7 atividades físicas para ajudar no desenvolvimento das crianças

Quando a gente pensa em atividade física, logo nos vem à mente academia, não é mesmo? Mas, para as crianças é bem diferente, afinal, exercício significa brincar! Além de serem divertidas, as atividades também auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, das habilidades físicas e cognitivas e são uma ótima fonte de expressão.

De jogar bola a praticar artes marciais, existem inúmeros esportes que você pode apresentar aos pequenos. Veja a seguir algumas ideias para introduzir as atividades físicas na rotina dos seus pequenos!

 

  1. Jogar bola

Além de simples, jogar bola é divertido e ajuda a desenvolver coordenação motora, equilíbrio e também força muscular. Seja vôlei, basquete ou o clássico futebol, jogar bola é uma excelente forma de aprender as noções do trabalho em equipe e de descobrir os próprios limites. Pensamento crítico também está em jogo, afinal, é preciso criar estratégias para encontrar o gol ou marcar os pontos!

 

  1. Artes marciais

Outra opção de atividade física muito comum entre as crianças são as artes marciais, como karatê, judô ou jiu jitsu. É claro que é importante não forçar nenhum tipo de esporte, mas é essencial apresentar diferentes modalidades para que os pequenos possam escolher.

Treino para a mente e o corpo, o esporte é uma ótima forma de manter as crianças ativas, ao mesmo tempo em que se divertem. O esporte ensina autodisciplina, paciência e respeito, além de ser uma ótima ferramenta para desenvolver o trabalho em grupo e a socialização.

Essa prática requer uma vestimenta adequada, que é o famoso kimono branco. Por ser uma atividade de bastante contato, a peça pode sujar facilmente e o desafio para os pais é descobrir como lavar kimono – afinal, manter o uniforme também faz parte do treino. Para o seu pequeno manter a prática e a vestimenta sempre em dia, veja dicas de como lavar kimono do jeito certo, mantendo a peça limpa por mais tempo.

 

  1. Caminhadas em família

Que tal investir em uma atividade física que envolva toda a família?  Você e sua família podem planejar caminhadas ao parque, desbravando o bairro ou descobrindo novos caminhos. Para tornar o passeio ainda mais divertido, crie brincadeiras ao longo do caminho, como começar uma coleção de folhas ou fingir que estão em uma aventura!

Caminhadas leves estimulam a circulação e aumentam os níveis de endorfina e adrenalina, o que ajuda na melhora do humor e da energia. Esse tipo de atividade também promove a melhora da concentração, além de ensinar um pouco mais sobre independência e liberdade.

 

  1. Brincadeiras ativas

Em vez de sentar em frente da televisão ou do vídeo game, que tal colocar as crianças para se mexer com essas ideias? Caso o tempo não colabore para brincadeiras ao ar livre, é só encontrar um espaço bacana dentro de casa e mãos à obra!

 

  • Monte uma pista de obstáculos com almofadas, caixas de papelão, brinquedos ou outros objetos para que seu filho possa correr, saltar e escalar;
  • Criar um jogo no qual as crianças precisam imitar os animais, como andar como uma galinha ou galopar como um cavalo, pode ser uma ótima ferramenta de expressão;
  • Os pequenos podem encontrar muita aventura e ação em uma caça ao tesouro pela casa;
  • Que tal reunir a família para contar uma história? Interativos, os livros são uma ótima forma de ensinar o prazer da leitura desde cedo!

 

Veja aqui mais ideias para aproveitar os cantinhos da casa, da varanda e até do jardim para criar um verdadeiro playground para os pequenos!

 

  1. Dançar

Dançar pode ser muito divertido e uma excelente maneira de colocar a família toda para se mexer. Crie coreografias junto com as crianças, misture movimentos, como pular com um pé só, rodar em diferentes sentidos e muitos outros movimentos.  Além de ser uma ótima atividade motora, a linguagem musical é um estímulo para a mente também, sendo uma ferramenta essencial de expressão, criatividade e sensibilidade.

 

  1. Natação

Certamente, a natação é uma das atividades físicas mais completas para as crianças. Além de ser muito divertido, o exercício também fortalece o coração e o sistema respiratório. Aprender a nadar promove a coordenação, desenvolve disciplina e autoconfiança.

Ao participar de uma atividade em grupo, a criança também aprende a conviver com outras pessoas e a respeitar suas próprias limitações e a dos amigos também. Os pais podem participar das aulas quando as crianças ainda são muito pequenas, o que é um ótimo momento para curtir com os pequenos!

  1. Bicicleta

Crianças adoram andar de bicicleta, não é mesmo? E a gente nunca esquece! Com certeza é uma atividade que lhes dá liberdade e autonomia, além de ser excelente para toda a família. Andar de bicicleta fortalece os músculos, estimula hábitos saudáveis e reduz as chances do sedentarismo. Então, que tal sair para pedalar no parque ou em alguma trilha fora da cidade? Independente do lugar, o importante é sair, mexer o corpo e aproveitar a vida ao ar livre e em família!

E, lembre-se: crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, é muito importante que toda a família adote hábitos saudáveis, incluindo atividades físicas e uma boa alimentação. Se você precisar de outras ideias de brincadeiras para entreter a criançada, leia este artigo também! E você, tem alguma dica de atividade também? Compartilhe nos comentários!