Projeto Integrar – Autismo

Autismo Projeto Integrar disponibiliza aulas online gratuitas de Desenhos Roteirizados

Projeto Integrar

Projeto Integrar

Está no ar mais o segundo módulo do Curso de Educação à Distância “Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” do Autismo Projeto Integrar, uma iniciativa que tem como objetivo disseminar esta técnica de suporte à comunicação entre profissionais, amigos e familiares que lidam com pessoas que possuem o transtorno. O módulo está disponível gratuitamente até o fim de junho.

No primeiro módulo, que também está disponível na plataforma, os usuários aprendem o que é que é um Desenho Roteirizado e como ele pode ser uma importante ferramenta de apoio com para a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste novo módulo, que está dividido em duas aulas, Adriana Godoy, coordenadora do projeto, apresenta os primeiros desenhos que fez para seu filho, explicando as motivações e os detalhes de sua construção.

Para fazer o módulo, basta realizar o registro e acessar o conteúdo disponível. Com os dois módulos gratuitos disponíveis, o usuário poderá conhecer um pouco da história do projeto, fundamentos e noções básicas sobre a técnica e sua aplicação com pessoas que possuem o transtorno. Ao final do curso, o aluno estará habilitado a desenvolver desenhos roteirizados.

O curso completo é composto por 4 módulos. Cada aula compreende um vídeo-aula com texto de apoio e atividade de avaliação. A carga horária prevista é de 4 horas por aula – 28 horas, no total. Ao final de cada aula, a ideia é que o aluno se conecte com outros estudantes para trocar dúvidas e aprendizados em um fórum, com a supervisão de tutores. Ao final de todas as aulas, o projeto disponibiliza um certificado de conclusão de curso.

Sobre a técnica de Desenhos Roteirizados

Trata-se de uma ferramenta de apoio visual adaptada pelos coordenadores do Autismo Projeto Integrar, para a aprendizagem de atividades de vida diária (AVDs) por pessoas com TEA. Consiste em uma história seriada, semelhante a uma história em quadrinhos, composta por gravuras e mensagens simples, com a descrição roteirizada de uma situação, habilidade ou conceito relacionado à vida social do autista. É uma técnica que demanda recursos simples para sua implementação, com alto nível de eficácia.

A técnica não exige habilidades apuradas de desenho e pode ser aplicada tanto por profissionais da área da saúde, quanto por pessoas que convivem com quem possui o TEA. Pais, familiares e cuidadores podem construir, por si mesmos, Desenhos Roteirizados para diversos contextos de interação educativa com autistas.

Sobre o projeto

O Autismo Projeto Integrar é uma iniciativa do casal Adriana Godoy e Neimer Gianvechio.  Aos quatro anos de idade, seu filho, Victor, foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de então a família enfrentou uma série de desafios para garantir seu tratamento e sua educação.

Ao longo dos anos e de diversos tratamos, perceberam que um dos esforços mais efetivos foi a técnica de apoio visual que auxilia a aprendizagem de atividades da vida diária – batizada de Desenhos Roteirizados. Seu uso continuado tem ajudado outras crianças e adolescentes com TEA a compreender melhor os contextos sociais e os relacionamentos cotidianos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia pessoal.

Assim, surgiu, em 2013, o blog Autismo Projeto Integrar – que em 2016 virou um site e um curso de Educação à Distância com o do Programa Vai Tec, da Prefeitura Municipal de São Paulo. No espaço, além do curso, também é possível encontrar matérias, referências de políticas públicas, textos de apoio e uma série de Desenhos Roteirizados.

O Vai Tec é um edital público de apoio a projetos de produtos, processos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias inovadoras que colaborem para melhorar a vida na cidade de São Paulo. O programa integra a Tech Sampa – Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups, gerenciada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), em cooperação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo.

Posts Relacionados

Como Ajudar o Amigo Com Filho Doente Amigo Com Filho Doente Eu fico extremamente sensibilizada quando vejo pessoas com doenças graves, principalmente crianças, me coloco na posição dos ...
Customizando Roupas de Bebê Hoje logo cedinho, aproveitei que a Larah ainda dormia e resolvi dar uma arrumada na gaveta de roupas dela e, fiquei impressionada com a quantidade de...
Fases do Desenvolvimento Infantil – de 4 a 5... Característica da faixa etária dos 04 aos 05 anos Desenvolvimento Físico: • Rápido desenvolvimento muscular; • Grande atividade motora, com mai...

Posts Relacionados

Os perigos existentes por trás das dietas da moda Dietas da Moda - Se tem uma coisa que todo mundo já desejou alguma vez na vida, é a perda de peso. Um dos fatores que influenciam diretamente na insat...
Congelar Vegetais – Sim ou Não? SIMMMM - Congelar vegetais da forma correta além de manter os nutrientes, aumenta sua durabilidade em até 1 ano! Vamos ser sinceras, quem aqui nunca ...
Medo das crianças foto de bbel.com.br Adoro sonhar tanto dormindo como acordada, muitos sonhos são lindos, repletos de cenários únicos que nos fazem viver experiência...

Deixe um comentário!

*