Mesmo antes da Larah nascer, eu já tinha a opinião formada de que ela não teria um andador. Esta minha decisão veio de inúmeras reportagens a respeito do mal que o andador faz alem do risco de acidente.
No entanto, a minha irmã Eliane que é madrinha do coração da Larah (do coração porque aqui em casa não batizamos criança), sempre me dizia que eu deveria comprar um andador. Ela me dava o exemplo do Yuri, meu sobrinho filho dela, que teve andador, que nunca aconteceu acidente com ele e com 11 meses ele andou sem dificuldades.
Mesmo com os conselhos dela, resisti, até que, logo que a Larah completou 06 meses ela e meu cunhado presentearam a Larah com o andador.
Bom, assim que colocamos a Larah pela primeira vez no andador, ela começou a apertar os botões que tocam musiquinha, e soltou aquela risadinha encantadora. Logo de cara ela amou.
Nos primeiros dias ela não sabia andar com ele, a partir da segunda semana ela começou a dar passos para trás e com um mês, ela anda para todos os lados sempre feliz e sorrindo.
Aí pensei, será que faz mal mesmo? Como de praxe, fui pesquisar novamente, tentando filtrar melhor as informações e não focar só nas primeiras que apareceram na pesquisa que são totalmente contra os andadores, e não é que encontrei muitas coisas importantes a respeito. Vejam só:
Os andadores não são totalmente vilões, eles podem proporcionar prazer para a criança onde ela descobrirá um novo mundo e também auxilia a mamãe nos momentos que ela precisa executar alguma atividade e não pode ter o bebê em seu colo. No entanto é necessário observar estes pontos:
Andador
- Os andadores são adequados somente para bebês que já sentam ou engatinham;
- Enquanto a criança estiver nele, deverá estar sob vigilância de um adulto;
- O tempo que a criança fica no andador deve ser limitado há 30 minutos 3 vezes por dia;
- Opte por comprar um modelo mais seguro, principalmente com sua base quadrada;
Nestas pesquisas, descobri que o vilão não é o andador e sim a falta de vigilância e o uso constante.
Desde sua criação, os andadores passaram por diversas fases de adaptações e melhoras e acreditem, na maioria dos casos por causa dos pais e não das crianças. Muitos pais se sentem livres quando percebem que a criança está feliz e independente em seu andador e largam a criança totalmente a vontade por horas tornando assim o andador perigoso.
Em relação a afetar ou não o desenvolvimento do andar da criança, os estudos comprovam que se houver algum efeito sobre os primeiros passos é apenas atraso de uma ou duas semanas. Os bebês que usam andador podem desenvolver uma marcha anormal no início, mas que tende a se resolver rapidamente. Mas isso só irá acontecer se o uso do andador for excessivo e a criança for privada de outras atividades.
No que diz respeito a segurança, as crianças podem desenvolver uma velocidade desproporcional aos seus reflexos, podendo bater a cabeça em quinas ou móveis. Pode acontecer também do andador virar quando tropeçar em sapatos ou tapetes. No entanto, como dito anteriormente, se forem tomados todos os cuidados, e a criança estiver sob supervisão de adulto, estes acidentes podem ser evitados.
A minha conclusão é que como mãe não vou deixar a Larah por mais de 30 minutos seguidos no andador e quando estiver nele será sob minha supervisão. Mas não vou priva-la deste brinquedo que ela tanto ama, alem do que, tem sido ótimo para mim também, o andador tem me ajudado muito com a Larah, enquanto estou na cozinha lavando louça ou fazendo o jantar ela fica no andador ao meu lado e quando vou tomar banho, coloco ela com o andador dentro do banheiro para ficar me olhando.
Com estas informações e da mesma forma que algumas mães optam por usar chupeta, dormir em cama compartilhada, não alimentar com leite materno com exclusividade, mesmo sabendo dos problemas que são comprovados, cabe à ela decidir se vale a pena ou não o uso do andador. No meu caso está valendo muito a pena.
Claro que em casa não tem escadas e ela só fica no andador sob minha supervisão, outro ponto a avaliar também é o modelo do andador, este que a Larah ganhou é super seguro, sua base é quadra e grande, dificultando que o andador vire.
Eu coloquei Lucas em andador, mas estava sempre de olho, nunca deixava ele sozinho no andador. Aqui também não temos escadas.
Beijos
Oi amiga, e nem por isso ele teve dificuldades depois pra andar né. Beijos
Eu usei com os meus,não sou contra o uso desde que seja consciente,deixar a criança o dia todo limita ela muito,um pouco acho que não faz mal,bjos
Eu sou contra, mas a minha Lara também ganhou um de presente, e foi presente da avó paterna, sabe aquele que não tem como rejeitar? E ela deu com todo o carinho, por isso permiti que a Lara usasse umas duas vezes ele, mas só, pois isso foi logo na época que os próprios pediatras estavam pedindo que não fizéssemos uso do mesmo. Mas, como o estado é laico e eu sou super a favor que cada mãe sabe (sempre sabe) o que é melhor para seu filho, acho que cabe a cada uma fazer o que quer, e se você acha que do jeito que você está vigiando e que o desenvolvimento motor dela está positivo, acho que você está certíssima em continuar o uso!
