Mamães, é com imenso prazer que trago para vocês mais uma novidade muito bacana e útil. Tem início aqui no blog, a Coluna Pedagogia, que será escrita pela pedagoga Silvia Rosa da Silva e o primeiro tema será sobre Autismo.
A coluna será semanal e publicada toda nas terças ou quartas-feira de cada semana.
Espero que vocês aproveitem muito as contribuições da nossa nova colunista e, desejo muito sucesso à Silvia.
Autismo
O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro..
O autismo caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileira-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
Para o portador de autismo, o relacionamento com outras pessoas costuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e, a fala é usada com dificuldade. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato físico no relacionamento com o autista – já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou promover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressividade.
Sou formada em Pedagogia, trabalhei 2 anos com um Projeto na Escola da Prefeitura de SP, de 2010 à 2012. Participei durante estes dois anos do Curso de Formação e Apoio à Inclusão (CEFAI). Foi o que me preparou para encarar novos desafios dentro do ambiente escolar, assim, consegui acompanhar um adolescente autista e desenvolver um trabalho pedagógico com ele.
Não percam na próxima edição, vou detalhar como foi desenvolvido o trabalho com uma criança autista, e de que forma podemos minimizar a dificuldade no relacionamento e trilhar um bom caminho para o desenvolvimento do portador de autismo.
Até semana mais.
Muito bom e informativo o post as vezes não sabemos como lidar com a situação e infprmação é sempre importante
Oi Carlah obrigada!
muito bom post parabéns
é bom entender mais sobre o autismo
já trabalhei em escola e lá tinha duas crianças
era bem complicado por eles não interagiam mesmo
linda noite bjs
Oi Nanda, muito obrigada!!
Feliz é aquele que adquire conhecimento e
consegue passar para aqueles que o cercam.
Parabéns, Adriana pelo Blog.
Um abraço à todos!
Oi Si, muito obrigada!
Eu também tenho um post em meu blog, falando do autismo.
Adorei as dicas de como identificar, quais as causas mais aparentes…
Muito importante contribuir com o assunto.
Bjs
Ju.
Gostei muito do post e já estou ansiosa pelos próximos posts.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com
obrigada Chris!!
Obrigada pela visita
Beijos
Parabéns pela coluna, deixou o blog com mais informação e conteúdo, perfeito!
Adorei o texto … é bom falarmos sobre autismo, ainda existe muitas dúvidas e questões que nos fazem não agir corretamente com alguém que tenha o transtorno.
Beijos, Má
Te espero no blog Mamãe de Salto
Obrigada Marcella!!!
Obrigada pela visita
Beijos
Silvia, esse realmente é um assunto importantíssimo. Gostei de falar sobre isso aqui, acho que muita gente ainda precisa aprender a lidar com isso (e eu me incluo nisso)
beijos
Parabéns pelo post, super informativo!
Adorei saber mais sobre o autismo, beijos!
islary34.blogspot.com
Obrigada pela visita
Beijos
Parabéns pela nova coluna.
Meu tcc de graduação foi sobre o autismo.
Beijos
Obrigada pela visita
Beijos
Post muito importante e informativo,conheço um pequeno autista,ele observa tudo,adora uma bola… amei essa coluna.
bjs
Obrigada pela visita
Beijos
Sempre bom saber sobre esses assuntos, afinal fala-se muito pouco sobre isso!
Obrigada pela visita
Beijos
Nossa é um assunto muito importante, bom saber mais. Bjus
http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/
Assunto sério .. post maravilhoso …
Tenho uma vizinha que só descobriram com quase 2 anos …
agora está em tratamento mega atrasado .. mas correndo atrás ..
de olho nos sinais sempre!!
Roberta Aquino
Diário de uma Princesa
Obrigada pela visita
Beijos
Muito boa essa postagem é sempre bom saber mais, afinal temos que estar atentas.
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Obrigada pela visita
Beijos
Que maravilha. Amei a nova coluna, sempre bom aprender com especialista. E quando mais informações sobre o autismo é melhor para interagir com quem próximo nós tenha. Bjs
Vivi e Isaac
Que bom que gostou. Beijos Adri
Vale salientar que os aspectos gerais do autismo não se aplicam a todos os autistas e que a causa do transtorno ainda é totalmente desconhecida.
Existem estudos e suspeitas mas as causas ainda são desconhecidas e pelo que sabemos podem variar de individuo para individuo.
Bem como as estereotipias e os graus de autismo.
Alguns autistas podem apresentar grau leve e conseguirem se desenvolver normalmente, podem ser verbais ou não verbais, podem apresentar a recusa ao toque, fugir de sons e estimulos fortes ou podem buscar sensações incansavelmente, por tanto, buscando o toque, sons, cheiros e afins. Podem viver no seu mundinho e serem dificeis de acessar mas também podem ser ultra carinhosos e amorosos. E podem também apresentar uma hiperatividade bem dificil de lidar.
Acho que o post é bem bacana mas merece ter uns adendos para que as familias entendam que o autismo não é preto no branco e que as variantes do espectro merecem atenção tanto na identificação para a busca de ajuda clinica quanto no tratamento e terapias que se busca.
Sou mãe de autista diagnosticado e entendo que não seja fácil de entender e transmitir o que é o transtorno global do desenvolvimento, por isso resolvi fazer este comentário.