Muitas mães de plantão ficam super nervosas quando acontecem alguma coisa com seus filhos, ainda mais quando eles recebem um diagnostico sobre qualquer coisa.
TDAH
É importante ressaltar para vocês mamães, que, “existe vida após o TDAH” (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Esse transtorno é hoje relativamente comum e não vai impedir em nada na vida do seu filho se ele for tratado de maneira adequada.
Sendo assim, uma das melhores coisas que você pode fazer é se informar e procurar sempre ajudar seu filho com TDAH.
Caso você ainda tenha duvidas e queira se informar mais, continue lendo!
Coloque seu filho em uma atividade física
Uma das melhores coisas que vão ajudar seu filho com TDAH são as atividades físicas e/ou os esportes em geral.
É claro que é de tremenda importância que você inscreva seu filho numa atividade que ele já gosta e tenha interesse, caso o contrário de nada irá adiantar.
Natação, futebol, basquete, corrida, enfim…qualquer atividade física vai fazer o seu filho extravasar toda aquela energia que ele tem de sobra e ainda pro cima vai trazer excelentes benefícios para a saúde dele.
Caso seu filho não seja muito de esportes, procure fazer uma leve caminhada com ele ou tente fazer ele ser um pouquinho mais ativo com as brincadeiras em geral. Essas praticas também vão ajudar seu filho com TDAH a se sentir melhor.
Estabeleça um horário fixo para as atividades dele
É de profunda importância que você também estabeleça alguns limites e uma rotina para o seu filho.
De inicio ele não precisa saber. Você pode ir acordando ele ao mesmo horário, colocando as refeições no mesmo horário e também procurando alocar as atividades sempre na mesma hora.
É claro, que todas essas atividades devem estar em volta de toda a grade escolar do seu filho.
Toda a prática de organização e rotina se tornarão hábitos que com certeza vão ajudar seu filho com TDAH a enfrentar as rotinas sem esquecer e sem dificuldades maiores para lidar com as atividades diárias.
Seja firme e objetiva!
É claro que as vezes os meninos ( ou as meninas ) podem sair do controle. Para isso é importante que você consiga um controle interno muito grande para não explodir logo de cara.
Tente ser sempre firme e objetiva, caso tenha que dar uma bronca.
Tente sempre quando for dar uma bronca se colocar na mesma altura dos olhos do seu filho, fazer contato visual e seja sempre muito clara e objetiva.
O que acontece muitas vezes é que os pais acabam confundindo uma bronca e fazem um julgamento com o seu filho que com certeza é prejudicial ao seu crescimento e à sua formação.
Sendo objetiva e bem clara você vai ajudar seu filho com TDAH a entender melhor as suas ordens e ainda pode fazer ele acabar com as tão temidas birras.
Outras dicas
Na verdade não há nenhum mistério para lidar com seu filho e é importante que você perceba isso.
Procure sempre entender o que ele está sentindo e vá auxiliando ele em todo o processo do seu crescimento.
Muitas pessoas transformaram o TDAH em um estigma, que na verdade não passa de um julgamento mal feito e sem necessidade para a condição do seu filho.
É importante ressaltar que todas essas práticas vão fazer você ajudar seu filho com TDAH a ter uma vida muito tranquila e normal, como a de qualquer outra criança.
Oii, não conhecia esse transtorno TDHA, nós que temos filhos, temos que ficar alerta!! obrigada por compartilhar bjs.
Muito complicado TDHA, tem que ter paciência . Ótimas dicas para lidar com as crianças.
bjos
Paciência sim e procurar ajuda especializada..com a internet hj tudo fica mais fácil
Ótimas dicas!
Meu sobrinho tem tdha, e tivemos que mudar bastante a rotina dele.
É complicado mas dá resultado!
bju
Informações super importantes Adriana você trouxe através da Elizabeth, as vezes quando se ouve algo do tipo as pessoas entram em pânico, mas graças a Deus a medicina vem avançando e resolvendo aos poucos esses problemas, e graças a mídia podemos também saber como proceder … Gostei do post!
Bjos Bjos
Minda ❤ ?
Muito legal esse seu alerta, pois nós pais devemos ficar atentos e acompanhar também o seu desenvolvimento na escola, pois assim fica mais fácil em cuidar
Beijos
Rafael
É bom esse tipo de tema ser abordado, pois assim abre a mentalidade dos pais, hoje a maior dificuldade que a escola tem é quando o educador consegue perceber que o aluno tem o TDHA que vai orientar os pais e eles não aceitam ou não procuram uma ajuda, por achar que é um bicho de sete cabeça ou que o professor esta inventando moda.
Muito importante seu post! pois hoje esses transtornos são mais comuns muita gente tem e não sabe, o Transtorno do déficit de atenção era ignorado antigamente hoje com hiperatividade ja é mais fácil de se identificar e nada de se desesperar as dicas são ótimas!
bjúús
Já ouvi falar muito sobre isso, é super importante o diagnóstico correto sobre este transtorno pois muitos educadores estão despreparados para lidar com ele.
Muito interessante a postagem! Meu irmão foi diagnosticado quando criança com o transtorno, e podemos ajudar de mtas formas, e paciente e amor são prioridade! Beijos
Olá tudo bom!! Ótima noite pra você
Parabéns pelo seu post muito interessante o conteúdo desta resenha eu não conhecia muito sobre o assunto é aprendi um pouco parabéns pela informações prestada muito bom o post até mas..
Oi! Uma dica: É TDAH, não TDHA… Mas excelente matéria, parabéns!
Obrigada!