Estamos em meados de Outubro e já estou começando a pensar sobre como será a festa de aniversário da Larah.

Festa de Aniversário de 1 ano da Larah

Festa de Aniversário de 1 ano da Larah

O tempo voa, em breve é Natal, logo chega Fevereiro e com ele, os 3 anos da Larah.

A Importância da Festa de Aniversário Para Criança

É normal que as crianças fiquem ansiosos a medida que a data do aniversário se aproxime, querem saber o que ganharão de presente, qual será o tema da festa, quais amigos convidar e por aí vai.

Algumas vezes pensei em fazer uma festa grande, convidar muitas pessoas, outras vezes pensei em fazer só um bolinho para família, mas, nunca passou pela minha cabeça não fazer nada.

Talvez pela forma de criação, a Larah já espera pela festa de aniversário, quando digo festa, um bolinho e cantar parabéns já é festa para ela.

Mas, do ponto de vista psicológico, é importante comemorar o aniversário das crianças?

Pesquisei na internet e descobri que existem alguns estudos e pesquisas realizadas por psicólogos que afirmam que não devemos tentar dar um presente ou uma viagem em troca da comemoração de aniversário aos pequenos, somente a festa (mesmo que seja uma pequenina comemoração) carrega o significado de “fazer alguém ficar mais velho”.

Da mesma forma, as crianças entendem que os adultos que não comemoram aniversário, não cantam parabéns, não assopram velinhas, não envelhecem.

Festa de Aniversário de 2 anos da Larah

Festa de Aniversário de 2 anos da Larah

Além da magia de se sentir importante, de ter pessoas amadas ao redor, de ser “o homenageado” do dia, a comemoração é muito importante para o desenvolvimento infantil uma vez que a criança entende o marco da festa como a passagem do ano.

É através da festa que entendem que entraram em outra idade, e aí possibilitamos a elas a oportunidade de crescimento.

Festas Gigantescas Muitas Vezes São Sonhos dos Pais

Lembrem-se, festas gigantescas muitas vezes são sonhos dos pais e não dos filhos e comemorações simples, feita com afeto e rodeada de pessoas queridas, tem o mesmo efeito – algumas vezes até mais efeito – do que festas cheias de glamour.

Portanto, mesmo que não seja feito festa, não deixe de comemorar, de alguma forma a passagem do ano das crianças.

Um Beijo

Adri