Lavar Roupa Suja

Lavar Roupa Suja

Qual criança não gosta de se divertir? Dentro ou fora de casa, uma grande parte da diversão na infância se resume a explorar: correr, se jogar, tocar, rabiscar. Uma boa maneira de descrever a preferência das crianças nessa época da vida é dizer que elas exploram os sentidos – e que mal há nisso? Nenhum! Mas existe uma consequência que é praticamente garantida: roupa suja.

Hoje vamos dar dicas e um passo a passo para que você saiba como lidar com as pilhas e pilhas de roupa suja que surgem como que do nada durante a semana. Vamos lá:

  1. Trate as manchas antes de lavar

Tratar as manchas antes de lavar é tão importante quanto a lavagem em si. Por exemplo, se a roupa tiver um chiclete grudado ou uma mancha de óleo, ir direto para a máquina pode estragar a peça para sempre – pode aprender como tirar chiclete da roupa com a Cleanipedia.

Para a maioria das manchas (como molho de tomate, gordura, sucos e grama), esfregue a área com um pouco de sabão líquido neutro ou vinagre, e deixe de molho em água morna antes de lavar. Não se desespere: algumas manchas só saem depois de algumas tentativas.

  1. Separe as roupas

Separe as roupas em três pilhas: brancas, cores, e escuras. Isso é importante para que as roupas escuras e coloridas não manchem as roupas brancas. Normalmente, essas pilhas serão lavadas em temperaturas diferentes: roupas brancas lavam melhor em água quente e roupas escuras em água morna ou fria. Lembre-se também de verificar sempre as etiquetas das roupas, pois indicam a temperatura ideal para a lavagem.

  1. Hora de lavar roupa

Se você conferiu as etiquetas, pode ter visto algumas roupas mais delicadas que exigem lavagem à mão. Lave-as com água morna e sabão neutro, esfregando com cuidado. Para as outras roupas, cuide para não encher demais a máquina – se isso acontecer, as peças não vão receber o cuidado e movimento necessário para uma limpeza completa. Atente também as opções de sabão disponíveis no mercado: com e sem fragrância, para pele sensível, etc. Escolha o que funciona melhor para seus filhos.

  1. Hora de secar

Além de indicar a temperatura certa para a lavagem, as etiquetas também indicam o melhor modo de secar. Por exemplo, roupas mais delicadas devem ser penduradas no varal, e certos materiais encolhem na secadora. Se você não tem certeza, o melhor é usar o varal ou a função de temperatura baixa na secadora.

Com que frequência se deve lavar as roupas?
Isso vai depender da quantidade de crianças e de roupa suja por semana. Normalmente, dois dias por semana serão suficientes, mas a organização pode acontecer todos os dias. Se possível, escolha um dia que será o dia de lavar um tipo de roupa – uma segunda feira para roupas brancas, por exemplo, logo após as diversões do final de semana.

Agora basta colocar em prática o que você aprendeu sobre como tirar chiclete da roupa, separar as cores e escolher o sabão apropriado para as roupas das crianças estarem sempre prontas para serem usadas em suas novas aventuras!