coordenação motora

coordenação motora

Olá, pessoal! Ser mãe é viver intensamente todos os momentos do nosso bebê. Cada conquista dele é como se fosse nossa, o orgulho e a realização são indescritíveis! Às vezes ficamos apreensivas quando nossos pequenos têm dificuldade em realizar atividades aparentemente corriqueiras.

Mas devemos compreender que os primeiros anos de vida são dedicados ao conhecimento do mundo ao seu redor e de seu próprio corpo, seus potenciais e limitações. Esse conhecimento do corpo chamamos de coordenação motora. Conforme a criança cresce, aumenta o domínio sobre suas ações. E nós, mamães, podemos ajudar a otimizar bastante esse processo. E, o que é melhor, com brincadeiras bem divertidas.

Existem dois tipos de coordenação motora, a “ampla” e a “fina”. O primeiro caso se refere a atividades como engatinhar, andar, correr, pular. A coordenação motora fina é a responsável por movimentos mais específicos, como segurar objetos com os dedos em pinça, pois trabalha com músculos menores.

Incentivar seu pequeno a engatinhar, caminhar, correr e ajudá-lo a subir e descer escadas são fundamentais na etapa inicial de seu desenvolvimento. Neste momento, uma brincadeira legal e que desenvolve a coordenação motora fina é dar folhas de papel para que ele possa rasgá-las. Segurar um objeto delicado e saber a força necessária para rasgar é um bom começo.

coordenação motora

coordenação motora

Quando o bebê já tiver crescido um pouco, as brincadeiras para a coordenação motora ampla evoluem para atividades como pular amarelinha, pular corda, correr com alguns obstáculos.

Junto a isso, a criança começa a manusear objetos como lápis, a sua colherinha de comer, entre outras habilidades que requerem maior domínio do corpo.

Confira algumas ideias de brincadeiras para treinar a coordenação motora fina dos seus filhos:

  • Massinha de modelar: ao apertar, puxar, esticar a criar formas com a massinha, a criança fortalece os músculos das mãos, exercita a sua criatividade e aprende a ter noções de proporção;
  • Colagem em papel: recorte imagens de revistas e deixe que seu filho ou filha crie novas figuras a partir de pedaços que ele escolha para colar em uma cartolina. Serão necessárias firmeza nas mãos e criatividade para que seu artista crie suas primeiras obras;
  • Origami: para ajudar seu filhote a ter controle da força nos dedos, precisão de movimentos e concentração, tem um artigo bem legal no aqui sobre como fazer origami passo a passo.
coordenação motora

coordenação motora

Então, vamos liberar o talento artístico que nossas crianças certamente têm? Garanto que todas vão adorar.

Beijos

Adri