Guarda Compartilhada

Guarda Compartilhada

Caros leitores, é inegável que o término de um relacionamento é algo desgastante e que traz alguns abalos emocionais e psicológicos nas partes envolvidas, principalmente nos filhos, que estão em processo importante de desenvolvimento.

Sendo assim, no caso de uma separação dos pais, a restrição de algumas horas de visitas em finais de semana, fatalmente deixará a criança com a sensação de estar sendo rejeitada, o que só trará problemas futuros em seu comportamento e até em seu contato com o pai ou a mãe que só o vê em finais de semana, modificando a rotina da criança e certamente criando uma confusão mental na mesma.

Guarda Compartilhada

Entretanto, diante das evoluções da sociedade e no campo do direito de família, visando garantir os direitos do menor, foi instituído a possibilidade de os pais exercerem igualmente seu poder familiar sobre os filhos, tendo participação na criação, responsabilidade e educação desta criança, visando sempre o melhor interesse dos filhos, é a chamada “Guarda Compartilhada”, prevista na lei 11.698/08.

Neste pensamento, quando for possível que o pai e a mãe exerçam a guarda compartilhada dos filhos, mantendo o convívio constante com a criança, esta certamente terá seu sofrimento amenizado, já que não sentirá tanto a desunião familiar, garantindo o seu bem-estar.

Obviamente, para que a guarda compartilhada alcance seu objetivos é necessário que o ex-casal tenha o bom senso de saber colocar o bem-estar dos filhos acima dos possíveis conflitos pessoais, orgulho, etc., senão, do contrário, poderão causar danos irreparáveis ao próprio filho, obrigando-o a crescer no meio de uma verdadeira “guerra” familiar.

Desse modo, em razão das diversas vantagens oferecidas pela guarda compartilhada, concluiu-se que além de garantir a igualdade entre o homem e a mulher no exercício do poder familiar sobre os filhos, esse modelo certamente é a melhor opção para a preservação dos interesses da criança.

Dr. Kleber Veloso

http://doutorveloso.webnode.com.br

 

kleber