Beijo
Ahh parabéns pelo seu aniversário! 🙂
Oi Janis, muito obrigada.
Beijos
Eu sou a favor sim!!
A Luma usou e amava
Sempre de olho claro
E criança anda na hora certa!!
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Eu não usei com a minha baby, mas cada um sabe o que é melhor para seus filhos. Também vi as pesquisas e vi realmente que o grande problema era em relação aos acidentes, mas sob supervisão não vejo problema.
bjs
http://www.soumae.org
Eu optei por não usar, criei minha filha no chão, e ela andou super rápido aos 9 meses…mas acredito que quem opte por ele deve redobrar a atenção e nunca deixar por muito tempo…
http://www.pipocasemaquarela.com
Gostei muito deste post, pois a minha sobrinha Larah filha de Adriana que relatou sobre o andador, eu tenho acompanhado o cuidado dela como mãe, vejo a alegria da Larah no andador, e como Pedagoga aprovei pelo fato, de que a criança precisa de liberdade e ser encorajada para andar, além de que ele proporciona, um contato maior com tudo que a cerca dentro e fora de casa; um ar puro no quintal, se aproximar das plantas, ver os pássaros, explorar o espaço, tocar nos objetos sob a vigilância de um adulto, a criança fica bem e desenvolve os sentidos como: tato, visão, audição; A tendência é a criança se alimentar melhor, dormir melhor e ser uma criança tranquila!
Verdade, vc tem acompanhado todo o processo da Larah.
Beijos
Adri
Não usei com meu filho, sempre ouvi falar que não é bom usar e sim a criança deve se desenvolver sozinha acho que criança com andador demora mais a começar a andar pelo menos é a experiência que tenho! bjo
Acho lindo bebê no andador!
Eles ficam tão fofinhos!
E adoro ver que todos eles começam a caminhar, sempre andando primeiro para trás.
E como tudo que se usa nos bebês, tem que ser supervisionado.
Bjinhos.
http://prosaamiga.blogspot.com.br/
Usamos andador com nossos dois filhos e nunca tivemos problemas algum com ele.
O levávamos pra todo lugar e sempre nos deu o maior auxilio, pois os pequenos dão trabalho mesmo e o andador lhes auxilia a ‘correr’ por onde quere,
Amei o post! Sempre quis usar o andador porque também não acredito que ele seja esse vilão. Se você manter os olhos no seu filho, ele não vai cair de lá não é verdade? Porque se a gente tá de olho, a gente acode antes de acontecer ou pelo menos tenta né. Mas aqui minha mãe não me deixou usar o andador. Ela é professora, e fez alguns cursos sobre psicologia ou sei lá oq, e diz que andador atrapalha no desenvolvimento da criança, como fala, e outras coisas. Não acredito nisso rs. Bryan nunca usou, andou com 1 ano e 1 mês e ainda não fala, e já tem 1 ano e 3 meses. Acho que andador não faz mal algum, basta seguir as orientações e estar sempre de olho grudado nos pequenos.
Eu usei andadores com minhas duas filhas e pretendo usar com meu bebê quando chegar a hora também. Acho muito bom e ajuda muito. Mas sempre fiquei por perto. Realmente temos que escolher um de ótima qualidade e que ofereça mais segurança.
Beijinhos e Sucesso!
http://dulcineiadesa.blogspot.com
Eu usei mas da proxima vez não vou usar. Ouvi muito falando que não é aconselhavel.
Beijos
Geri Ferreira
http://www.encantodemeninablog.com
Meu filho usou, mas sempre com vigilância de um adulto
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Oi querida, não sou a favor do andador e minha sobrinha sofreu um acidente com ele. Foi um susto e ela machucou.
Mas, compreendo suas colocações e se experimentou e está na supervisão, está correta.
Bjus, Genis
http://www.meumundomaterno.com.br/
Adri aqui a Dri usou o andador, mesmo assim ela só foi andar aos 1 ano e 1 mês. 🙁
Se um dia eu tiver outro bebê, acho que não usaria mais não.
Um beijo
http://www.amaedadri.com/
Aqui eu usei quando ele completou 6 meses, e ele adorava, andava pela casa toda.
Mas como falou tudo com supervisão, ele nunca teve nenhum acidente, sempre ficávamos de olho.
E não influenciou em andar e muito menos na fala, ele aprendeu a falar rápido e super bem.
Bjs
Vivi e Isaac
Aqui em casa foi o contrário eu tive andador e minhas irmãs também e minha mãe sempre falou o quanto ajudou no nosso desenvolvimento. Então desde a gravidez eu disse que iria comprar pro Bernardo. Aqui em casa não tem escadas,mais mesmo assim eu e o papai ficavamos vigiando, pra evitar acidentes, e num tenho o que reclamar com 10 meses meu pequeno deu seus primeiros passos e com 11 meses já estava andando!!
Beijos
Realmente andador e’ algo que eu nao fiz questao de adquirir e acho melhor. Theo andou rapido entao nem tive que entrar nessa discussao.
Bjs
Mari
http://www.clubedafraldinha.com
Usar ou não usar isso cabe aos pais deciderem.
Eles com certeza sabem o que é melhor para seu filho.
Bju
Eu nao colocaria um filho no
andador nao tenho trauma de criança
capotei do andador na ladeira abaixo ….rsrsrrsrs