Cuidar da nossa saúde já é um fato essencial durante toda a nossa vida, agora, imagina a saúde durante gravidez? Esses cuidados devem ser redobrados, e quem sabe até mesmo triplicados. Muitos são os cuidados necessários a serem buscados durante o período de gestação.

Esses cuidados se fazem necessários tanto pela saúde da mamãe, mas principalmente para que a formação do bebê aconteça de forma totalmente saudável.

Um dos cuidados que é essencial durante a gestação é referente aos cuidados na alimentação. Abaixo, você entenderá porque vale a pena investir numa alimentação mais saudável e quais são os seus benefícios.

Saúde durante Gravidez

Saúde durante Gravidez

A importância da alimentação saudável durante a gravidez

Todos nós necessitamos diariamente de diversas substâncias, como as vitaminas, por exemplo. Cada parte do nosso organismo, cada órgão, funcionam conforme a quantidade de substâncias benéficas que mandamos ao nosso organismo.

E são justamente essas substâncias que irão definir o modo que ocorrerá a formação do bebê. Além de ser essencial para o bebê, também será essencial para a mamãe, afinal a mamãe também merece certos cuidados.

O que acontece é que essas substâncias são encontradas dentro de uma alimentação saudável. Quanto mais você possui uma alimentação saudável, mais o seu organismo estará suprido de substâncias para lhe proporcionar uma gravidez saudável e automaticamente uma formação saudável do seu bebê.

Listamos abaixo, quais são as substâncias que você deve ingerir para garantir uma formação saudável do seu bebê:

  • Vitamina B9: a qual se torna essencial para prevenir a deformação do tubo neural do feto;
  • Vitamina C: a vitamina C é uma das vitaminas mais importantes para o bebê, ela age no fortalecimento do sistema imunológico, aumenta a absorção de ferro e ainda atua na formação do colágeno;
  • Cálcio: Um item obrigatório na dieta de qualquer mamãe, é o cálcio. Ele será responsável pela formação dos ossos do bebê, além de ser o responsável de auxiliar na produção do leite materno;
  • Ferro: outra substância que não pode faltar na dieta de uma mamãe é o ferro, ele também é importante tanto para a mamãe quanto para o bebê. Caso ele esteja em falta, a anemia será uma das consequências. Para o bebê ele será essencial na produção de hemoglobina.

Essas são apenas algumas das substâncias necessárias para o bebê e para a mamãe. Veja abaixo, alguns dos alimentos que as mamães podem abusar durante a gestação:

  • Salmão (jamais cru, sempre prefira salmão grelhado, assado ou cozido);
  • Aveia em flocos;
  • Leite;
  • Laranja;
  • Feijão;
  • Brócolis;
  • Quinua;
  • Entre outros.

Saúde Durante Gravidez – O que evitar

A gravidez é um período que envolve uma explosão de sentimentos para a mamãe (como maior exemplo, a ansiedade), e isso pode acarretar em uma consequência: o excesso na alimentação. Ainda mais, se tratando do excesso nos doces.

Quem nunca viu uma mamãe pensar “ah, estou grávida mesmo, então vou comer tudo o que eu quiser”, mas já deixo avisado que esse pensamento é bem errôneo. Sei que a vontade de doce será maior, tudo bem, mas o excesso dele pode acarretar consequências.

A primeira delas e que você já sabe, é o sobrepeso, durante e após a gestação. A outra são os riscos de doenças, como durante a gravidez você estará passando por mudanças hormonais, se torna muito maior a facilidade de acarretar novas doenças, como por exemplo a Diabetes.

Por isso, faça um esforço ao máximo e se controle o quanto puder! Lembre-se que isso fará bem tanto para você quanto para o seu filho.

Um outro fator que deve ser evitado e tomado o dobro de cuidados durante a gestação é quanto aos remédios. Alguns anos atrás, houve inúmeros casos de bebês que sofreram consequências por causa de remédios, um exemplo disso foi quanto ao remédio Stavigille (saiba aqui algumas informações aos pacientes).

Por essas e outras, durante a gravidez, jamais tome remédios sem prescrições médicas, caso contrário, você automaticamente poderá trazer danos irreversíveis ao feto!

Por hoje é só! Espero que tenham gostado das informações, mamães. Até a próxima e deixe a opinião de vocês nos comentários, beijokas!

elizabeth