Inúmeros fatores contribuem para o desenvolvimento físico e intelectual de uma criança e o brincar com certeza é um desses fatores.
De acordo com as informações fornecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, inserir brincadeiras no dia a dia das crianças, não precisa de muitos critérios e planejamentos. Quando não estão na escola, as brincadeiras preferidas das crianças são: jogar bola, com 33% da preferência e brincar de boneca, com 28%. Apesar da grande concorrência com a TV (26%), do videogame (14%) e do computador (9%), no dia a dia, com estímulos, as crianças preferem andar de bicicleta (19%).
As brincadeiras desenvolvem a expressão, lógica e criatividade das crianças. Elas desenvolvem também habilidades cognitivas, físicas, morais e afetivas quando interagem com outras crianças.
É através das brincadeiras que elas são capazes de compreender e reelaborar o universo ao seu redor. Também desenvolvem uma vida imaginária cheia de detalhes, podendo expressar e representar seus sentimentos e ideias por meio de fantasias, com temas próprios de sua realidade.
A Larah desde 1 ano brinca sozinha com suas bonecas, ela ama brincar de ser médica e de fazer comidinha na sua cozinha, no último mês, percebi que ela têm passado mais horas emergida em suas brincadeiras.
É muito interessante observar as brincadeiras dela, apesar de sua pouca idade (2 anos e 10 meses), as brincadeiras são ricas em detalhes, repete para as bonecas frases que eu falo pra ela e frase que muitas vezes ela ouve nos vídeos do YouTube.
O grande desafio, principalmente para crianças que já frequentam escola, é dosar as brincadeiras com as atividades escolares. O importante é tornar o estudar em prazer para que os estudos sejam mais bem aproveitados.
Uma dica é que algumas brincadeiras e jogos educativos também podem ser instrumentos facilitadores do processo de aprendizagem dos pequenos.
Outro ponto importante é não sobrecarregar as crianças de atividades. Descanso mental é muito importante e perguntar aos filhos o que eles realmente desejam fazer muitas vezes é uma sábia decisão.
Com tudo, bora brincar com nossos pequenos.
Beijos
Adri
Criança tem que brincar sem dúvida
infelizmente hoje em dia tudo mudou
mas o nosso papel de mãe é sempre incentiva-lo
amei
Brincar faz bem a toda a criança, as brincadeiras desenvolve mais a criança, ela brincando ela aprende ao mesmo tempo, é fundamental a família participar das brincadeiras dos filhos. Ótimo o post falando desse assunto, bjs.
Ah! Com certeza é o melhor a se fazer, brincar, e foi que mais fiz quando era miudinho e hoje participo dos miúdos, pois ainda me divirto com cada brincadeira.
Como dizia a minha mãe, coloca a criança na areia e deixar ela se descobrir e foi assim meus tempos de miúdos, vivia na rua sem tempo pra almoçar, embora a minha mãe não gostasse desses exageros (risos), mas era bom.
Beijos
Rafael
As crianças precisam brincar, de preferência com brinquedos e não celulares ou tablets como vemos hoje em dia, criança precisa ser criança!
Só temos de cuidar os tipos de brinquedos …
Ótimo post!
Minda
Bjs ❤
Ah como é bom ser criança, brincar e se desenvolver! melhor fase! bjo
Post super útil e informativo.As brincadeiras tem um papél fundamental no desenvolvimento das crianças além disso é divertido!
Acho que hoje as crianças nem sabem o que e brincar de verdade rsrs elas só querem ficar dentro de casa enfiadas em uma tela de TV ou computador, eu sou daquelas mega a favor de brincadeiras infantis que ajudam a desenvolver a criança.
Brinca sempre vai ser bom para as crianças, mais na minha opinião acho que hoje as crianças não brincam tanto como antigamente, claro que as crianças escultam e repete as frases faladas pelos adultos é normal.
beijos
E sempre bom as crianças brincar minha fila brinca muito
Com certeza precisamos resgatar a importância do brincar sem aparelhos eletrônicos.