Essa época do ano os pais começam a fazer seu planejamento para o ano seguinte e muitas famílias ficam com essa dúvida. Creche ou babá – às vezes a avó – o que fazer quando ambos os pais têm empregos e necessitam para serem felizes profissionalmente e financeiramente?
Ainda não temos essa resposta. Porque como não existe família e criança 100% iguais, cada um deve ser avaliado individualmente levando em consideração o desenvolvimento infantil, contato social e claro a dinâmica familiar. Ambos têm prós e contras e o pediatra junto com os pais pode e deve auxiliar nesta decisão. A Dra. Thatiane Mahet, médica pediatra e autora da obra ‘’O grande livro do bebê’’, explica as vantagens e desvantagens em colocar seu pequeno na creche ou deixá-lo com a babá.
As babás
Tem a vantagem de ficar no ambiente da criança, zona de conforto delas. Claro que, por ter menos contato com as outras crianças, ficar em casa garante que fiquem menos doentes dando tempo para o sistema imunológico amadurecer gradativamente. Porém, infelizmente, muitas babás e avós não têm formação em pedagogia, ou seja, não estimulam tanto as crianças e acabam aumentando o tempo de tela das mesmas. Outra desvantagem é o contato social que é importante para algumas crianças. É muito mais comum ver atraso de fala ou falha em desenvolvimento motor e cognitivo em crianças que ficam mais tempo em casa.
As creches
Infelizmente na creche os bebês são expostos aos vírus e bactérias um pouquinho antes do momento que a criança fica 100% preparada, o que faz com que nos primeiros meses ela fique muito doente, algumas crianças precisam ser retiradas por conta do número de infecção de repetição. Dentre as vantagens estão à socialização e todas as atividades educativas que são propostas pela creche e que estimulam as crianças e as deixam mais desenvolvida.
“O que gosto sempre de frisar com todos é que não existe decisão para sempre. Sempre podemos voltar atrás se a criança ou até mesmo a família não tiver se adaptando, por inúmeros motivos, podemos voltar atrás e escrever uma nova história”, conta Dra. Thatiane.
Viu como cada uma tem suas vantagens? Escolha e acalme o coração. Porque sempre dá certo. Se não der, mude o rumo.