A agressividade na adolescência têm sido um dos motivos de maior preocupação para os pais. Os adolescentes em meio a tantas mudanças e insegurança, às vezes optam por serem rudes, não demonstrarem seus sentimentos e acabam resolvendo tudo na violência sendo verbal ou corporal.
Quantos pais atualmente falam: “Não sei mais o que fazer com o meu filho(a)!!”. Eu te pergunto:
- Quantas horas do seu dia você dedica ao seu filho (a)?
- Você chega em casa e pergunta ao seu filho(a) como foi o dia dele?
- Você verifica se está tudo bem com ele/ela? Quando eram pequenos você olhava até o corpinho pra ver se não tinha marca de mordida e/ou agressão…
- Verificou se não teve/tem problemas na escola, na vizinhança, no condomínio?
- Você CONHECE os amigos do seu filho? Perguntei se conhece e não se sabe quem são…
- Vocês fazem refeições juntos? Você prepara o prato predileto dele?
- Há quanto tempo você não elogia ou parabeniza seu filho?
Quando seu filho era criança, garanto que a maioria destas respostas seria positiva, além disso, dedicava-se muitas horas a seus filhos. Conforme crescem, conseguem fazer as tarefas sozinhas/os, num processo natural vamos “abandonando” os nossos filhos, deixando-os sozinhos.
O mesmo impulso que motiva o amor, motiva a agressividade.
Em busca de termos condições financeiras melhores, atualmente pai e mãe trabalham o dia inteiro e os filhos, porque já são maiores, ficam sozinhos ou ficam em tantas outras atividades que a distância entre pais e filhos aumenta, sem darmos conta do tamanho do problema.
Por outro lado os pais devem avaliarem-se periodicamente, pois não é incomum ver pais xingando, menosprezando, duvidando da capacidade dos próprios filhos e isso cria um circulo de agressão, violência e problemas.
Saiba que a agressividade não é uma causa, é uma consequência. Se você olhar como causa jamais conseguirá entender o porquê seu filho estará agindo desta forma. É como uma febre: a febre não é uma causa, é uma consequência de alguma infecção.
A agressividade é como a febre, será necessária descobrir a causa da agressividade. A agressividade a gente consegue ver, sentir… Ninguém se torna agressivo sem motivo.
Filho você precisa olhar, acompanhar, amar, sentar, conversar e nesta idade você precisa investigar! Rs rs.
Lembra-se de quando ele era pequeno e você ficava olhando para ele? Você gostava de ficar olhando ele dormir, brincar, estudar… Aprenda a olhar seu filho também quando adolescente…
Às vezes na pressa de ensinar seu filho a ser corajoso, independente, bem sucedido, esquecemo-nos de estar com eles, de reafirmar que ele não precisa ter medo, que o amamos e que sempre estaremos do lado deles.
Analise bem as perguntas que fiz no texto acima, analise o tamanho da distância que existe entre você e seu filho, analise a comunicação, o carinho entre vocês.
Lembre-se: Os filhos são nossos, não desista deles jamais.
Mil beijos e até a próxima semana.
Nossa Parabéns tocou no coração e lembrei como as coisas mudaram entre eu e meus filhos acho que preciso de mais tempo com eles obrigada
Adorei o post…
Da uma realçada no dia a dia e nos ajuda a enchergar nossos erros…
Parabens !!!
Vamos nos dedicar mais aos nossos filhos
Bjus
Adriana essa fase de adolescência é uma fase muito difícil, os pais nessa hora tem que manter a calma, a conversa entre pais e filhos é essencial, muito boas as suas perguntas, é pra pensar, Adriana bjs.
O assunto abordado é muito importante! muitos fatores colaboram para agressividade nessa fase.
As vezes esquecemos que se temos coisas para fazer e mesmo assim queremos atenção, carinho e amor, nossos filhos não são diferente de nós. Uma palavra ou apenas ouvir o que eles tem a dizer já faz muita diferença …
Amei o texto!
Bjos
Minda ❤ ?
Muito importante seu post, hoje em dia os adolescente andão muito mais agressivo
e essas dicas, realmente fazem muita diferença
temos sim que participar mais na vida deles
bjs
é verdade amada vc disse tudo e hoje eles estão cada vez mais agressivos bjus