Olá pessoal, conforme prometido na última quinta feira, hoje vamos abordar o tema gravidez aos 40. Fiz uma pesquisa com todo carinho, na qual cheguei as respostas que posto aqui hoje e, espero de verdade, auxiliar de alguma forma, as mulheres de enta que planejam engravidar.

Gravidez aos 40 anos

  • Por que as mulheres estão engravidando mais tarde hoje em dia?

Há várias razões, mas o maior motivo é a busca pela realização profissional. E a crença em que o avanço da medicina desenvolveu técnicas de fertilização capazes de ajudar a gravidez quando desejarem ajuda nessa decisão de postergar a maternidade.

  • É mais difícil engravidar naturalmente aos 40 anos?

Não é fácil vamos dizer assim. A mulher nasce com um planejamento biológico predeterminado, com um número finito de óvulos – em torno de 300.000 –, que naturalmente se esgotarão com a idade. A partir dos 35 anos, existe a diminuição acentuada dos óvulos e, por esse motivo, a gravidez é mais difícil aos 40 anos.

  • A partir de que idade os riscos aumentam?

Segundo pesquisas,  partir dos 35 anos porque há a maior incidência de síndrome de Down e abortamentos.

  • Quais os riscos de uma gravidez depois dos 40 anos de idade – tanto para a mãe como para a criança?

Para a mulher, a idade avançada está associada ao aumento na incidência de diabete gestacional, hipertensão específica da gravidez, abortamentos, prematuridade e distócia funcional, quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada. Para o bebê, os riscos estão associados a alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, como a síndrome de Down.

  • Quais são os cuidados necessários quando se engravida após os 40 anos?

Quando se engravida Depois dos 40 anos,  a mulher precisará  de vários  cuidados com a saúde  isso porque passa a ter propensão a alguns problemas, como diabete, hipertensão e alterações cardiovasculares.

  • O pré-natal de uma mulher com 40 anos é diferente do das outras gestações?

Certamente,  tendo em vista as complicações que a gestação de uma mãe com idade mais avançada pode ter, o acompanhamento durante o pré-natal deve ser muito mais intenso. As consultas são mais constantes, e os exames, mais específicos para esse grupo.

Agora, quero destacar também, famosas que tiveram filhos a partir dos 40 anos e tanto elas como os filhos estão muito bem.

  • Aos 50 anos a apresentadora Márcia Goldschmidt deu à luz a gêmeas. “Levei um baita susto, quase desmaiei (risos), mas depois me acostumei com a ideia”. Márcia chegou a fazer um tratamento de estimulação hormonal. Victoria e Yanne nasceram com apenas seis meses e meio de gestação e ficaram internadas por mais de dois meses para ganhar peso e estão bem hoje.

126852

  • Salma Hayek concebeu sua primeira filha com o empresário François-Henri Pinault aos 41 anos. Valentina Paloma Pinault nasceu em 2007

Gravidez aos 40Gravidez aos 40

  • A atriz Susy Rêgo deu uma pausa na carreira para cuidar de seus gêmeos. Ela teve os meninos Marco e Mássimo aos 42 anos de idade. Para conseguir engravidar, a atriz realizou tratamentos hormonais.

0,,20873580-EXH,00

  • Carolina Ferraz recebeu em sua casa mais uma menininha ano passado. A pequena Anna Izabel  também não foi planejada e chegou para alegrar a vida da atriz de 47 anos.

carolinaferraz34-660x330

  • Aos 46 anos, Dira Paes  teve o segundo filho. A atriz, que já é mãe de Inácio, de sete anos,  foi pega de surpresa com a segunda gravidez.

917519-dira-paes-curte-a-segunda-gravidez-e-950x0-3

  • Aos 44 anos, Mônica Carvalho está grávida do segundo filho! A atriz, que sofreu dois abortos espontâneos, passou por um tratamento de cinco anos de fertilização para conseguir engravidar novamente.

1167260-monica-carvalho-mostrou-que-esta-em-950x0-1

Concluimos que, com os cuidados essenciais, é sim possível engravidar após os 40 com saúde.

 

patricia