8 Dicas Para Economizar na Festa de Aniversário

Falta menos de 3 meses para o aniversário da Larah e, mesmo sabendo que ela merece uma festa de aniversário linda e grande, sei que precisarei economizar o máximo possível. Pensando nisso, tenho pesquisado algumas formas de fazer a festa de aniversário com economia e, vou compartilhar com vocês 8 dicas que eu encontrei que serão úteis para mim e para quem, assim  como eu, precisa economizar.

FESTA-DE-ANIVERSÁRIO

Economizar na Festa de Aniversário

1 – Opte por fazer a festa de aniversário na sua casa

Acredito que a melhor parte de fazer a festa de aniversário em Buffet é a de não se preocupar com nada, o trabalho só é de escolher o Buffet, decoração e acertar alguns detalhes e o Buffet se encarrega de tudo. Nesta modalidade, temos a opção de curtir a festa tanto quanto os convidados, no entanto, toda essa comodidade tem um preço caro, sem contar gastos adicionais que podem aparecer depois que a festa acabar tais como pagar por excedentes (presença de maior número de pessoas do que foi contratado), danos por algum objeto, etc.  No aniversário de um ano da Larah,  optei por fazer a festa na casa do meu irmão, ele tem um espaço muito bom e, por mais trabalhoso que tenha sido também teve o lado bom: não tivemos um limite de horário nem uma ordem rígida para as atividades acontecerem além da economia.  Se você reside em apartamento que o condomínio tenha salão de festa ou, assim como eu, tem uma amiga ou parente que possa ceder o espaço para fazer a festa de aniversário, esta será uma ótima opção para economizar.

A decoração é outro ponto que se as escolhas não forem bem pensadas e planejadas, um rio de dinheiro não será suficiente.  Lembre-se que um bolo bem decorado, uma toalha bonita e enfeite nas mesas já fazem toda a diferença. Use sua criatividade e deixe a decoração profissional para quando você estiver com o orçamento mais tranquilo. Uma dica bacana é usar os próprios brinquedos da criança para compor a mesa principal.

Outra opção muito legal, e que eu gostaria muito de fazer para a Larah, é organizar a festa de aniversário em um parque ou em uma pracinha.  É necessário verificar se o local escolhido exige autorização prévia e a previsão do tempo. Normalmente usam-se balões e faixas para delimitar o espaço.  Confesso que apesar de querer muito uma festa assim, tenho medo de chuva, em São Paulo é muito complicado confiar na previsão do tempo.

Mas, se seu sonho é mesmo fazer festa em Buffet, pesquise preços em dias e horários de menos movimento (como no meio de feriados).

2 – Filtre bem a lista de convidados

Sabe que este é um ponto bem importante, tenho trauma de fazer listas de convidados desde minhas festinhas de quando eu era criança. Já me decepcionei muito com isso – alguém mais tem este trauma? – sempre faltaram muitas pessoas nas festinhas que fiz.

Quando organizamos uma festa, achamos que devemos convidar todos os amigos, mas será que todos os amigos ficam felizes com a ideia de passar a tarde ouvindo música infantil e gritos de crianças? Além de que, quanto mais pessoas vierem, maiores serão os gastos. Então, se contenha.

 Uma opção é restringir o convite a amigos e família que tenham filhos na mesma faixa etária do seu.

3 – Festa de aniversário não necessita de banquete

Claro que servir boa comida é essencial, mas isso não quer dizer que precisa de um banquete.

Festa de aniversário combina com docinhos, salgadinhos, sanduiches e bebidas sem álcool, fora isso, deixe para quando o orçamento estiver  com mais verba disponível.  Se você tiver habilidade na cozinha,  os salgadinhos e recheios dos sanduiches podem  ser preparados com antecedência e congelados. Se não tem habilidade para fazer você mesma, veja com alguém da família ou pessoas que vendam, mas não se esqueça de pedir uma amostra para experimentar caso você ainda não conheça o trabalho da pessoa. Cachorro-quente e pizzinha sempre fazem muito sucesso e não possuem preços acessíveis.

Uma ideia boa, se você tiver intimidade,  é pedir para as pessoas mais próximas levarem uma bebida ou prado para ajudar na festa.

Na véspera da festa, não se acanhe em pedir ajudar para os amigos e parentes, com certeza haverá muitos afazeres.

festa de aniversário

Economizar na Festa de Aniversário

4 – Atividades à moda antiga

Já prestaram atenção que criança sempre consegue se divertir mesmo que não haja muitas opções? Então, se o orçamento está justo, esqueça essa questão de alugar brinquedos, com ajuda de algum tio ou tia, promova brincadeiras à moda antiga tais como: dança das cadeiras, caça ao tesouro, vivo ou morto, etc.

5- Convites eletrônicos

Porque não usar a tecnologia a nosso favor? Envie os convites por e-mail. Ou procure na internet sites – existem vários – que enviem os convites com design especial, gratuitamente.

6 – Compre produtos que poderão ser utilizados em outras festas

Muito provavelmente você irá organizar outras festas então, quando for comprar toalhas, enfeites, copos, talheres, procure optar por materiais mais resistentes e de cores neutras para que possam servir para outras festas.

7 – Lembrancinhas úteis

Aqui em São Paulo temos a região da Rua 25 de Março que possui uma infinidade de “coisas” bacanas para serem dadas como lembrancinha, mas em bancas de jornal podemos encontrar revistinhas, livros de colorir e gibis que são baratos e ótimos como lembrancinhas.

festa de aniversário

Economizar na Festa de Aniversário

8 – Faça a festa de aniversário junto com outra criança

Se tiver algum primo ou amigo mais “chegado” que fazem aniversário em datas próximas, por que não preparar uma única festa de aniversário? É uma ótima maneira de economizar.

Fonte de Pesquisa BabyCenter