Começou a babação
Antes de ser mãe eu acreditava que o início da babação aconteceria somente quando os primeiros dentinhos começarem a despontar na gengiva, mas, no caso da Larah, a babação começou antes disso. Pesquisando descobri que os bebês começam a babar por conta do aumento da salivação, que é causado pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal, o que não está diretamente ligado a coordenação da deglutição. Minha Larah antes de completar três meses começou a babar. Primeiro veio o aumento da salivação seguido por engasgos com a própria saliva. Sem contar que, naquela fase, para que a roupa permanecesse seca, era necessário o uso constante de babadores.
Se seu filho estiver passando por esta fase, saiba que é normal e não tem remédio para resolver, só nos resta esperar com muita paciência, e sabemos que ao chegar aos dois anos de idade, quando os bebês passam a coordenar melhor essa história toda de salivar e engolir, a babação diminui. As pesquisas também dizem que o ato de engasgar é comum no início e vai melhorando com o tempo. Mães de primeira viagem como eu, costumam ficar mais assustadas com estes engasgos, mas podemos nos tranquilizar, pois não fará mal algum aos nossos filhos.
Algumas coisas ao longo do crescimento e desenvolvimento dos pequenos ajudam no aumento da salivação. São estas: o aparecimento dos dentes, por volta dos seis meses, além de aftas, resfriados e refluxos. Nestes casos é importante tratar a causa para aliviar as consequências, apesar de na situação do aparecimento da dentição não ter muita solução. De resto há tratamento.
Na época de maior fluxo da baba, eu me mantive sempre prevenida, carregava na bolsa uma muda extra de roupa para caso a que ela estiver usando fique muito molhada e, adotei também o uso de babadores.
Algumas crianças babam mais mesmo…temos que ficar de olho para não deixar a roupinha molhar!!
Bjs
Nossa, lembro muito dessa fase. O Gabriel não foi muito babão, mas o Daniel, genteeee!!! Como babou esse menino…
Eu não levava uma muda de roupas não, era umas três quando saía, e olha que deixava com babador, e até mesmo o babador ficava bem úmido!
Mas passa, né?! E rápido…
O post foi demais, inclusive por alertar as mamães que muitas crianças podem engasgar com a própria saliva.
Beijos,
Camila
http://www.baudemenino.com.br
Pois é, o nome do meu blog tb se deu a esse fato…. eita quanta cpoisa q nos parece tão simples a gente tem que ensinar ou ver que não nascemos com ele e sim vamos nos adaptando…. Adorei a dica do sufocamento, quando passei por essa fase nunca me liguei desse detalhe.
A Lara nunca babou acredita amiga? E nunca sofreu de problemas com a dentição. Olha que o seu primeiro dentinho nasceu com 4 meses. Vamos ver a Lia já que cada criança é diferente uma da outra.
Oi querida,
Conheço várias crianças que babam, o melhor remédio é a paciência e prevenção, como vc disse.
JM nunca babou, nem na época em que os dentinhos começaram a crescer.
Bjus.