Acho que essa é a pergunta mais ouvida a uma gestante: Já escolheu o nome? depois de é menina ou menino?  Para algumas pessoas, a escolha do nome não é um problema, pois muitas mamães já idealizaram o nome do bebê, ainda crianças… Qual mulher que quando menina colocou nome  nas bonecas e gostaram tanto, que quando tiverem suas filhas colocaram o mesmo nome?

Porta Maternidade - Nome

Essa é uma fase que pode ser muito divertida e dar boas histórias para contar, quando a criança estiver crescidinha.

Mas escolha de nome é uma grande questão:

  • a família palpita,
  • o pai sonha com um nome, a mãe com outro,
  • existem os nomes da moda,
  • a escolha por intuição (algumas mães sonham com o nome),
  • nomes estrangeiros ou com grafia diferente,
  • a tradição do nome ( o mesmo nome do pai, que é o mesmo do avô), e ainda
  • o significado rege muito na escolha, quem nunca procurou o seu que atire a primeira pedra!
  • a numerologia do nome e origem do nome,
  • homenagem a alguém ou ator…

 Todo mundo quer saber: Se Já escolheu o nome criança?

Na minha família, por exemplo, me questiono até hoje porque minha mãe cismou de colocar APARECIDA no meu nome (meus outros irmãos não tem, é nome e sobrenome), então ficou: REGINA APARECIDA DOS REIS.

A explicação foi boa: Foi em homenagem a Nossa Senhora da Aparecida, uma vez que por meus pais não serem casados no civil, numa excursão a Aparecida, minha mãe não pode me batizar e então fez  a homenagem. Além se der ser muito devota e também ter no nome dela. E por aí não param as explicações: Por quê Regina? Vem do nome do meu pai: REGINALDO.

O meu irmão mais velho (Rodrigo) com R pra puxar o meu pai. Já o nome da minha irmã foi pra homenagear as minhas avós: MARIA e ANA – MARIANA !!! E assim por fim o Matheus pra ficar dois filhos com R e dois com M, já que a minha mãe chama-se Maria Aparecida… Muitas risadas!!!!

Aqui em casa por coincidência, meu marido também começa com R (Ricardo), então quando tive um menino, queria com R, mas não queria nomes comuns: Renato, Rodrigo e Rogério ( já tinha na família), Rafael, até que um belo dia o Ricardo me perguntou sobre Rubem.. Achei estranho.. fiquei  me perguntando se ele gostaria do nome… Algumas pessoas me falaram que era nome de gente velha.. Já que não era um nome da moda , não seria chamado pelo sobrenome, não teria apelido, seria único, exclusivo… Tem ainda as mães que esperam olhar para bebê para decidir o nome

Eu ficava imaginando alguém perguntando: Qual o seu nome? E meu filho respondendo: Rubens!

Com a minha menina foi mais fácil: Rafaela. Muitos disseram para dobrar o L. Não quis, pensei que pela vida inteira ela teria de responder: Rafaela com dois L e na fase de alfabetização; como explicar: RA-FA-E-LLA? Não, não..

Fiz uma pesquisa rápida na internet para saber o ranking dos nomes em 2015:

MasculinoFeminino
MiguelAlice
ArturSofia
DaviJulia
PedroLaura
BernardoIsabella

Qual a sua história sobre seu nome? Já escolheu o nome ? Conte pra nós…

Até a próxima semana!Mil beijos,

 regina