Quando ganhei o bebê conforto logo que a Larah nasceu, tive a maior dificuldade  em entender como prender corretamente no banco do carro e, esta semana, adquiri um novo modelo de bebê conforto, mais confortável, com regulagens de inclinação e que a Larah poderá usar até 25kg, no entanto, foi outro sufoco para entender a correta instalação dele.

Antes da dificuldade em instalar passei bastante tempo pesquisando modelos, custo e beneficio e é impressionante a quantidade de dúvidas que eu tive sobre as cadeirinhas e bebê conforto de carro. Qual modelo deveria comprar? Até quando a cadeirinha deve ficar de costas? Quando devo trocar o modelo?

Depois de conseguir escolher o modelo ideal para Larah e aprender muitas coisas sobre bebê conforto e cadeirinha de carro, resolvi escrever este post para ajudar outras mamães no momento da escolha e decisão do melhor modelo.

Somente em 2010 passou a ser obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinhas e assento de elevação para o transporte de crianças de até 7 anos. A multa para quem for flagrado sem o uso destes equipamentos é de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação mas, na minha opinião, a multa é o que menos importa, a segurança das crianças é o fator primordial.

Bebê Conforto e Cadeirinhas de Carro

Cada idade um modelo

Bebê Conforto

Bebê Conforto é adequado para crianças de recém-nascidas até 9 kg (existem modelos que vai até 13 kg). Devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro, elas são mais reclinadas em comparação as outras, acomodando os bebês deitadinhos.  A maioria dos modelos de bebê conforto podem ser retirados do carro e encaixados nos carrinhos do bebê, são os conhecidos travel systems. A Larah usou o bebê conforto até agora com nove meses e 9,200 kg.

BEBE CONFORTO

BEBE CONFORTO

 Poltronas reversíveis

As poltronas reversíveis são cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 25 kg, dependendo do modelo. Até o bebê completar 13 kgs, estas poltronas devem ser instaladas iguais ao bebê conforto, ou seja, de costas para o banco da frente. Essa posição é mais segura, porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto.  Este mês compramos uma cadeirinha destas para Larah, ainda dava para ela usar o bebê conforto pois o modelo dela é para até 13kgs, no entanto, este final de ano faremos uma viagem longa de carro e achei melhor comprar um modelo na qual ela fiquei mais confortável.

20141117_150228

 Assento de elevação (Boosters)

São poltronas ou assentos que servem para deixar a criança mais alta e dessa forma permitir o uso do cinto normal do carro na posição correta.

Alguns modelos de poltronas possuem encontro e outras é somente a parte de baixo. No momento de optar por um ou outro modelo, leve em consideração se seu carro possui proteção para a cabeça, que evita o efeito de “chicote” em caso de acidente, um grande causador de lesões na medula espinhal. Já os assentos de elevação com encosto têm a vantagem de posicionar melhor a parte superior do cinto, pois costumam ter “passantes” e ser ajustáveis à altura da criança.

ASSENTO

ENCOSTO

As poltronas são indicadas para crianças com mais de 4 anos de idade.

Crianças com mais de 1,45 m de altura já podem usar cinto comum sem o uso de assentos mas, até 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás. Apenas a partir dessa idade poderão ocupar o assento de passageiro dianteiro.

 Instalação de Bebê Conforto e Poltronas Reversíveis Para Crianças até 13 kgs

BEBÊ CONFORTO

BEBÊ CONFORTO

Instalação de Poltronas Para Crianças de 13 a 18 kgs.

lei2

Uso Correto do Assento de Elevação Para Crianças de 18 a 36 kgs

images (1)

Crianças até 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás. Apenas a partir dessa idade poderão ocupar o assento de passageiro dianteiro.

Importante

  • Só compre produtos com selo do INMETRO;
  • Mesmo em pequenas distâncias use o assento, a maior parte dos acidentes ocorre próximo da sua residência;
  • Só sai quando tiver certeza que a cadeira está instalada corretamente;