Cama Compartilhada
Quando eu ainda estava grávida, meu objetivo era fazer com que a Larah dormisse no quartinho dela desde o primeiro dia, pois, o quarto é muito próximo ao meu, mas no terceiro dia, depois de uma noite muito mal dormida, meus objetivos foram por “água a baixo”, improvisei uma cama para ela ao lado da minha.
Dormir na mesma cama que os pais é uma prática antiga que facilita a vida da mãe no momento de amamentar, no entanto, recebe muitas críticas quem adota esta prática. Entidades dedicadas ao estudo da morte súbita de bebês desaconselham esta prática, citando riscos como o de sufocamento.
Quando decidimos colocar a Larah para dormir com nós, ficamos muito preocupados com a questão de, sem querer, machuca-la visto que tanto eu como meu marido tínhamos o hábito de nos mexermos muito – hoje já aprendemos a nos mexermos menos – durante o sono. Foi pensando nisso, surgiu à ideia de improvisarmos uma cama.
Encostamos duas cadeiras ao lado da cabeceira da nossa cama, forramos com edredom e mantas e o resultado ficou super bacana, a Larah dormiu, até o oitavo mês, tranquila e confortável e eu poderia olhar para ela a noite toda se fosse necessário.

CAMA COMPARTILHADA
Esta é uma ótima opção para evitar riscos de sufocamento em recém-nascidos a um custo zero. Outra opção, mas menos confortável é colocar o bebê para dormir no carrinho ao lado da cama.
Os médicos não recomendam dividir a cama com o bebê se você ou seu parceiro forem fumantes (mesmo que não fumem no quarto), obesos ou se usarem remédios para dormir ou substâncias como álcool e drogas, que possam provocar um sono muito pesado.
Se não for possível improvisar e a única solução é dormir todos na mesma cama, saiba quais cuidados terá de tomar:
- Nunca deixe o bebê sozinho na cama. Como você não vai ficar na cama o tempo todo mantenha um berço ou algum lugar seguro para deixar o bebê dormindo enquanto você não se deita à noite ou para sonecas diurnas.
- Sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima.
- Não use pijamas e camisolas com cordões ou fitas, nem use jóias ou bijuterias na cama.
- Não deixe crianças mais velhas dormirem na mesma cama com um bebê de menos de 1 ano. A criança mais velha pode machucar o bebê durante o sono.
- Não deixe que animais domésticos frequentem a cama.
- Use um colchão firme e plano.
- Se sua cama for muito alta, pense duas vezes antes de tentar a opção. Uma alternativa temporária, se não tiver outro jeito, é colocar o colchão no chão.
- Verifique o entorno da cama para ver se não há vãos em que a criança possa ficar presa (como entre o colchão e a cabeceira, ou entre a cama e a parede). Se houver vãos, preencha-os com toalhas enroladas.
- Cuidado também com objetos que a criança possa alcançar a partir da cama, como produtos de beleza em cima da cômoda, abajures ou cordas de persiana.
- Não deixe o bebê ficar com o rosto enfiado em travesseiros, edredons e cobertores. Prenda bem o lençol de baixo para que ele fique firme.
- Não exagere nos agasalhos da criança. Lembre-se de que a cama vai estar mais quente do que se o bebê estivesse dormindo sozinho.
Uma opção linda seria mandar fazer em marcenaria uma adaptação conforme a foto abaixo:
eu fiz o seguinte: quando meu esposo foi montar o berço,ele montou 3 lados do berço americano ( a parte de cima, de baixo e o lado esquerdo) o lado que estava sem a grade eu encostei na minha cama, ai ficou assim: Parede / Berço / Cama ficou muito bom!!!
Como meu esposo trabalha somente à noite Lorena dorme comigo desde o nascimento dela,agora está nos casos do meu esposo mudar de horário…vai ser difícil depois de 6 meses ela se acostumar ….realmente não sei por onde começar a mudança da rotina dela quanto a isso……
Your pictures look great !!!
my website – http://journal-cinema.org/
Assunto sempre polêmico né Adriana. Eu também dizia a mesma coisa durante a gestação, mas na prática, percebi que era impraticável. Meu filho dorme comigo até hoje.
Beijos.
ola meninas,, quero deixar aqui minha opiniao sou mae de dois meninos e esperando a chegada do terceiro, nao sou contra a cama compartilhada mas eu e meu esposo achamos que desde o inicio o bebe tem que ter seu cantinho, entao nunca coloquei eles pra dormir com a gnt nem mesmo nos primeiros dias, por que assim acho que e mas facil mater a privacidade do casal entao vai minha sugestao, a gn tpassa tanto tempo planejando o quarto de bebe entao faca de la o refugio dele ao inves de adaptar o seu quarto faca isso como dele, nos primeiros dias e com as colicas fica mas facil vc dormir no quartinho dele pois sera mas facil ele se acostumar , uma boa iluminacao e uma cadeira de amamnetcao fazem td diferenca, ele tem que acostumar com o quarto dele por isso tem que sentir -se seguro e quando crescer permanecera la. Meus pequenos sempre dormiram em suascamas ate hj. espero que tenha sido de grande valia pra vcs mamaes!! bjinhos