5 Coisas sobre Leite Artificial X Leite Materno
Serei eternamente grata a Deus por ter tido o privilégio de amamentar a Larah exclusivamente, com leite materno, até os 6 meses e ainda amamento mesmo ela já estar com 1 ano e 9 meses. Todas nós mamães sabemos da importância que é amamentar com o leite materno, são inumeráveis os benefícios físicos e psicológicos. Mas nem todas as mães conseguem amamentar seus bebês com leite materno.
Exageros Sobre o Leite
Mas, em conversa com outras mães e também após pesquisas na internet, descobri que além do preconceito existem muitos e exageros a respeito do tema leite artificial x leite materno.
- Quando vemos uma mãe amamentando, parece que é fácil e gostoso, mas na realidade nos primeiros dias é muito doloroso para a mãe, os seios dói muito, muitas vezes o bebê não tem a “pega” boa na hora de amamentar, o colostro não vem e para piorar a situação às vezes o leite não é suficiente para sustentar a fome do bebê;
- E quando, por algum motivo, a mãe resolve complementar a amamentação do seu bebê com leite artificial, os exageros e preconceitos começam a aparecer, uma delas é dizer que se o bebê se alimenta com leite artificial a imunidade dele vai ficar baixa. Conforme informações do pediatra, a bebê ganha imunidade conforme ele for crescendo. O leite materno ajuda, mas não quer dizer que a criança não vá ficar doente. Com o tempo o próprio sistema imunológico do bebê cria anticorpos que irão fortalecer a sua imunidade.
- Dizem que um bebê alimentado com leite artificial fica obeso, na verdade tudo depende da quantidade de ml que você vai oferecer para o seu bebê e a orientação do pediatra é fundamental.
- Comentam por aí que um bebê alimentado com leite artificial não tem o mesmo vinculo com a mãe, do que um bebê alimentando exclusivamente com leite materno. Eu acredito que amamentação com leite materno cria um laço de cumplicidade entre mamãe e bebê, mas este laço também pode ser criando quando mamãe e bebê se olham profundamente, quando este está sendo amamentado com mamadeira. Mas o amor será o mesmo independente do tipo de amamentação.
- Falam que o leite artificial provoca muita cólica. É normal cólicas em bebês de até 3 meses, mas se deu cólica exagerada, talvez faltou adaptação ao o leite. Neste caso o melhor é conversar com o pediatra e trocar a marca do leite.
E você, já sofreram preconceito por conta de amamentação?
Penso eu que as pessoas amam se intrometer na vida alheia com conselhos muitas vezes sem base alguma. Eu sofri com isso é verdade, isso acontece e muito, mas resolvi meu problema dando ouvidos apenas a pediatra que me deu ótimas orientações …
Amamentei meu primeiro filho o segundo não consegui, e os dois são saudáveis, e ao contrário do que dizem, meu primeiro é mais cheinho que o segundo que precisou tomar leite artificial … Muito bom post Adriana!
Bjos
Minda
Muito interessante, foi muito bom saber pois quando for mãe vou lembrar de tudo o que falou.
as pessoas se metem demais eu mesmo começei a amamentar quando davi estava com tres meses pois tive infecção hospitalar ..mas o pessoal critica demais bjus
Oiii
Bom,eu amamentei minha filha no peito até 4 meses e depois não tive mais leite e
sofri muito com os olhares das pessoas e meu pediatra me falou que cada corpo trabalha de uma forma,não tem uma tecnica.
então aprendi que temos que fazer nossa parte e não ouvir ninguem,rsrsrs
Adorei o Post bjss
eu amamentei minha filha até os 3 anos rsr e olha foi dificil ,mas muito prazeroso,quanto as colicas,ela tinha muitas,adorei a postagem.
Minha filha tomou tanto leite materno , como artificial, desde que nasceu, mas tudo acompanhado pelos pediatras do hospital, e graças a Deus hoje ela tem 7 meses , está firme e forte, e em relação a colicas, é normal do bebê pelo amadurecimento do estomago, o povo que gosta de inventar coisa, e eu tive muita sorte que a minha mal teve colica…beijao
Amei o post, e infelizmente ainda existe pessoas que preferem colocar a saúde de um bb em risco. Conheço uma pessoa que desde que o bb chegou da maternidade não amamenta por pura vaidade. Lamentável.
Ainda não sou mãe, mas com certeza vou lembrar dessas diquinhas quando tiver um baby. Amei o post. bjs
A pessoas se metem demais esse é o grande problema , devemos ouvir apenas os pediatras, não sou mãe ainda portanto fico meia por fora do assunto mas seu post me ajudou para o futuro rs
Toda mãe deve dar o peito para seus filhos.
Salvo raríssimas exceções, toda mãe é capaz de alimentar seus filhos.
Eu dei o peito até 1 ano, e se eles quisessem mais, daria mais!
Adorei as dicas.
bjks
Muito bom seu post, minha primeira filha amamentei até os 7 meses, a segunda filha não passou dos 3 meses infelizmente, teve que tomar aptamil, hoje a mais nova fica bem menos doente que a primeira. Bjs
http://www.blogsemprebelas.com
Ainda não sou mãe, mas acho que são dicas valiosas as que você colocou aqui.
Curti.
Ruiva Amarga
Eu não tenho filhos e nunca amamentei, e confesso que tenho um pouco de aflição. Mas concordo com vc…acho que o vínculo com o bebê pode ser criado de várias formas, não só com a amamentação.
Agora as feministas de plantão tem falado muito sobre a amamentação em publico. Não tenho muita opinião formada ainda, mas se eu amamentasse eu não queria me expor tanto não….
Legal seu ponto de vista! Gostei. Bjinhos.
Ótimo post!
Eu ainda não sou mãe, mas vou lembrar de todas estas dicas quando chegar a minha hora. 🙂
Bjo
Eu acho lindo ver um bebê sendo amamentado e não entendo porque as pessoas acham tão feio.
É um ser pequeno e indefeso se alimentando. Se um adulto pode comer um cachorro quente na rua e se sujar todo, porque o bebê não pode mamar?
Não tenho filhos, então nunca amamentei, mas eu não deixaria meu filho passar vontade só porque algumas pessoas veem maldade em tudo!
Gostei! Concordo completamente ??????
Amei o post, é muito bom e com informações super importante para as mamães e para que deseja ser mame. bjuss
oi amore, eu amamentei minha filha ate 2 anos e 4 meses depois tirei, mas nunca tomou outro leite alem do materno amei sei post super eplciado bjs
Nossa adoreiii muito legal e interessante beeijos
Ótimas dicas com certeza irão ajudar muitas mamães
Bjcas
http://www.estou-crescendo.com/
O leite da mãe é com toda certeza muito melhor, mas as vezes acontecem coisas que é preciso fazer a substituição, eu por exemplo, nasci de 7 meses, não tinha força para sugar, e logo o leite da mãe secou, tive que me alimentar com o outro! Beijos
E nos casos das mamães que retornam ao trabalho e não conseguem retirar leite suficiente .
Como já disse ainda não sou mãe, mas com certeza vou guardar todas as dicas!
Amei as dicas! eu não intendo nada disso!
da para aprender alguma coisa!
bjúús