Passo a Passo: Como Lavar Roupa de Criança

Lavar Roupa Suja

Lavar Roupa Suja

Qual criança não gosta de se divertir? Dentro ou fora de casa, uma grande parte da diversão na infância se resume a explorar: correr, se jogar, tocar, rabiscar. Uma boa maneira de descrever a preferência das crianças nessa época da vida é dizer que elas exploram os sentidos – e que mal há nisso? Nenhum! Mas existe uma consequência que é praticamente garantida: roupa suja.

Hoje vamos dar dicas e um passo a passo para que você saiba como lidar com as pilhas e pilhas de roupa suja que surgem como que do nada durante a semana. Vamos lá:

  1. Trate as manchas antes de lavar

Tratar as manchas antes de lavar é tão importante quanto a lavagem em si. Por exemplo, se a roupa tiver um chiclete grudado ou uma mancha de óleo, ir direto para a máquina pode estragar a peça para sempre – pode aprender como tirar chiclete da roupa com a Cleanipedia.

Para a maioria das manchas (como molho de tomate, gordura, sucos e grama), esfregue a área com um pouco de sabão líquido neutro ou vinagre, e deixe de molho em água morna antes de lavar. Não se desespere: algumas manchas só saem depois de algumas tentativas.

  1. Separe as roupas

Separe as roupas em três pilhas: brancas, cores, e escuras. Isso é importante para que as roupas escuras e coloridas não manchem as roupas brancas. Normalmente, essas pilhas serão lavadas em temperaturas diferentes: roupas brancas lavam melhor em água quente e roupas escuras em água morna ou fria. Lembre-se também de verificar sempre as etiquetas das roupas, pois indicam a temperatura ideal para a lavagem.

  1. Hora de lavar roupa

Se você conferiu as etiquetas, pode ter visto algumas roupas mais delicadas que exigem lavagem à mão. Lave-as com água morna e sabão neutro, esfregando com cuidado. Para as outras roupas, cuide para não encher demais a máquina – se isso acontecer, as peças não vão receber o cuidado e movimento necessário para uma limpeza completa. Atente também as opções de sabão disponíveis no mercado: com e sem fragrância, para pele sensível, etc. Escolha o que funciona melhor para seus filhos.

  1. Hora de secar

Além de indicar a temperatura certa para a lavagem, as etiquetas também indicam o melhor modo de secar. Por exemplo, roupas mais delicadas devem ser penduradas no varal, e certos materiais encolhem na secadora. Se você não tem certeza, o melhor é usar o varal ou a função de temperatura baixa na secadora.

Com que frequência se deve lavar as roupas?
Isso vai depender da quantidade de crianças e de roupa suja por semana. Normalmente, dois dias por semana serão suficientes, mas a organização pode acontecer todos os dias. Se possível, escolha um dia que será o dia de lavar um tipo de roupa – uma segunda feira para roupas brancas, por exemplo, logo após as diversões do final de semana.

Agora basta colocar em prática o que você aprendeu sobre como tirar chiclete da roupa, separar as cores e escolher o sabão apropriado para as roupas das crianças estarem sempre prontas para serem usadas em suas novas aventuras!

8 Comentários

  1. Lucimar da Silva Moreira
    24 de novembro de 2016

    Roupas das crianças merecem todos os cuidados, e lavar bem as roupas delas é essencial, e mancha é uma coisa que não tem como impedir, gostei muito das dicas, não sabia que roupas com chiclete e óleo indo direto pra máquina pode estragar as roupas, gostei das dicas obrigada por compartilhar, bjs.

    Responder

  2. lilian brito
    24 de novembro de 2016

    Roupas de crianças requer atenção e cuidados ao lavar, a maneira e os produtos são importantes também.
    Beijos

    Responder

  3. Joana D'arc
    25 de novembro de 2016

    oi!
    É super importante tomar cuidado quando lavar as roupas de crianças, gostei muito do seu post 😀
    Gostei muito das dicas
    bjo

    Responder

  4. Minda Silva
    25 de novembro de 2016

    Os cuidados com as roupas das crianças são muito importante, pois as vezes se não for bem lavada pode causar alergias, achei o post super bem informativo, muito boa as dicas!

    Bjos
    Minda ❤ ?

    Responder

  5. Dani Miranda
    25 de novembro de 2016

    Amei as dicas! Sempre fui super cuidadosa com as roupas da minha filha.
    bj

    Dani Miranda
    http://www.projetopanicat.com/

    Responder

  6. Suzi Gomes
    26 de novembro de 2016

    Ótima explicação, tem muita mamãe com dúvidas. Tem que ter muito cuidado com alergia a produtos, muito bom post. bjs

    Responder

  7. Regina Oliveira
    27 de novembro de 2016

    Eu sempre lavei as roupas dos meus filhos separadas dos adultos. Adquiri esse hábito e permaneceu por 14 anos kkkk agora com 15 anos ja lavo tudo junto.
    Da filha mais nova vamos ver….. hj ela tem 2 anos.

    Responder

  8. Selena Cardoso
    25 de julho de 2017

    Adorei as dicas, o cuidado com as roupinhas dos bebês deve ser redobrado.

    Responder

Deixe um comentário!

*