Beterraba: conheça seus benefícios e vitaminas

BETERRABA

BETERRABA

Ela é acessível, rica fonte de nutrientes, tem um precinho camarada, é o vegetal que apresenta o sabor mais doce e encabeça a lista dos vegetais mais consumidos do Brasil. Com tantos atributos, a beterraba é considerada como um superalimento que é indispensável na dieta.

A beterraba é um vegetal de raiz tuberosa, que oferece múltiplos benefícios à saúde. O vegetal oferece um rico perfil nutricional que conta com minerais (potássio, fósforo, cálcio, ferro, manganês e zinco), vitaminas (vitamina A, B1,B2,B5 e C) e antioxidantes. Além disso, possui diversas propriedades medicinais que atuam em prol do bom funcionamento das funções do organismo e previnem doenças, tais como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, anemia e distúrbios do fígado e do baço.

Beterraba parceria

Ela geralmente é consumida crua ou cozida em forma de salada, porém ela também pode ser consumida em formato de suco, em sopas e até mesmo como sobremesa, em forma de sorvete ou pudim. Um pouco diferente e inusitado, não? Mas, é uma delicia e o melhor de tudo, saudável! Apesar de seu sabor doce, a beterraba contém baixíssimas calorias. 100 gramas apresenta aproximadamente 43 calorias.

Por ser rica em fibras, a beterraba é considerada como um laxante natural, pois melhora as funções intestinais e auxilia no tratamento da prisão de ventre. Ela também apresenta potentes antioxidantes, tais como os carotenoides e os flavonoides que auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular, pois agem na redução do mau colesterol (LDL) e na oxidação das paredes das artérias.

Beterraba Suco de beterraba parceria

A beterraba também exerce influencias beneficias sobre a hipertensão arterial, por ser fértil em nitratos, a beterraba favorece a produção de óxido nítrico e ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, tal ação ajuda a baixar a pressão arterial. Com a dilatação dos vasos sanguíneos é possível que haja uma melhora no fluxo do sangue e na passagem de oxigênio. Portanto, por este motivo, a beterraba  ajuda a reduzir o risco de doenças como o AVC (acidente vascular cerebral) e a demência.

Pessoas que sofrem com a diabetes, podem consumir a beterraba, mesmo ela sendo rica em açúcar. O vegetal contêm fibras que ajudam na regulação glicêmica, permitindo o controle dos níveis de açúcar no corpo.

O consumo da beterraba é constantemente indicado para gestantes, devido ao alto índice de ácido fólico que possui. O ácido fólico previne a má formação do tubo neural do feto, além disto, seu consumo está associado ao reforço do sistema imunológico (defesas do organismo).

Créditos:  http://www.ativasonline.com.br/

Autor: Karina Silva Farias