Sei bem que fazer um bebê dormir no berço é um desafio, principalmente se, assim como a Larah, ele está acostumado a dormir na cama com os pais. Sei também que existem várias técnicas de treinar o seu bebê a dormir sozinho, e, como a Larah ainda dorme comigo, fui pesquisar e descobri que antes da transição da cama dos pais para a caminha ou berço é necessário estabelecer uma rotina na hora do sono.

Aqui estão algumas dicas bem bacanas que encontrei no site WikiHow, para ajudar na hora de estabelecer essas rotinas.

rotina na hora do sono

Rotina na hora do sono

Estabelecendo Rotina na Hora do Sono

1 – Estabeleça uma rotina antes de fazer a mudança para o berço. Algumas semanas antes de transferir o bebê para o berço, apresente sinais bem definidos e hábitos que vão fazer com que a criança saiba que chegou a hora de ir para a cama.

  • Uma rotina consistente vai ajudar o seu bebê a saber que é hora de dormir, independente de onde ele vá dormir.
  • Você pode variar a rotina como quiser, fazendo mais curta ou longa, a forma que você precisar para ajudar o bebê a relaxar. No entanto, os elementos que você introduzir à sua rotina devem ser todos calmos.
  • Se você começar o processo antes de fazer a mudança para o berço, vai ajudar o bebê a associar a nova rotina com a hora de dormir. Como resultado, sua criança ainda vai saber que é a hora de dormir, mesmo que um aspecto da rotina seja interrompido – dormir no seu quarto.
  • Seja consistente. A única forma de estabelecer algumas ações como rotina é se você as fizer todas as noites. Se você pular algumas noites, você pode dar mensagens confusas ao seu bebê.
  • Mesmo que você não tenha sinais pré-estabelecidos para mostrar ao bebê que é hora de dormir, pode ser que você, sem perceber, dê sinais que indicam que é a hora de dormir. Analise seus hábitos antes de colocar o bebê na cama e descubra se você tem hábitos estabelecidos para a sua criança. Caso você tenha, continue com isso o máximo que puder.

2 – Inclua um lanche. Tente dar ao seu bebê 60 – 90 ml de leite (artificial ou materno conforme o que ele consome) antes de ir para a cama. Para para bebês com mais de 6 meses, você também pode tentar dar 15 a 30 ml de cereal antes de dormir.

  • Encher o seu bebê com comida demais só vai causar desconforto, mas se você der só um pouco antes de dormir, pode ajudar a criança a se sentir mais confortável e ela vai dormir um pouco mais durante a noite.

3 – Dê um banho. Um banho rápido e morno pode ajudar a acalmar o bebê, deixando ele mais sonolento.

  • Alguns bebês, no entanto, ficam mais agitados quando tomam banho. Se a sua criança é assim, então você deve dar o banho mais cedo ao invés de fazer disto parte da rotina antes de dormir.
  • Depois do banho, enrole o bebê numa toalha ou cobertor quentinho. Se você segurar a criança perto de você, isso também vai dar conforto e vai mantê-lo quente, acalmando ainda mais o bebê para a hora de dormir.

4 – Leia um livro. Escolha um livro infantil simples e leia numa voz calma e gentil.

  • Mesmo que bebês novinhos não entendam a história que você lê, eles apreciam a rotina de serem segurados enquanto a mãe ou pai fala com uma voz calma e ritmada. O próprio ritmo meio cantado da maioria dos livros infantis já acalma.
  • Considere selecionar livros infantis que tenham o sono como tema. Quando a criança for grande o suficiente para entender a história, a rotina vai ter um efeito ainda mais forte.
  • Se o bebê não estiver relaxado depois de um livro, considere ler várias histórias antes de dormir. Não deixe que esta parte da rotina seja mais longa do que 5 ou 10 minutos ou isso pode deixar o seu bebê mais alerta se demorar muito.

5 – Cante uma música calma. Cantigas de ninar existem por um motivo. Cantar músicas de ninar ou outras músicas calmas pode ajudar o seu bebê a ficar mais sonolento e o ritmo da música é um ótimo elemento a ser introduzido na rotina antes de dormir.

  • Se você cantar para o bebê enquanto o segura contra o peito, isso faz com que ele sinta as vibrações calmantes da sua voz enquanto escuta a música. Isso pode aumentar ainda mais o potencial calmante da canção.
  • Quando for a hora da mudança do bebê para o berço, cante a música de ninar com ele no colo. Depois de mais ou menos uma semana, mude esta prática e comece a cantar a música quando ele estiver dentro do berço.

6 – Dê ao bebê um brinquedo de dormir. Escolha um brinquedo simples, como um bichinho de pelúcia, que pode virar um objeto de segurança.

  • Evite brinquedos estimulantes, designados a ajudar o desenvolvimento dos bebês. Eles são ótimos para brincar durante o dia, mas se você colocar esses brinquedos no berço isso vai estimular demais e vai manter o bebê acordado.
  • Você também pode tentar um brinquedo feito especialmente para a hora de dormir. Animais de pelúcia que tocam uma música de ninar são escolhas muito populares.
  • Cobertores de estimação normalmente têm o mesmo efeito e podem ser usados no lugar de um brinquedo.
  • Para bebês mais novos que ainda não conseguem segurar a cabeça sozinhos, você deve posicionar o brinquedo longe o suficiente para que a criança consiga vê-lo, mas não pegá-lo.