Uso do Cinto de Segurança na Gestação
Eu dirigi durante toda a minha gestação, dirigi com cinto de segurança, inclusive no dia que a Larah nasceu. Claro que, no meu caso, tive uma gestação bem tranquila e sem riscos, isso me permitiu levar uma vida totalmente normal.
No entanto, na rotina diária, as gestantes que querem continuar dirigindo durante a gestação, devem tomar alguns cuidados para que nada de ruim aconteça o bebê.
Uma das precauções a ser tomada diz respeito ao uso correto do cinto de segurança. O cinto deve ser utilizado da forma que não faça pressão na barriga e não traga riscos ao bebê em caso de freada mais brusca ou algum impacto.
Mesmo gestante, andar sem sinto de segurança, está fora de cogitação, além do risco, é lei de transito o uso de cinto de segurança tanto nos bancos da frente como nos bancos de trás.
O ideal é sempre utilizar cinto de segurança de três pontos e seguir os procedimentos abaixo:
1. Com as costas retas, passe a faixa da diagonal por cima dos ombros, de modo que ela fique entre os seios, terminando ao lado da barriga. Com a outra faixa (horizontal), posicione-a em cima das coxas, em cima do osso do quadril.
2. Depois de afivelado, verifique se o cinto de segurança está firme.
3. Muita gente tem o costume de utilizar a faixa diagonal embaixo do braço, mas dessa forma o cinto não protegerá o passageiro, o que é muito perigoso para as gestantes.
O que diz a lei – grávida pode dirigir?
Todas as grávidas podem dirigir. Não existe nenhuma oposição do Código Brasileiro de Trânsito. O ideal é sempre pedir orientação ao obstetra, a opinião dele é importante, afinal ele conhece todo o histórico da sua gestação.
Segurança sempre em primeiro lugar
- A barriga grande e a ansiedade com a chegada do grande dia podem dificultar a condução do veículo. Caso isso ocorra, não se arrisque, peça ajuda de parentes, amigos ou utilize táxi. Lembrem-se sempre que a segurança da mamãe e do bebê é prioridade. A gestante só deve dirigir se estiver bem segura. No primeiro trimestre da gravidez, apesar de a barriga ainda não atrapalhar, é uma fase que ocorrem muitas tonturas e sonolência, podendo atrapalhar.
Fonte www.mamaeonline.com.br
Super importante, grávida ou não, o cinto salva vidas e mesmo sendo incômodo é preciso usá-lo.
Meu médico sempre dizia que podia dirigir. E fiz isso até o final da gestação. Mas acho mesmo que os sentidos ficam alterados. Rs
O cinto é indispensável, né?!
Super importante essas dicas, eu consegui dirigir ate o nono mes 🙂 Com permissão da medica!
beijos
Gleysa
Cinto de segurança é indispensável, estando grávida ou não. É claro que grávida temos que ter alguns cuidados, mas sempre utilizar o cinto.
Ótima dica, cinto de segurança é fundamental mas da forma certa.
Bem importante essas informações para as gestantes.
ACho que não tem problema nenhum dirigir, só devem evitar ficar sozinhas no final da gestação porque vai que a bolsa estoura no meio do caminho…
É importantíssimo o uso do cinto. Como vc mesma falou, é lei. Devemos usar estando, ou não, grávidas. Tanto para nossa segurança quando para a segurança do nosso bebê.