Sem Açúcar, Mas Com Muito Afeto!

Em 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Infância. Que tal comemorar junto com o Gourmet Jr., e apresentar aos filhotes pratos coloridos, saudáveis e com moderação no açucar. Confira ainda aqui 3 dicas para tornar as refeições mais leves e divertidas para toda a família! Sem açúcar,mas com muito afeto!

O Dia Mundial da Infância foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis para garantir uma boa educação às crianças. Ou seja: é um olhar para o adulto de amanhã. A empreendedora Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr, projeto que fala sobre alimentação infantil saudável, e mãe do Santiago (5 anos), afirma que a data tem tudo a ver com a filosofia que pratica no seu dia a dia. “Queremos inspirar e ferramentar os pais a mergulharem num estilo de vida saudável. Nossa parte, portanto, é pensar na saúde dos pequenos a partir de uma alimentação livre de açúcar em excesso, refrigerantes, gorduras trans e tantos outros males que o mundo moderno nos trouxe”, diz ela. E como fazer isso? “O ideal é começar a educação alimentar logo após o desmame. E fazer das refeições um momento leve, afetuoso. É com carinho que se educa”, diz Camila. Confira aqui 3 dicas para tornar a refeição mais variada e divertida!

  1. Crianças pequenas podem – e devem – comer com as mãos. É uma maneira que ela encontra de entrar em contato com o alimento. Não há razão para reprimir isso. Aos poucos, ela aprende a usar os talheres e esta necessidade desaparece.
  2. O ideal é os pequenos não ingerirem açúcar até pelo menos 2 anos de idade. Tente fazer trocas inteligentes, com frutas gostosas – e da estação -, pratos coloridos e divertidos (veja algumas ideias abaixo). De nada adianta dizer: “isso não pode” se você não apresentar uma alternativa.

Bicicletando com pêssego

No céu com pitaya vermelha

  1.  O papá do filhote pode perfeitamente ser o mesmo para todos. “Lá em casa, o que o papai e a mamãe comem, o filhote experimenta também. Sou fã do prato único. Um risoto, uma omelete, uma sopa nutritiva são ideias práticas e saudáveis”, diz Camila. Portanto, evite de “categorizar” os pratos. Torne as refeições um momento da família – em todos os sentidos. Abaixo, um delicioso risoto de couve-flor que não nos deixa mentir!

Risoto de couve-flor colorido

O arroz de couve-flor é uma ótima alternativa para variar o cardápio, além de ser super fácil e rápido de preparar. Tudo o que você precisa é de um processador ou um ralador para deixar o couve-flor com cara de arroz.  É possível variar, também, as formas de preparo. Saltear com legumes, preparar um risoto ou até mesmo assar com um fiozinho de azeite.

Preparo: 10 min Cook: 10 min

Rendimento: Papai, mamãe e filhote

 Ingredientes

1 bouquet de couve-flor médio cortado em bouquezinhos

1 cebola pequena cortada em cubinhos

1/2 xícara de cenoura cortada em cubinhos

1/2 xícara de pimentão vermelho ou amarelo cortado em cubinhos

1/2 xícara de abobrinha cortada em cubinhos

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 xícara de caldo de frango ou legumes (caldo caseiro ou água fervida, nem pensar em usar “cubinhos” em receitas para crianças)

1/4 xícara de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Coloque os bouquezinhos de couve-flor no processador e bata até que fique com a aparência de arroz. Ou rale em um ralador.  Reserve.

Aqueça o azeite com 1/2 colher de manteiga na panela em fogo médio. Acrescente a cebola e os legumes.

Cozinhe os legumes por 5 minutinhos. Mexendo sempre para não queimar.

Acrescente o couve-flor, mexa e acrescente o caldo de legumes aquecido. Cozinhe por mais 5 minutos.

Desligue o fogo e acrescente a manteiga restante e o queijo-ralado. Se for servir para um bebê (a partir de 10 meses), separe um porção para ele antes desta etapa. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Sobre o Gourmet Jr.

Criado em 2015 pela empresária Camila Verdeja, o Gourmet Jr. é um espaço que busca trazer mais saúde e praticidade para o dia a dia dos novos pais.

 O site surgiu da experiência de vida de Camila. Seletiva para comer durante a infância, ao ficar grávida do Santiago, hoje com 5 anos, resolveu que o menino não seria como ela e investiu na formação do paladar do filho. Ao perceber que suas escolhas davam certo, resolveu compartilhar suas dicas e experiências com outros pais. Assim, nasceu o www.gourmetjr.com.br, um site que apresenta receitas, notícias, estudos e muitas informações sobre alimentação infantil saudável e que conta uma média de 44 mil acessos e 36 mil visitantes/mês únicos, tendo mais de 250 mil seguidores no Facebook e 136 mil no Instagram.