia Sandin Romano Fonseca, reuniu alguns cuidados especiais para a saúde dos pequenos.

Higienização

Bebês e crianças não conseguem fazer a higienização da área da boca sozinhos, então, é importante que os responsáveis assumam essa prática ainda antes do nascimento do primeiro dentinho.

Mesmo que alimentados apenas pelo leite, os bebês também precisam passar pelo processo de higienização bucal. É necessário estimular os rodetes gengivais (local no qual os dentes irão nascer), limpando-os, junto com a limpeza da língua e palato (céu da boca) com um pedaço de gaze embebida em água filtrada ou mineral, enrolada e presa ao dedo indicador. As dedeiras de silicone também podem ser utilizadas, pois encaixam perfeitamente.

A partir do nascimento do primeiro dente, a limpeza deve ser feita por um adulto, com uma escova de cabo longo, cabeça pequena e cerdas macias, e pasta de dente. O dentista irá orientar qual a melhor pasta e escova assim como as técnicas de escovação adequadas.

À medida que a criança vai crescendo e desenvolvendo coordenação motora, poderá realizar a escovação sozinha. Contudo, será necessário realizar a complementação e/ou supervisão dos responsáveis até a adolescência.

Lembrem-se: a escovação é muito importante principalmente no período noturno, então, não deixem os pequenos dormirem sem a higienização.

Alimentação

É importante reforçar que a fase de amamentação, ainda no início da primeira infância, é um período essencial para o desenvolvimento bucal da criança. Afinal, é por meio do movimento de sucção que os ossos e músculos da face são estimulados para o desenvolvimento, contribuindo para que a criança tenha um padrão de deglutição e respiração adequada.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. O desmame deve ser gradativo e feito junto à introdução de novos alimentos. Quando chegar o momento de introduzir os alimentos sólidos, é importante prezar para que eles sejam amassados com um garfo e não batidos. Aos poucos deve-se aumentar a consistência destes alimentos de acordo com o progresso da criança.

As refeições e os lanches dos intervalos devem ter horários estabelecidos, evitando alimentá-los fora de hora e, para saciar a sede das crianças, procure oferecer água ao invés de refrigerantes e sucos industrializados. Para isso, estimule o uso do copo a partir dos 6 meses, inclusive na hora do leite.

Evite alimentos açucarados como chocolates, balas, achocolatados, biscoitos (recheados ou não), bolos, etc., para os bebês com menos de dois anos de idade. A adição de açúcar em sucos e alimentos também deve ser evitada, pois, além de  causar cáries, o produto também está relacionado à outras doenças como a obesidade e o diabetes.

Hábitos Parafuncionais

O uso de chupeta, a sucção de dedo, bruxismo (hábito de ranger os dentes), onicofagia (hábito de roer unhas) e respiração bucal são alguns hábitos que devem ser identificados e removidos desde cedo, pois causam problemas nas arcadas dentárias, na posição dos dentes, além de alterações respiratórias, mudanças no jeito de falar e no crescimento da face.

É importante ressaltar que todos esses problemas precisam de um acompanhamento com profissionais de várias áreas trabalhando juntos: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e os dentistas.

Para garantir que os cuidados com a saúde bucal dos bebês e crianças tornem-se uma prática constante desde cedo, a OdontoPrev, empresa líder em planos odontológicos no Brasil e na América Latina, conta com o Programa Dente de Leite, plano destinado a crianças entre 0 e 7 anos e que proporciona um acompanhamento próximo, feito por especialistas, em uma das fases mais importantes: a formação dos dentes!

Para mais informações sobre o Programa Dente de Leite, acesse: www.odontoprevonline.com.br/programa-dente-de-leite