“A arte de receber que vai muito além do Café com Bolo”

Café com Mães – Brinquedoteca Café 1, 2, 3 e Já

O “Start” desse conteúdo é o Café Nogueira com bolo caseiro da Brinquedoteca Café 1, 2, 3 e Já, seria um assassinato do prazer gastronômico dessa tarde não abrir esse texto com esses itens, já que a qualidade gourmet estava presente na xícara aquecida das mulheres, mães e empresárias presentes, e o aroma do bolo de cenoura com cobertura de chocolate feito na hora tomou conta do ambiente.

Juliana Franco Produtora de Conteúdo e Patricia Molezine Empresaria e Proprietária do Café 123 e Já

Juliana Franco Produtora de Conteúdo e Patricia Molezine Empresaria e Proprietária do Café 123 e Já

Beatriz Jorge Mãe do André English Teacher

Beatriz Jorge Mãe do André English Teacher

Fosse só o cardápio, que também ofereceu pão de queijo, quiches bem assadas, suco natural e “prosecco”, terminaria esse texto aqui e colocaria o endereço para que suspiros de desejo e lembranças gustativas voltassem em uma nova visita a esse “muito mais que café”.

Reuni na segunda edição do Café Com Mães, que aconteceu dia 25 de Setembro de 2015, algumas amigas muito especiais para apresentar essa “Brinquedoteca Conceito” incrível que Campinas, interior de São Paulo, abriga e, mais do que isso, me aproximei de leitoras, abracei e agradeci amigas de longa data, vi as crianças brincarem, “beberiquei” um prosecco charmoso em uma tarde despretensiosa. Tudo isso com registro profissional do fotógrafo Tiago Goldshmidt, que garantiu fotos lindas para uma vida inteira.

Lorenzo de Moraes Santana / Mamãe Deborah de Moraes Santana Scaquetti English Teacher

Lorenzo de Moraes Santana / Mamãe Deborah de Moraes Santana Scaquetti English Teacher

Thatiane Cristina Scomparim Camparotti Fotografa e Vicenzo Scomparim Camparotti

Thatiane Cristina Scomparim Camparotti Fotografa e Vicenzo Scomparim Camparotti

Prefiro literatura técnica, com linguagem formal e cunho científico e o padrão de escrita também acompanhava essa vertente – escrever com sentimento foi algo que nasceu junto com a maternidade. Por isso nesse momento irei dividir com você, leitora, o que é a Brinquedoteca Café 1, 2, 3 e Já o mais tecnicamente possível, já que a Mãe da Joana aqui suspira com esses momentos ao lado da “Tuta”. Vou escrever também sobre as características pedagógicas e estruturais do local.

A localização é um convite, já que o bairro Cambui é celeiro dos melhores estabelecimentos comerciais e por onde circulam os ícones da informação e das colunas sociais de Campinas, a rua arborizada com uma tranquilidade imposta pela educação dos que ali passam garante uma tranquilidade para as mamães. Quatro vagas de garagem atendem aos clientes com conforto, mas há opções de estacionamentos bem próximos.

No piso superior, um espaço confortável para bebês, com idade inferior a três anos, repleto de cor e brinquedos – incluindo os sensoriais – proporciona ocupação para os pequenos curiosos, que ainda não desgrudaram da mamãe ou do papai. Uma mesa com cadeiras bem próximo é disponibilizada para que a proximidade com a criança e o conforto sejam “a máxima”. Ainda nesse andar tem-se banheiros, trocador, cadeirão para alimentação dos pequenos, a área do restaurante e café que serve deliciosas opções para “barriguinhas famintas” e atendimento exclusivo, já que as funcionárias do andar superior não se deslocam para a área pedagógica e de lazer, garantindo agilidade no atendimento.

Lucas Kaschel Perini / Mamãe Karla Kaschel Coaching

Lucas Kaschel Perini / Mamãe Karla Kaschel Coaching

Um corredor sensorial, com sachês recheados de itens aromáticos, desperta a curiosidade, imaginação, tato e olfato de pais e filhos a caminho da diversão. O mais interessante desse corredor é que os pequenos desbravadores, relacionam aromas com seu cotidiano.

Uma história de bastidores…

…uma criança, dia desses, sentiu o aroma de hortelã desidratado e exclamou: – Tem cheiro de bala!

No andar inferior, monitores aptos promovem uma rotina de atividades pedagógicas. As crianças desfrutam de muito espaço, sala de vivência, biblioteca, atividades com material reciclado, além das atrações na programação do mês, idealizadas para promover arte e cultura para os pequenos com até dez anos de idade (sugestão da proprietária, eu tenho 29 e sou apaixonada pelas atividades). Profissionais com expressão no cenário campineiro já passaram pelo gramado da Brinquedoteca Café 1, 2, 3 e Já, nessa lista de atores que dedicam sua arte aos público infantil, posso citar com carinho dois nomes: Kalinde Braga e Wagner Kampynas, com suas histórias que integram as crianças ao espetáculo, provocando a imaginação.

Nesse dia em especial, a Brinquedoteca Café 1, 2, 3 e Já, se manteve exclusivo para nós, mamães do Café Com Mães, que colocamos nossos pequeninos para brincar na parte inferior da brinquedoteca. Uma história de um dos livrinhos a Mãe da Joana “Eu” contou e deu voz a biblioteca, a sala de vivência foi o ambiente preferido das mamães e vovós com as pequenas e pequenos apaixonados pelos carrinhos de supermercado e todas os itens que neles podiam ser colocados. A aprendizagem acontece com mais intensidade quando temos a oportunidade de vivenciar os fatos, criar situações reais de aprendizagem, pelas quais as crianças terão como aplicar o uso de valores, mesmo fictícios, mas próximos da realidade.

Joana Franco Nogueira Mamãe Juliana Franco Produtora de Conteúdo e Laura Lopes Filha da Jornalista Patricia Lopes

Joana Franco Nogueira Mamãe Juliana Franco Produtora de Conteúdo e Laura Lopes Filha da Jornalista Patricia Lopes

Gabrielle Maluf Luiz Mamãe Silvia Maluf Luiz Empresaria

Gabrielle Maluf Luiz Mamãe Silvia Maluf Luiz Empresaria

IMG_1649

No andar superior, foi possível observar os pequenos aventureiros através do celular, com um aplicativo chamado “MydlinkLite”, disponibilizado gratuitamente para os clientes, que podem desfrutar do café ou refeição enquanto as crianças se divertem e, ainda sim, observá-los. É possível também a permanência das crianças por períodos, uma “mão na roda” para dias de negócios, tarefas burocráticas e financeiras – ir ao banco com os filhos é uma tragédia grega, na minha opinião.

O intuito dessa tarde delicada não foi apenas apresentar o local, serviços e pessoas. Também foi um resgate da vida feminina, que vai além da maternidade e da casa. Vida essa que não cansa de cobrar mais e mais atividades para curar a sensação que a maternidade proporciona de que só ser mãe não basta. Atividades fora de casa com os filhos, além de serem mais fáceis, já que somos servidas, nos apresenta pessoas e um mundo de oportunidades. Cabe a mim dividir essas experiências com você.

Com amor.

Texto: Juliana Franco / Mae da Joana

www.maedajoana.com.br

Instagram:  @MaeDaJoana

Fotografia: Goldschmidt Photography

juliana Franco