Queda de cabelos após a gestação

Vocês também tiveram problemas de queda de cabelo após a gestação? Veja como foi comigo:

Durante os nove meses de gestação, percebi que meus cabelos ficaram mais bonitos, brilhantes e fortes, com cara de saudável, mesmo sem fazer progressiva, a qual era habito meu fazer a cada 4 meses, meus cabelos ficaram “domados”.

Descobri que esta vitalidade é decorrente dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, que, nessa fase, se mantêm em grande atividade no organismo. Acontece que, depois que a Larah nasceu não escapei das consequências dolorosas da gravidez: a queda de cabelo.

A minha ginecologista, já havia me alertado, no entanto, como tenho muito cabelo, não dei muita atenção, acreditei que seria uma queda normal.

Minha Larah, estava com 2 meses e meio quando meus cabelos começaram a cair, mas, um mês depois do inicio da queda, fiquei horrorizada com a quantidade de fios que caiam no momento de lavar, na época, mais uma vez, corri pesquisar sobre o assunto.

A queda excessiva, em geral, acontece após 60 dias do nascimento e se estende por até seis meses. Durante os meses de gestação os hormônios masculinos praticamente desaparecem e sobram os femininos, que são bons para os cabelos (até nisso nós mulheres somos melhores..rs). No pós-parto, as taxas voltam à normalidade e os fios que não caíram neste período despencam todos ao mesmo tempo.

Em média, nesta época os cabelos caem cerca de 30% dos fios (Deus obrigada por eu ter muito cabelo) e está aí a importância do estado nutricional da mamãe, pois dependendo deste estado a queda pode chegar a 50%. Assustador, não?

Os nutricionistas aconselham uma alimentação o mais saudável possível, incluindo itens ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes, fígado, gema de ovo e leite.

A boa notícia é que, caso não tenhamos outros problemas de saúde, estes fios serão repostos (eu nem quero todos de volta) em alguns meses, após o sexto mês pós-parto. Além disso, poderá haver modificação na textura dos fios após o parto (estou torcendo para que os meus fiquem um pouquinho mais liso e me livrem das progressivas..rs) e isso ocorre por causa das alterações hormonais.

Agora que a Larah já está com 1 ano, percebi que a queda cessou e tenho vários fios novos nascendo e, acreditem, meus cabelos estão nascendo menos cacheado.

_MG_0594