mae e filha adolescenteSei que não é fácil olhar para nossa princesinha e aceitar que ela já é uma mocinha pré adolescente em pleno desenvolvimento emocional e físico. O interesse dela por bonecas começa a ficar pequeno e o foco principal agora são assuntos de mulher como beleza, estética e pior ainda o tema namoro.

Conquiste a amizade de sua filha pré adolescente

Só de ler sobre este tema, acredito que é gerado um mal estar nas mamães, dificultando a compreensão e apoio que tanto as nossas princesas precisam. O mais importante nessa fase de pré adolescente é conquistar a amizade da sua filha.

Nos tempos de nossas mães e avós, o desenvolvimento de menina para mulher acontecia mais tarde, hoje em dia, acredito que pela enxurrada de informações e estímulos, sejam eles positivos ou negativos, este desenvolvimento acaba acontecendo mais cedo. Por exemplo, há trinta ou quarenta anos atrás era comum a primeira menstruação, acontecer por volta dos 12 ou 13 anos, hoje é comum ocorrer entre 9 e 12 anos.

O mundo hoje mudou, tornou-se mais dinâmico, e precisamos entender e acompanhar a evolução. Nossas princesas inevitavelmente estarão em contato com milhares de informações e estímulos e elas acabam descobrindo o mundo da mulher mais cedo, e não há nada que possamos fazer para impedir essa realidade. Ao invés de nos desesperarmos ou até mesmo  brigarmos com elas por estarem se desenvolvendo em uma idade em que nós ainda éramos meninas, é importante manter o diálogo e a compreensão, só com estas ferramentas conquistaremos a amizade tão importante nessa fase de pré adolescente.

De uma forma amigável, devemos mostrar para elas que nós passamos pelas mesmas fases, tivemos dúvidas parecidas, e que estamos abertas a permitir que elas tenham acesso a esse mundo feminino. Com este tipo de atitude, consequentemente iremos estreitar a relação mãe e filha. Não podemos parecer inimigas de nossas filhas nessa fase, isso é de extrema importância. Tenho certeza que ninguém aqui gostaria que a filha seguisse os conselhos de estranhos não é? Então amigas, vamos desenvolver o diálogo, sem invadir o espaço delas, sem julgar, sem censurar, mas, orientando de forma amigável, este é nosso papel como mãe amiga.

Vocês notarão que a medida que a confiança de nossas filhas em nós aumenta, assuntos, que antes poderiam ser discutidos com estranhos ou com uma coleguinha sem experiência, acabará sendo trazidos para discussão em casa. Assuntos tão importantes como drogas, sexo e amor, que merecem toda nossa atenção, paciência e sabedoria para discutirmos. Precisamos e devemos tratar cada um desses assuntos com naturalidade, apesar do desconforto que podemos sentir por ver nossas filhas crescendo e tornando-se pré adolescente.

A mulher moderna, super mãe, precisa ser ao mesmo tempo mãe e amiga de sua filha para fortalecer o laço familiar em um momento onde muitos jovens se distanciam de seus pais, rompendo completamente o vínculo afetivo. CONQUISTE A AMIZADE DE SUA FILHA, este é o único caminho a seguir.